25/09/2015

Iniciação à Vida Cristã é Apresentada aos Seminaristas

Na noite da última quarta-feira, dia 24 de Setembro, Dom Leomar Brustolin, nosso Bispo Auxiliar, esteve no Seminário Maior de Viamão para a presentar o projeto de renovação da Iniciação à Vida Cristã para os seminaristas, estudantes de filosofia e teologia.
Primeiramente, Dom Leomar, celebrou a Eucaristia com a comunidade do Seminário e, ao final da celebração, apresentou a cada padre e seminarista com um terço, trazido de sua última viagem a Roma, por ocasião do curso dos novos bispos.
Ao longo da noite o Bispo apresentou o projeto de reformulação da preparação para os sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, que visam à renovação das comunidades paroquiais na Arquidioceses de Porto Alegre.
Os seminaristas maiores foram inseridos no projeto que há meses movimenta a nossa Arquidiocese. De maneira geral todos se manifestaram alegres e dispostos a cooperar com a caminhada da renovação na vida cristã em nossa Igreja Particular.

Fonte: Arquidiocese de Porto Alegre
www.arquidiocesepoa.org.br

22/09/2015

Papa se despede de Cuba, rumo aos EUA

Nesta terça-feira, dia 22 de Setembro, Francisco se despede de Cuba rumo aos Estados Unidos da América. O Papa se encontra na cidade de Santiago de Cuba, onde celebra esta manhã a Santa Missa, na Basílica do Santuário de Nossa Senhora do Cobre. A celebração foi transmitida ao vivo pela Rádio Vaticano, a partir das 9h - horário de Brasília.
O segundo evento, também com transmissão do Programa Brasileiro, será o encontro com as famílias, na Catedral de Santiago, a partir das 12h - horário de Brasília. O último compromisso do Pontífice na ilha caribenha é a cerimônia de despedida no aeroporto internacional da cidade, com a presença do Presidente Rául Castro.
De Cuba, após três horas e meia de voo, Francisco chegará aos Estados Unidos. A capital do país, Washington, será a primeira etapa de sua estrada em território estadunidense. No aeroporto Andrewa Air Force Base, haverá o acolhimento por parte do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acompanhado de sua mulher e filhas.
Do aeroporto, o Pontífice segue diretamente para a Nunciatura Apostólica, onde permanecerá até seu primeiro evento oficial nos Estados Unidos. De fato, a cerimônia de boas-vindas está amrcada para quarta-feira, dia 23 de Setembro, na Casa Branca, com transmissão ao vivo da Rádio Vaticano a partir das 10h15, horário de Brasília.

Rádio Vaticano

Papa diz: "Cristo é o primeiro a olhar-nos, seu amor nos precede

Deixemos que o olhar de Cristo "nos devolva a alegria, a esperança": foi a exortação do Papa Francisco na Missa desta segunda-feira, celebrada em Holguín, terceira cidade de Cuba por número de habitantes, na qual o Pontífice, atende-se ao Evangelho do dia, refletiu sobre a conversão do apóstolo e evangelista São Mateus. Ressaltando que celebramos a história de uma conversão, o Santo Padre evidenciou que é o próprio apóstolo e evangelista a contar-nos o encontro que marcou a sua vida, introsuxiu-nos numa "troca de olhares" que pode transformar a história.
Francisco observou que Mateus era um publicano, ou seja, era um cobrador de impostos: cobrava os impostos dos judeus para os entregar aos romanos.
"Os publicanos eram malvistos e até considerados pecadores, pelo que viviam separados e eram desprezados pelos outros. Com eles, não se podia comer, falar nem rezar. Eram considerados pelo povo como traidores: tiravam da sua gente para dar aos outros. Os publicanos pertenciam a esta categoria social."
Diversamente, Jesus parou, não passou ao largo acelerando o passo, olhou-o sem pressa, com calma. Olhou-o com olhos de misericórdia; olhou-o como ninguém o fizera antes. "E este olhar abriu o seu coração, fê-lo livre, curou-o, deu-lhe uma esperança, uma nova vida, como a Zaqueu, a Bartimeu, a Maria Madalena, a Pedro e também a cada um de nós", frisou o Pontífice.
"Ainda que não ousemos levantar os olhos para o Senhor, Ele é o primeiro a olhar-nos. É a nossa história pessoal - continuou -; tal como muitos outros, cada um de nós pode dizer: eu também sou um pecador, sobre quem Jesus pousou o seu olhar."
"O seu amor precede-nos, o seu olhar antecipa-se à nossa necessidade. Jesus sabe ver para além das aparências, para além do pecado, do fracasso ou da nossa indignidade. Sabe ver para além da categoria social a que possamos pertencer. Para além de tudo isso, Ele vê a ´dignidade de filho, talvez manchada pelo pecado, mas sempre presente no fundo da nossa alma. Veio precisamente à procura de todos aqueles que se sentem indignos de Deus, indignos dos outros. Deixemo-nos olhar por Jesus, deixemos que o seu olhar percorra as nossas veredas, deixemos que o seu olhar nos devolva a alegria, a esperança."
O olhar de Jesus gera uma atividade missionária, de serviço, de entrega. "O seu amor cura as nossas miopias e incita-nos a olhar mais além, a não nos determos nas aparências ou no politicamente correto", continuou Francisco.
"Jesus vai à frente, precede-nos, abre o caminho e convida-nos a segui-Lo". Convida-nos a ir superando lentamente os nossos preconceitos, as nossas resistências à mudança dos outros e até de nós mesmos.
Desafia-nos dia a dia com a pergunta, propôs o Pontífice:
"Crês tu? Crês que é possível que um arrecadador de impostos se transforme num servidor? Crês que é possível um traidor transformar-se num amigo? Crês que é possível o filho de um carpinteiro ser o Filho de Deus? O seu olhar transforma os nossos olhares, o seu coração transforma o nosso coração. Deus é Pai que procura a salvação de todos os seus filhos."
Antes de concluir, o Papa fez uma nova exortação: "Aprendamos a olhar como Ele nos olha. Partilhemos a sua ternura e misericórdia pelos doentes, os presos, os idoso e as famílias em dificuldade. Uma vez mais somos chamados a aprender de Jesus, que sempre olha o que dá de mais autêntico em cada pessoa, isto é, uma imagem de seu Pai."
Por fim, o Papa voltou seu olhar para a realidade eclesial na Ilha Caribenha dizendo saber do grande esforço e sacrifício com que a Igreja em Cuba trabalha para levar a todos, mesmo nos lugares mais remotos, a Palavra e a presença de Cristo.
Menção especial merecem aqui as chamadas "casas de missão", acrescentou, "que permitem a muitas pessoas, dada a escassez de templos e sacerdotes, ter um espaço para a oração, a escuta da Palavra, a catequese e a vida comunitária". São pequenos sinais da presença de Deus nesta terram conclui o Pontífice.

Rádio Vaticano

Formação debaterá Igreja, cultura digital e evangelização da geração net

“Igreja e Cultura Digital: a nova evangelização da geração net”, este será o tema de formação oferecida pela Paróquia São Martinho, em Porto Alegre, no próximo dia 26 de setembro, das 8h30min às 17h30min.

O encontro é importante por explanar e aprofundar este importante tema para a vida da Igreja, especialmente a catequese. O evento será assessorado pela consagrada da Fraternidade, mestra em teologia e pesquisadora do tema, Aline Amaro da Silva.

O curso terá o custo de R$ 25,00 inclui almoço, lanche e certificado de participação de nove horas/aula. 

“O cenário contemporâneo requer uma nova forma de refletir sobre a fé, novas linguagens e de uma nova pedagogia para a evangelização. O curso é voltado para catequistas, evangelizadores, consagrados, pais e mães, jovens, todos que desejam entender melhor a fé, o ser humano e o mundo de hoje e viver bem na era digital” destaca Aline Amaro.

Paróquia São MartinhoRua Cel. Claudino, 220. Cristal. 
Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3249-4477
 


Dúvidas sobre nulidade matrimonial? Entenda a reforma!

