28/08/2015

Homenagem ao Dia do CATEQUISTA - Dom Leomar


Encontro PASCOM - CNBB Sul 3

Na ultima Quinta-Feira, dia 27 de Agosto, aconteceu o Encontro de Formação da PASCOM Regional (Pastoral da Comunicação), presidida pelo Frei Romanini, presidente da RCR (Rede Católica de Rádios). O Evento aconteceu na Sede da CNBB Sul 3 (Conselho Nacional dos Bispos do Brasil), em Porto Alegre, com a presença também dos Secretários dos Vicariatos e Jornalistas das Dioceses do Rio Grande do Sul.

25/08/2015

Minha Banda no Bote Fé/ 2015

Está dada a largada para a escolha das três bandas que animarão a segunda edição do Bote Fé, o show cultural-musical que reunirá a juventude no Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre, dia 1º de Novembro, para celebrar o caminho percorrido pelas 18 Arqui/Dioceses na evangelização de jovens em todo o Estado.

Poderão participar da Campanha "Minha Banda no Bote Fé Eai?Tchê! 2015" todas as bandas/ ministérios de música católicas do Rio Grande do Sul que se inscreverem de 1º a 31 de Agosto, pelo email: contato@eaitche.com.br.
As três bandas deverão se apresentar em forma de missão, gratuitamente.
A votação ocorrerá de 1º a 14 de Setembro e o resultado será divulgado dia 30 do mesmo mês.

Todas as informações sobre as inscrições e o regulamento estão em : www.eaitche.com.br/botefe

Confira o passo-a-passo para garantir a inscrição da sua banda:
A banda deve enviar um email para contato@eaitche.com.br com as insformações:
- Assunto do Email: Minha Banda no Bote Fé - (Nome da Banda);
- Nome da Banda;
- Nome dos integrantes da banda;
- Uma ou mais fotos da banda, que serão utilizadas na divulgação dos vencedores/votação;
- Cidade/ Diocese da banda;
- Facebook/ Site da banda (Opcional);
- Vídeo da banda/ Links youtube (Opcional);
- Nome completo do responsável pela banda;
- Email do responsável;
- Telefone para contato;
- Facebook do Responsável.

Fontewww.eaitche.com.br

Arquidiocese acolherá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

O último final de semana de agosto é a ocasião reservada para que os fiéis da Arquidiocese de Porto Alegre participem da peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Neste ano, o evento contará com um grande diferencial: o arcebispo Dom Jaime Spengler, receberá a imagem fac-símile da original, a imagem peregrina, que visitará toda as paróquias da arquidiocese.
A imagem será acolhida em cerimônia na noite do domingo, dia 30 de Agosto, às 20h, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, juntamente com a delegação de mais de 80 fiéis, entre eles sacerdotes, religiosos, o bispo auxiliar, Dom Leomar Antônio Brustolin e o arcebispo Dom Jaime Spengler.
A visita da imagem de Aparecida acontece dentro da programação do Jubileu "300 anos de bênção", que celebrará em 2017 os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba/SP. Outras Arqui/Dioceses também vivenciam este momento de forte devoção à padroeira do Brasil.
De acordo com o arcebispo Dom Jaime Spengler, a imagem será entregue à delegação arquidiocesana na manhã do domingo, dia 30 de agosto: "No domingo, o cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, nos entregará a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Esta imagem estará conosco pelos próximos dois anos e percorrerá todas as comunidades da Arquidiocese. Desta forma queremos nos preparar para celebrar, junto com a Igreja no Brasil, os 300 anos de Aparecida", disse.
Segundo o arcebispo a forte devoção a Nossa Senhora une os fiéis em torno da grande missão da Igreja que é a evangelização: "Que Nossa Senhora Aparecida possa unir toda a nossa arquidiocese - homens e mulheres - que cooperam na evangelização da comunidade de fé", afirmou.

