17/10/2015

DNJ/2015 Cancelado

Em função do último temporal, desta semana, a Coordenação da PJ (Pastoral da Juventude) do Vicariato Episcopal de Canoas, que estava à frente na preparação do evento, decidiu cancelar as atividades, do DNJ (Dia Nacional da Juventude), ao qual seria realizado neste próximo domingo, dia 18/Outubro.

O motivo maior  do cancelamento é que o local do evento, a Paróquia Imaculada Conceição, localizada no bairro Rio Branco, em Canoas, está abrigando as famílias que perderam suas casas, com as chuvas.

"A programação do DNJ foi cancelado, mas o Dia Nacional da Juventude irá aconceter. A Pastoral da Juventude está organizando voluntários, para ajudar na dsitribuição de roupas e alimentos na Paróquia Imaculada Conceição. Contamos com a ajuda de todos!
Emanuele Pinheiro, Secretária da Rede Sagrado Coração de Jesus

13/10/2015

Encontro Inter-Seminários

Nessa terça-feira (13/10), os Seminaristas da Arquidiocese de Porto Alegre realizaram o Inter-Seminários. Pela manhã, o Arcebispo de Porto Alegre Dom Jaime Spengler presidiu a Santa Missa. Após o tradicional futebol e vôlei, almoçamos e os Seminaristas de cada Vicariato decidiram as coordenações para o próximo ano.

Vicariato de Canoas:
Coordenador: Rodrigo Rubi
Secretário: Matheus Battisti
Tesoureiro: Charles Kermaunar

Boletim: 13 à 18/ Outubro


Guaíba: 21ª Romaria das Capelinhas

O Vicariato de Guaíba se prepara para a 21ª Romaria das Capelinhas, que acontecerá no dia 24 de Outubro, com o lema: "A exemplo da Sagrada Família, Servir  com  Alegria". E já existe uma grande mobilização com o evento por parte das comunidades católicas dos 19 municípios, pertencentes ao Vicariato, e várias de Vicariatos vizinhos.
De acordo com a coordenação uma das atividades principais é a composição das caravanas é esperado mais de 70 ônibus na cidade de Guaíba. Transportando fieis dos diversos municípios.
A concentração ocorrerá na frente da prefeitura Municipal de Guaíba, às 16h30. É importante destacar que um dia antes, dia 23 de Outubro, às 21h, será realizada a caminhada noturna, partindo da Praça do Distrito Bom Retiro.
"Esta caminhada noturna começou há oito anos, e foi iniciado com 12 pessoas, e no ano passado, chegou há 600 que caminharam e rezaram a noite toda até a cidade de Guaíba". Destaca Irmã Nilva Dal Bello, coordenadora das Romaria das Capelinhas.
A religiosa revela que este ano o maior evento religioso do Vicariato de Guaíba contará com uma novidade, preparada pelos jovens que será a Vigília da 21º Romaria das Capelinhas, na praça da Juventude. "É o momento onde os jovens vão estar bem dentro do contexto bíblico, vão ter suas tendas, vão montar e celebrar. Terá oração de hora em hora, será uma experiência de acampamento e oração."
Já das 5h às 7h da manha de Sábado, dia 24 de Outubro, terá uma celebração com as famílias, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, chamada de Rezando e Chimarreando com a Sagrada Família.
Na prática, a atividade do dia 24 contará com a realização de diversas caminhadas com a Imagem de Nossa Senhora. A primeira partirá às 12h de Eldorado do Sul, já em Guaíba as procissões partirão em diferentes horários das comunidades: São Francisco, Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora do Livramento.
A grande concentração ocorrerá, às 16h30 em frente a Prefeitura de Guaíba, seguindo em caminhada pelo Centro até o Parque da Juventude, onde haverá celebração da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler.
Durante a Romaria das Capelinhas, haverá uma cerimonia de comemoração do ano da Vida Religiosa, por isso, o Vicariato de Guaíba une-se a toda a Igreja na oração e no estímulo à vida Religiosa. A sua presença será motivo de alegria nesta festa de fé na vida.