07/12/2016

Ordenação dos Diáconos/ 2016

Na próxima quinta-feira, dia 08 de dezembro, às 20h, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre, a Arquidiocese acolherá seis novos diáconos. Os seminaristas receberão o primeiro grau da Ordem e darão mais um passo em direção ao sacerdócio. Após a celebração, que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, haverá confraternização na cripta da Catedral.
Dos seis candidatos, três são naturais do Vicariato de Canoas: Daniel José da Silva Alves, 31 anos, da Paróquia Santo Antônio (Canoas); Fabiano Schwanck Colares, 30 anos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Sapucaia do Sul); Fausto Gabriel Souza Rodrigues, 27 anos, da Paróquia Santa Luzia (Canoas). Juntos com eles serão ordenados, também: Edivelton Flores Pinto, 33 anos, da Paróquia Nossa Senhora Medianeira (Eldorado do Sul); Gustavo Alves Batista, 26 anos, da Paróquia Nossa Senhora da Salette (Porto Alegre); Tiago Ávila Camargo, 28 anos, da Paróquia Nossa Senhora Medianeira (Eldorado do Sul).
O lema escolhido para a ordenação diaconal é "Fazei tudo o que Ele vos disser!" (Jo 2,5). "O fato de nossa ordenação estar marcada para o dia da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora nos torna atentos ao seu pedido de sermos obedientes ao que Jesus no diz. A frase de Maria nas bodas de Caná vem nos iluminar e orientar neste tempo de preparação para receber com alegria o sacramento da ordem no grau do diaconato", disseram os seminaristas.
Segundo o grupo, cada um está colocando a própria vida a serviço da Igreja, de modo particular da Arquidiocese de Porto Alegre, e principalmente a serviço de Deus na pessoa dos irmãos e das irmãs. "A responsabilidade aumenta e o compromisso é grande, mas estamos confiantes de estarmos fazendo a vontade de Deus para as nossas vidas. Por isso, neste tempo de preparação, contamos mais ainda com todas as orações e auxílios que tantas pessoas estão dispostas a nos ofertar. Deus escolhe, chama e envia em missão. Ei-nos aqui!"

ORDENAÇÃO DIACONAL
Local: Catedral Mãe de Deus (Rua Duque de Caxias, 1047. Centro Histórico, Porto Alegre)
Data: 08/ Dezembro (Quinta-Feira)
Horário: 20h.

Assembleia do Vicariato - Dezembro

A coordenação de pastoral convida para a Assembléia do Vicariato de Canoas, que será realizado no dia 10 de dezembro (sábado), às 8h30, na Paróquia Matriz São Luís Gonzaga, em Canoas.
Será realizado o fechamento do ano e após uma confraternização, com todos os líderes.
O Vicariato convida à todas as lideranças de movimento, pastorais e serviços, para juntos vivermos a unidade de Cristo.

Evento no Facebook: Clique Aqui!

ASSEMBLÉIA DO VICARIATO
Local: Paróquia São Luís Gonzaga (Rua Cônego José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Data: 10/ Dezembro (Sábado)
Horário: 8h30

05/12/2016

Formatura do Curso de Teologia Popular

O Vicariato de Canoas convida para a Santa Missa de Formatura do Curso de Teologia Popular, que acontecerá no dia 10 de dezembro (sábado), às 15h, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Canoas, presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Porto Alegre.
Esta que é a 8ª turma do CTP, onde se estiveram realizando suas formações desde 2015, com encontros mensais.

MANDATO MINISTROS:
Local: Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rua Engenheiro Rebouças, 131. São Luís, Canoas)
Data: 10/ Dezembro (Sábado)
Horário: 15h.

Dia Nacional da Pastoral da Criança

Dia da Pastoral da Criança, celebrado em cinco (05) de dezembro, é comemorado juntamente ao Dia Internacional do Voluntário. Data em que renovamos o nosso compromisso em construir um mundo melhor e, reconhecemos e homenageamos o esforço daqueles que se dedicam a levar vida plena a todas as crianças.
Com o apoio e o esforço de cada um dos voluntários, a Pastoral da Criança, desde sua fundação, desempenha um papel essencial em prol da sociedade brasileira e de outros 17 países. A rede de voluntários, formada por mais de 180 mil pessoas, que dedicam seu tempo e conhecimento pelas crianças, são a alma da Pastoral.
Em sua entrevista, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Veneranda Alencar, destaca o poder transformador de cada voluntário, tanto para a comunidade, quanto para sua própria vida - ao estimular a autoconfiança e a autoestima das pessoas.

Qual é a importância dos voluntários para a Pastoral da Criança?
Os voluntários são a força que move a Pastoral da Criança. Eles unem fé e vida para transformar a realidade ao seu redor. Eles, também, são testemunhas de solidariedade junto às famílias, respondendo o chamado de Jesus para viver uma vocação de auxílio ao próximo e ajudam a conquistar os seus direitos de cidadãos. O voluntariado da Pastoral da Criança, iluminado pela fé e movido pelo amor de Deus, contribui ativamente para a história da salvação a partir da realidade em que vivem. É Jesus o enviado do Pai, que também os envia em missão e os conduz pelo Espírito Santo.

Fonte: https://www.pastoraldacrianca.org.br/voluntario

Solenidade da Imaculada Conceição

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.
A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo. Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”. A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.
Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova