20/05/2017

Novena e Festa - Par. Nsª Caravaggio/ Canoas

A Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio de Canoas para a novena em honra à sua padroeira que vai de 19 à 27 de maio, com o tema: "Com Maria, invocamos o poder de Deus!"

Novena:      
- 19 de maio (sexta-feira) – 19h30
Tema: Ó consoladora dos aflitos!
Pregador: Pe. Francisco Graseli
Bênção aos terços

- 20 de maio (sábado) – 18h30
Tema: Ó cheia de graça!
Bênção aos jovens

- 21 de maio (domingo) – 19h30
Tema: Ó serva do Senhor!
Pregador: Pe. Juliano Heck
Bênção as crianças.

- 22 de maio (segunda-feira)– 19h30
Tema: Ó perfeita discípula de Cristo!
Pregador: Pe. Fábio Christ
Bênção aos noivos e namorados.

- 23 de maio (terça-feira) – 19h30
Tema: Ó mãe da Igreja!
Pregador: Pe. Edgar Weber
Bênção aos casais

- 24 de maio (quarta-feira) – 19h30
Tema: Ó auxílio dos cristãos!
Pregador: Dom Dadeus Grings
Bênção aos avós e idosos

- 25 de maio (quinta-feira) – 19h30
Tema: Ó senhora da misericórdia!
Pregador: Dom Adilson Busin
Bênção aos objetos

- 26 de maio (sexta-feira) – 19h30
Tema: Ó saúde dos enfermos!
Pregador: Pe. Flávio Steffen
Bênção às capelinhas

- 27 de maio (sábado)
17h – Carreata
18h30min – Missa
Tema: Ó rainha da paz!
Pregador: Pe. Roberto Gomes
Bênção aos carros

- 28 de maio (domingo) – 8h30
Procissão e missa
Tema: Com Maria, invocamos o poder de Deus!
Pregador: Pe. Roberto Gomes
Após, almoço e festividades no Salão Paroquial

Maiores informações e ingressos: 51 3475.4421

FESTA NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO
Local: Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio (Rua Santos Dumont, 1198. Niterói, Canoas)
Data: 28/ Maio (Domingo)
Horário: 8h30.

Retiro dos Diáconos Permanentes

No dia 29 de abril, no Sítio da Cruz, em Nova Santa Rita, estiveram reunidos em retiro os Diáconos Permanentes do Vicariato de Canoas. Conforme informa o Diácono Flávio Antônio, estiveram presentes doze diáconos, três pré-diáconos, com a presença de suas esposas. Também estiveram presentes o coordenador dos Diáconos da Arquidiocese, diácono Carlos Pietro, e o Vigário Episcopal, padre Darley Kummer, trazendo a importância dos diáconos na comunidade, sua participação e integração. 

No final do encontro foi realizada a eleição dos novos coordenadores:
- Coordenador: Diác. Flávio;
- Vica-Coordenador: Diác. Carlos;
- Comissão Humana: Diác. Milton;
- Comissão Pastoral: Diác. Lorival;
- Comissão Espiritual: Diác. Deonísio.

Pastoral Urbana - Pe. Darley Kummer

Caros amigos (as),

a Igreja da grande cidade deve se fazer ativamente nos problemas existenciais do ser humano do século XXI. A Igreja, sacramento de salvação de Deus entre as pessoas tem dentro de si uma extraordinária carga de santidade e de solidariedade, que toma forma de um dique contra as ondas do materialismo e dissolução das pessoas que arrastam as sociedades Urbanas. As Igrejas da grande cidade devem ser "portas da salvação" da humanidade que ali vive, lugares desejados e desejáveis, que suscitem a elevação dos espíritos e o reencontro do próprio coração. 
A grande cidade produz feridas psicológicas e morais, mas também espirituais, que devem ser curadas mediante a graça de Deus e a relação pessoal, favoráveis por uma acolhida atenta, simples e dialogal. O Papa Francisco escreve que "precisamos espaços de oração e comunhão com características inovadoras para as populações!" De fato, a cidade pode ser uma experiência de Comunhão que contribua para a ordem da Criação, e neste sentido a Igreja é geradora de Comunhão com suas comunidades e realidades com suas especificidades (características e desafios próprios).
A Igreja deve também, segundo o Documento de Aparecida nº 58, manter na cidade "uma presença, que saiba levantar a voz sobre questões de valores e princípios do Reino de Deus, mesmo se contradiz todas as opiniões". Também que é preciso "uma presença maior nos centros de decisão da cidade". A sua responsabilidade, o fato de ser princípio de coesão da humanidade, e sua vocação como ponto de diálogo levam a comportar-se com uma elevada moralidade, que o torne socialmente credível. Portanto, os serviços, pastorais e movimentos devem ter bem claro em suas ações evangelizadoras a que representam e quem é o verdadeiro Mestre e Orientador, quando abrimos nosso lábios para ensinar e refletir em nossos encontros, cursos, retiros, reuniões e festas de confraternização.

Pe. Darley José Kummer
Vigário do Vicariato de Canoas

17/05/2017

Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima

No ano de 2017 completou-se os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima, realizados em 1917 à três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta, na Cova da Iria em Portugal.
Tendo em vista a grande devoção mariana, à Arquidiocese de Porto Alegre recebeu a Imagem Peregrina vinda de Portugal, na inauguração do novo Santuário de Fátima, em Porto Alegre, no dia 13 de maio. No Vicariato de Canoas as paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Fátima receberam a imagem: nos dias 22 e 23 de maio na cidade de Sapucaia do Sul e 24 e 25 na cidade de Canoas.


3ª Assembleia de Liturgia

Todos os coordenadores de liturgia das paróquias e suas equipes são convidados para a Assembleia de Liturgia da Arquidiocese de Porto Alegre. O evento será realizado no dia 27 de maio, das 8h30 às 11h30, no Centro de Pastoral, na Capital. O tema do encontro deste ano é Pastoral Litúrgica Paroquial. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail liturgiapoa@arquipoa.com.