Brasília, 15 de Setembro de 2015 

Publicamos a seguir o artigo de Dom Valdir Mamede, Bispo Auxiliar de Brasília e Presidente do Tribunal Eclesiástico. 
Primeiro ponto
Inicialmente é necessário que a terminologia seja utilizada de forma adequada. Não se trata de “anulação de casamentos”, mas de “declaração de nulidade matrimonial”. O uso equivocado dos termos poderia conduzir à interpretação errônea da norma. Quer dizer, a Igreja não “anula” nenhum casamento. O que ela faz é, depois da instrução de um processo judicial, declarar mediante Sentença que um casamento é nulo já desde a sua origem. Ou de outra forma, que “nunca deveria ter existido”. Nulidade é diverso de anulação; quer dizer, declarar nulo um casamento é absolutamente diferente de decretar sua anulação. Se um matrimônio é válido, ele não pode ser “anulado” por nenhum poder humano. O que Deus uniu, o homem não separe, afirma a Sagrada Escritura.
De acordo com a vigente legislação canônica, um matrimônio é considerado válido quando as partes contraentes são juridicamente capazes, não consta nenhum impedimento prévio, não consta presença de nenhum vício de consentimento em quaisquer das partes e foi observada a forma estabelecida pela Igreja.
A legislação canônica em vigor na Igreja latina foi promulgada pelo Papa João Paulo II, em 1983. Já foram realizadas algumas alterações em seu texto nas épocas dos Papas João Paulo II e Bento XVI. Portanto, a ação do Papa Francisco se situa em linha de continuidade, e é assim que deve ser lida e interpretada. Quer dizer, ação do Romano Pontífice enquanto legislador para a Igreja universal, no que não tem nada de “novidadesco”.
A presente reforma do direito processual canônico, no que diz respeito às declarações de nulidade de matrimônios, é resultado de um árduo trabalho realizado por uma Comissão especialmente nomeada pelo Papa Francisco. Esta Comissão foi constituída aos 27 de agosto de 2014, e se reuniu inúmeras vezes até que uma proposta “definitiva” pudesse ser apresentada ao Papa.
Ao término dos trabalhos da Comissão, após uma revisão pessoal do Papa Francisco, auxiliado por especialistas em direito canônico, foram publicados dois documentos em forma de motu proprio (palavras latinas que significam, “de própria iniciativa”). Os nomes desses documentos são retirados das suas palavras iniciais em latim, língua em que foram escritos e publicados. Assim, para a reforma de parte do direito processual canônico para a Igreja latina: Mitis Iudex Dominus Iesus; e para a reforma do direito processual canônico para as Igrejas orientais católicas: Mitis et misericors Iesus. A nova normativa entrará em vigor somente no dia 8 de dezembro próximo.
O objetivo do processo de nulidade matrimonial é verificar “caso a caso”, se existem motivos de nulidade como acima citados. Assim, não se trata de “inventar motivos”, mas de verificar e acertar se um motivo de fato existe ou não. E ao término do procedimento judicial, se declarar em favor da nulidade ou se reconhecer a validade do mesmo.
Este procedimento judicial, apesar dos esforços dos atuais Tribunais Eclesiásticos, não tem sido finalizado em tempo considerado adequado. E os problemas para a agilização são vários segundo as circunstâncias e lugares: falta de pessoal qualificado, falta de estruturas adequadas, problemas econômicos, dificuldades para se ouvir as partes e testemunhas etc.
Assim, o escopo dos dois documentos recentemente promulgados é alcançar maior agilidade nos processos, e assim ajudar melhor os fiéis que venham a solicitar da Igreja o acertamento sobre suas situações que são sempre muito particulares.

Segundo ponto
Dentre as modificações que o Papa Francisco promoveu na vigente legislação processual canônica para as declarações de nulidade matrimonial, é interessante para o conhecimento dos fiéis, indicar três: a) aquela relativa à composição dos Tribunais; b) a abolição da dupla decisão conforme; c) o processo abreviado.

a) Quanto à composição dos Tribunais
Parte-se da premissa que, em sua diocese, o bispo diocesano é o juiz nato. Por isso, em princípio, as causas que se apresentarem em sua diocese podem ser julgadas por ele mesmo (monocráticas); ou ele pode constituir um Tribunal que faça as suas vezes (tribunal diocesano); ou ainda recorrer a um outro Tribunal (interdiocesano).
A preferência da legislação é pelo Tribunal chamado “colegial”, formado por três membros clérigos. Contudo, se não é possível que todos sejam clérigos, se permite que um só seja clérigo (reservada a presidência a este) e que os outros sejam leigos.
Quando não é possível que o Tribunal seja colegial, a norma permite o juízo monocrático, mas neste caso o juiz único deve ser clérigo, e deve (se possível) ser auxiliado por dois assessores (de conduta ilibada, peritos em ciências jurídicas ou humanas), devidamente aprovados pelo bispo para o cumprimento desta tarefa.
O Tribunal chamado de apelação (ou de segunda instância) não é abolido. Este Tribunal deve sempre ser colegial e presidido por um clérigo.

