03/02/2017

28ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes/ Canoas

O Vicariato de Canoas, com o apoio das Paróquia Imaculada Conceição (Rio Branco), Sagrado Coração de Jesus (Harmonia), São Pio X (Mathias Velho), Clube Náutico Albatroz, Associação dos moradores e pescadores da Prainha Paquetá e a Prefeitura Municipal de Canoas, realizou a 28ª Festa de Nossa Senhora do Navegantes e mobilizou cerca de 6 mil pessoas, na Praia do Paquetá, em Canoas.
Os festejos à Mãe de Deus iniciaram as 8h com a Santa Missa na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco, celebrada pelo padre Leonardo Reichert, pároco e logo após saíram em direção ao Areal com uma procissão terrestre, com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, onde foi conduzida pelos rios que cercam a cidade de Canoas, Rio Gravataí e Rio dos Sinos, até a praia do Paquetá, juntamente com outras embarcações e do Clube Náutico Albatroz.
Na chegada à prainha do Paquetá a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi recepcionada pelos fiéis, pescadores e moradores da praia, bem como as autoridades civis do município, onde realizou-se a Missa Campal pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Aparecido Donizeti. Em sua homilia destacou:
"O centro da festa é Jesus Cristo e assim como Maria, que o apresentou no Templo, ela também nos apresenta à Deus e nos guia no barco da vida."

Ao final da celebração o Prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, relatou como a devoção à Nossa Senhora dos Navegantes chegou à cidade, devido à vinda dos portugueses ao Brasil e agradeceu a todas as autoridades e a participação dos fiéis presentes.
As 18h foi dada à benção aos barcos da praia do Paqueta com a oração da Ave Maria.
Segundo os números divulgados pela Prefeitura, a estimativa é que tenham participado cerca de 6 mil pessoas para homenagear a Mãe de Deus, sob o título de Nossa Senhora dos Navegantes.

Demais fotos: Clique Aqui!

Posse Pe. Juliano - Par. Nsª Rosário/ Canoas

No domingo, dia 29 de janeiro de 2017, Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, presidiu a celebração eucarística na qual o padre Juliano heck tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Canoas, e a apresentação do diácono Fabiano Schwanck Colares, como vigário paroquial. A Celebração contou com a presença de padres e diáconos, além da comunidade local.
O rito de posse iniciou com a acolhida da comunidade ao bispo e ao novo pároco e vigário, logo após ocorreu a Leitura das Provisões e a Renovação das Promessas Sacerdotais do padre Juliano. Antes da Proclamação do Evangelho, o padre Juliano recebeu das mãos de Dom Leomar o Evangeliário, como sinal do compromisso que o novo pároco tem com a transmissão da alegria da Boa Nova de Jesus Cristo.
Após feita a profissão de fé e o juramento de fidelidade, Dom Leomar passou ao novo pároco as chaves da Igreja, ao qual foi realizado a abertura simbólica das portas do templo. Na sequencia, o padre recebeu o batistério, a estola roxa e as chaves do sacrário, no comprometimento com os Sacramentos do Batismo, Reconciliação e Eucaristia.
Ao fim da celebração membros da comunidade acolheram o pároco na comunidade. Por fim, o padre Juliano agradeceu à Dom Leomar e a Comunidade, pelo carinho e afeto.
Ao término da celebração, a comunidade realizou um almoço de confraternização no Salão Paroquial.