CERIMÔNIA DE ACOLHIDA
A cerimônia de acolhida da imagem peregrina será dinamizada pela juventude da Arquidiocese de Porto Alegre. A Infraero destinou o desembarque "A" do Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho para receber os fiéis que chegam de São Paulo, bem como os devotos da comunidade local. Cantos e orações marcam o início da visita da imagem. Em números totais, a visita contemplará as 727 comunidades (capelas e sedes paroquiais), reunidas em 157 paróquias, nos 29 municípios que compõe a Arquidiocese de Porto Alegre. A primeira cidade a receber a imagem será Arroio dos Ratos, Paróquia Santa Bárbara.

--
Pastoral da Comunicação – PASCOM
Arquidiocese de Porto Alegre
Magnus Regis - Jornalista: (51) 3095-9276 / 8159-6229

24/08/2015

Bem-aventurados os misericordiosos - Hino JMJ - Cracóvia 2016

Lançado o hino em Português da JMJ2016 Cracóvia

Falta menos de um ano para a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia (JMJ2016) e um dos momentos mais esperados pelos jovens do mundo inteiro é conhecer, nos meses que antecedem o evento, o hino oficial, inclusive as versões nos diversos idiomas.
Nesta sexta-feira, 21, em Aparecida (SP), durante o Encontro Nacional dos Responsáveis Adultos pela Evangelização da Juventude, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a letra cifrada e a teologia do hino da JMJ em português.
A tradução e adaptação do polonês para o português ficou sob a responsabilidade dos padres Zezinho e Joãozinho e de um jovem Jonas Rodrigues, da Diocese de Mogi das Cruzes (SP), após aprovação da CNBB para esta elaboração da versão em língua portuguesa.
Padre Joãozinho comenta que a tradução se manteve fiel ao polonês mas que há o "toque latino": "A compaixão, aqui na América Latina, já foi traduzida em termos de 'libertação'. Há ai uma 'teologia da solidariedade', que foi marcante na vida e magistério de João Paulo II e, agora, renasce, no magistério de Francisco, com o nome de 'misericórdia'", explica.
"Eu acho que, com essa canção, os jovens vão ter uma motivação muito grande para uma catequese do acolher e outro e esquecer um pouco de si", enfatiza padre Zezinho ao se referir ao tema da JMJ - "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" (Mt5,7) - e que orienta, portanto, a letra do hino. Ainda segundo o sacerdote e grande nome da música católica no Brasil, esta será uma oportunidade da juventude olhar para aqueles que não tem nada, mas somente Deus para olhar por eles.
"Os jovens e as famílias vão ter que assumir essa compaixão porque, caso contrário, não haverá nenhuma política que possa mudar o mundo", afirma.

Gravação:
No último dia 30 de julho, nos estúdios da Gravadora Paulinas/Comep, em São Paulo (SP) diversos nomes  da música católica se reuniram para a gravação do hino em português. Padre Joãozinho foi o responsável pela produção artística e musical e Jonas, que também é cantor e atua na Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Mogi das Cruzes, também participou cantando a versão oficial.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, celebra 14 anos - ESTEIO

Neste domingo, dia 23 de Agosto de 2015, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, (Novo Esteio - Esteio), celebrou com grande alegria e entusiasmo a Festa dos seus 14 Anos de Fundação Paroquial.
Realizando o Tríduo de 19 à 21 de Agosto, com a presença do Vigário Episcopal Pe. Darley e também do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, contando também com as animações e espiritualidade dos grupos: Nova Geração, Cenáculo de Maria e Comunidade Nos Passos do Mestre.
No Domingo, foi realizado a Missa Festiva, Celebrada pelo Pároco Pe. Maico Pezzi e animado pelo Coral Fé Maior, relembrando e agradecendo a todas as Pastorais e Movimentos, e todos os Padres que passaram pela Comunidade, durante os 14 anos.


Ao meio dia houve um belo almoço com variedades de Massas, Galeto, Polenta e Saladas, onde se pode perceber uma bela confraternização entre as pastorais, durante à tarde.

SAIBA MAIS:
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
Pároco: Pe. Maico Pezzi dos Santos
Endereço: Rua Agostinho Camilo de Borba, 456. Novo Esteio - Esteio
Fone: (51) 3473.2943