b) A abolição da dupla decisão conforme
Fica abolido o envio ex officio das Sentenças exaradas pelo Tribunal de primeira instância ao Tribunal de Apelação para reanálise da Causa – e sua posterior homologação ou indeferimento. Quer dizer, não é mais obrigatória a apelação a um segundo grau de juízo.
Deste modo, a Sentença de primeira instância se torna operativa após o decurso do prazo estabelecido para sua publicação e devidas comunicações aos interessados. Contudo, continua aberta a possibilidade de apelação ao Tribunal de segundo grau, seja por quaisquer das partes (demandante ou demandada) bem como do promotor de justiça ou ainda do defensor do vínculo.
Todavia, caso o Tribunal de apelação se aperceba que o recurso é uma manobra dilatória, neste caso, deve imediatamente confirmar a decisão mediante um decreto homologatório.

c) O processo abreviado
No intuito de dar maior celeridade ao processo, observadas algumas condições, se pode proceder ao processo chamado “abreviado”. A estrutura dos procedimentos previstos é muito mais ágil e veloz.

Quais seriam as condições exigidas para o uso do processo abreviado?
a) juiz é o próprio bispo diocesano (monocrático)
b) a Causa é introduzida por ambas as partes, convencidas da nulidade do próprio matrimônio
c) deverão ser ajuntadas provas testemunhais ou documentais que evidenciem a pleiteada nulidade
d) o prazo estabelecido para a instrução e tomada de decisão é de 45 dias (inicialmente 30 dias, aos quais se acrescentam outros 15 dias para observações posteriores)
e) caso alcance a certeza moral da nulidade do matrimônio em tela, a Sentença é exarada pelo próprio bispo diocesano
f) caso não seja alcançada a certeza moral, o bispo deve remeter a Causa para a análise em processo ordinário. Se prevê a possibilidade de apelação contra a decisão pro nullitate de parte do bispo, a qual não pode ser meramente dilatória (neste caso, a apelação deve ser rejeitada).

Terceiro ponto
A nova normativa codicial vai exigir muito estudo por parte dos que vão se dedicar ao exigente trabalho de verificar se um matrimônio é nulo ou não. Vai ser preciso, igualmente, uma mudança de mentalidade.
O papel do bispo diocesano neste processo vai ser essencial. Todavia, não devemos esperar que tudo se amolde num prazo curtíssimo de três meses, como aquele que vai até o dia 8 de dezembro próximo, quando os dois documentos papais entrarão em vigor. Temos questões ainda a serem resolvidas, dentre as quais aquela acerca das pilhas de processos que já estão protocolizados nos Tribunais e que precisam ser instruídos e decididos – não dá pra imaginar que de uma hora pra outra tudo vai mudar.
O importante, ao meu modo de ver, é que a nova normativa seja conhecida, acolhida, e implementada, respeitadas as condições de tempo e de lugar.







Dom Valdir Mamede
Bispo Auxiliar de Brasília
e Presidente do Tribunal Eclesiástico

21/09/2015

JJ celebra seus 2 anos, na Catedral.

Com muita alegria no último domingo, dia 20 de Setembro, o Movimento do Vicariato de Episcopal de Canoas, Jornada Jovem (JJ) celebrou seus 2 anos de existência no Estado do Rio Grande do Sul. 
Movimento trazido pelo Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Agenor Girardi, de Francisco Beltrão/ Paraná.
A Santa Missa foi Presidida pelo Diretor Espiritual do movimento, Pe. Maico Pezzi dos Santos, e do Pároco da Catedral, Pe. Pedro Alberto Kunrath. Padre Maico destacou em sua homilia o tema da Liturgia Dominical: O Serviço às Comunidades, "Não podemos nos distanciar de Deus, em nossas atividades", destacou.
No final da Missa os reitores do movimento, Franciane Bortolotti e Eduardo Amador Lucas, explicaram qual o sentido da Jornada Jovem e convidaram outros jovens a fazer parte da Família JJ, "Queremos que jovens de toda a Arquidiocese de Porto Alegre conhecem e vivam a Jornada", destacou Franciane.

PRÓXIMA JORNADA:
Dia: 13, 14 e 15 de Novembro/ 2015
Local: Montenegro - RS
Fichas de Inscrições: Secretaria do Vicariato de Canoas
Telefone: (51) 3476.6192


Dom Leomar Brustolin explica a IVC