07/10/2015

DNJ - Vicariato de Canoas


Chegamos ao mês de Outubro, mais um mês que a Pastoral da Juventude contará com a mobilização da nossa juventude. Esse será um mês de missão para a nossa gurizada, um mês de sair das salas dos encontros dos seus grupos de jovens e ir visitar as famílias, os espaços de juventudes, às áreas de lazer onde estão muitos e muitas dos nosso jovens.
O mês de Outubro é o mês no qual as Pastorais da Juventude do Brasil celebram o Dia Nacional da Juventude, atividade pastoral que nesse ano de 2015 celebra seus 30 anos de ação juvenil em defesa da vida e do respeito ao protagonismo juvenil das juventudes do nosso pais. Acompanhando a Nacional, a PJ do Vicariato Episcopal de Canoas estará realizando o DNJ, no dia 18 de Outubro, das 8h30 até às 17h, na Praça Cônego Lotário Stefen, no Bairro Rio Branco (em caso de chuva será na Paróquia Imaculada Conceição, em frente a praça).
Esse mês será de missão, realizando visitas em ONG's', instituições de ensino e em famílias para a divulgação do DNJ. 
Nesse mês de Outubro convidamos a todos a participarem do nosso Dia Nacional da Juventude que tem o objetivo de continuar sendo uma ferramenta de promoção da vida humana, do amor e da construção de uma nova sociedade, conduzindo por uma vida religiosa, social e política verdadeira em construção da tão sonhada Civilização do Amor.


PROGRAMAÇÃO:
8h30: Acolhida
10h: Celebração Jovem
11h30: Animação
12h: Almoço
13h: Apresentação Cultural
14h: Oficinas
16h20: Celebração de Envio

OFICINAS:
- Construindo uma nova sociedade
- Juventude e Vida
- Juventude e Política

PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO
Rua Ana Nery, 1309 - Bairro Rio Branco. Canoas
Padre Leonardo Reichert
Fone: (51)3051.6737

05/10/2015

Primeira Formação da IVC da Arquidiocese

“Uma resposta surpreendente” – foi assim que o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e o Bispo Auxiliar, Dom Leomar Brustolin, classificaram a realização da primeira grande formação de catequistas, com vistas a implantação do projeto de Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese de Porto Alegre. Quase 400 pessoas participaram do encontro.
A primeira grande formação foi realizada durante a manhã e a tarde do sábado, 03 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no centro de Porto Alegre. O número de participantes superou a expectativa da comissão organizadora. No início da formação, os catequistas foram abençoados e receberam o Evangelho de Jesus das mãos dos bispos, padres e diáconos.
Neste primeiro encontro, a catequese com adultos foi o foco dos estudos. Todo o dia de formação deixou catequistas animados em contribuir com a renovação da vida paroquial. O desafio é o de superar a mera preparação para os sacramentos para formar novos cristãos, inseridos e comprometidos com a vida das paróquias. Esta catequese renovada privilegiará uma maior participação do catequizando na comunidade.
Empolgado, Dom Jaime Spengler afirmou que o encontro é um marco na história recente da arquidiocese: “Nós fazemos parte de um projeto que não é mais projeto. É uma realidade! O novo está em nossas mãos”. Continuando, o arcebispo agradeceu a presença dos catequistas e convocou a todos a somarem nesta nova caminhada: “Este seja um primeiro passo de uma série, em vista da renovação das nossas pastorais, das nossas comunidades. Nosso povo tem sede de Deus.” afirmou
Dom Leomar Brustolin destacou que a Iniciação à Vida Cristã é mais do que ‘um novo modelo’ de catequese: “A resposta positiva é o sinal de que a comunidade está precisando de uma renovação, mas não apenas ideias novas, técnicas ou modelo. A partir da renovação da fé, nós precisamos de um caminho novo e estamos seguindo, mas não é totalmente novo. É o que a Igreja na América Latina tem feito há muitos anos e que agora se expande e se concretiza” disse.
Catequistas saíram animados do encontro. A mensagem comum entre os participantes era de esperança. A catequista Inês Dalmont, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Porto Alegre, se declarou animada: “O encontro foi divino. É um sinal de Deus para os nossos tempos de hoje. Estou radiante de alegria. O Espírito do Senhor nos envia”.
Os catequistas Gabriel e Maurino, da Paróquia São José da Vila Nova, em Porto Alegre, afirmaram que se empenharão neste projeto de transformação: “O projeto está desafiando a paróquia para ‘o novo’. O encontro de hoje formou, mas, acima de tudo, nos animou nesta caminhada que temos certeza de que não será fácil, mas, como desafio de Deus, estamos prontos para cair em campo e buscar êxito. É grande o prazer de participar dessa transformação que a nossa arquidiocese está propondo”.
Da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, de Charqueadas, a catequista Bia disse que a Iniciação à Vida Cristã auxiliará “na busca do entendimento da mensagem de Cristo. Não será aula de religião, mas de vivência de Cristo”, disse.

A próxima formação para catequistas será para a “Catequese Crisma 1”, no dia 17 de outubro, no Instituto de Educação São Francisco. (Rua Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Porto Alegre – RS).

Saiba Mais:
Iniciação à Vida CristãSitewww.ivcpoa.com.br

Ordenação Diaconal: Carlos Cofferri

No dia 03, de Outubro, de 2015 (Sábado), durante a 2ª noite de Novena da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Sapucaia, aconteceu a Ordenação Diaconal Permanente de Carlos Cofferri, às 20h, celebrada pelo Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolim.
O Vicariato de Canoas se alegre por mais um integrante junto ao Clero.

Mais fotos:
https://www.facebook.com/pnsaparecidasapucaia

Boletim: 05 à 12/Outubro