11/02/2014


Em carta, Arcebispo Dom Jaime Spengler
convida a todos para a 37ª Romaria da Terra


A Arquidiocese de Porto Alegre acolherá a 37ª edição da Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. O evento será realizado no dia 04 de março, terça-feira de carnaval, no Assentamento Lagoa do Junco, no município de Tapes (Vicariato de Guaíba). Em 2014, o evento religioso refletirá o tema: “Reforma agrária, cooperação e agroecologia” e o lema: “cultivar vida saudável”.

Em carta, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, convida a todo povo de Deus a participar do evento: “inspirados no Evangelho e orientados pelas opções de Jesus pelos menos favorecidos, os pobres e excluídos, desejamos que todos se sintam motivados a participar deste momento importante da Igreja presente no Rio Grande do Sul”.


Confira a íntegra da carta:
Ao clero de nossa Arquidiocese,
Aos consagrados/as,Aos leigos e leigas, homens e mulheres de boa vontade 
A Paz do Senhor! 

Desejamos por meio desta saudar a todos; que o Senhor vos abençoe! 

No final do ano de 2012, em Assembleia do Regional Sul III da CNBB, fomos escolhidos para preparar e sediar a 37ª Romaria da Terra. Foi escolhido o Assentamento Lagoa do Junco, em Tapes, como local para acolher os peregrinos Grande do Sul.

Tradicionalmente, esta Romaria se constitui num espaço de reflexão e de oração em torno da questão da terra. A Doutrina Social da Igreja defende o necessário para que todos tenham vida em plenitude. E isto certamente requer que todos possam gozar do direito a um pedaço de terra para viver com dignidade, seja no espaço rural, seja no espaço urbano. Por isso, inspirados no Evangelho e orientados pelas opções de Jesus pelos menos favorecidos, os pobres e excluídos, desejamos que todos se sintam motivados a participar deste momento importante da Igreja presente no Rio Grande do Sul. Nossa participação ativa será manifestação de solidariedade para com tantos de nossos irmãos e irmãs que não tem um pedaço de terra para viver dignamente. 

Esta Romaria é um tempo privilegiado para renovar nosso compromisso com os irmãos mais sofridos da sociedade, e, ao mesmo tempo, demonstrar publicamente nosso desejo de cooperar nessa causa desafiadora e preocupante. Como cristãos e cristãs não podemos não “desejar, procurar e ter a peito o bem dos outros” (Papa Francisco. A alegria do Evangelho, 178). A Terra é direito de todos que autenticamente desejam construir um mundo melhor.

A Terra nos oferece o necessário para o sustento; mas precisamos também aprender a dela cuidar para que todos possam gozar daquilo que hoje se denomina ‘vida saudável’.
Convocamos todos os homens e mulheres de boa vontade a participar desta celebração singular em nossa Arquidiocese. 
Quando?
 04 de março de 2014. Onde? Lagoa do Junco – Tapes.Tema: Reforma Agrária, Cooperação e AgroecologiaLema: Cultivar Vida Saudável

Que os bons frutos desta Romaria da terra possam repercutir bem na vida de todas as nossas Comunidades de fé.

Sem mais, agradeço a colaboração e o empenho de todos. Nossa fraterna saudação de Paz e bem.

+ Dom Jaime SpenglerArcebispo Metropolitano de Porto Alegre