16/01/2016

Setor da Juventude/ Janeiro 2016

Estiveram reunidos no dia 16 de Janeiro, às 9h, na Paróquia Matriz São Luís Gonzaga, em Canoas, o Setor da Juventude do Vicariato Episcopal de Canoas.
Com a presença de representantes da Juventude das Paróquias e dos Movimentos, junto com o Vigário Episcopal Pe. Darley José Kummer foi passado o Calendário do Setor para o Ano de 2016, bem como:
Procissão de Navegantes, Jornada Mundial da Juventude, Jornada Arquidiocesana da Juventude e Assembléia da Juventude.
Também foram propostas algumas ações para serem realizadas no Vicariato, em conjunto com o Ano Santo da Misericórdia. 


Posse Pe. Claudio, Paróquia Nossa Senhora Aparecida/ Canoas

Na sexta-feira, dia 15 de Janeiro de 2016, Dom Jaime Spengler, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, presidiu a celebração Eucarística na qual o Pe. Cláudio D'Angelo Castro tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Canoas. A Celebração contou com a presença de padres, diáconos, seminaristas da Arquidiocese, além da comunidade local.
O rito de posse iniciou com a Acolhida da c
omunidade ao Arcebispo e ao novo Pároco, logo após ocorreu a leitura das Provisões e a Renovação das Promessas Sacerdotais do Padre Cláudio. Antes da Proclamação do Evangelho, Pe. Cláudio recebeu das mãos de Dom Jaime o Evangeliário, como sinal do compromisso que o novo Pároco tem com a transmissão da alegria da Boa Nova de Jesus Cristo.
Em sua homilia, Dom Jaime, destacou a grande população contida no bairro Guajuviras e o cuidado que o pastor deve ter com suas ovelhas. Também acolheu o Diácono Bruno que fará seu Ano Pastoral na comunidade e agradeceu a Deus pelo trabalho realizado nos últimos dois anos pelo Pe. Moisés.
Após feita a profissão de fé e o juramento de fidelidade, Dom Jaime passou ao Novo Pároco as chaves da Igreja, ao qual foi realizado a abertura simbólica das portas do templo. Na sequencia, os padres receberam o batistério, a estola roxa e as chaves do sacrário, no comprometimento com os Sacramentos do Batismo, Reconciliação e Eucaristia.
Ao fim da celebração membros da comunidade acolheram o Pároco na comunidade. Por fim, Pe. Cláudio agradeceu a Dom Jaime e ao Seminário, pelo carinho e afeto durante o ano de 2015.
Ao término da celebração, a comunidade fez uma confraternização no Salão Paroquial.

Demais Fotos: Clique Aqui!

12/01/2016

Boletim do Vicariato - Janeiro


Posse Padre Gustavo, Paróquia São Pedro

Na sexta-feira, dia 08 de Janeiro de 2016, Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, presidiu a celebração Eucarística na qual o Pe. Gustavo Haupenthal tomou posse como Pároco da Paroquia São Pedro, em Sapucaia do Sul. A Celebração contou com a presença de padres, diáconos da Arquidiocese, além da grande comunidade local.
O rito de posse iniciou com a leitura das Provisões e a Renovação das Promessas Sacerdotais do Padre Gustavo. Antes da Proclamação do Evangelho, Pe. Gustavo recebeu das mãos de Dom Leomar o Evangeliário, como sinal do compromisso que o novo Pároco tem com a transmissão da alegria da Boa Nova de Jesus Cristo. Em sua homilia, Dom Leomar ressaltou que Deus é Paciente e que a comunidade é o local onde se vive concretamente o amor de Deus. Após feita a profissão de fé e o juramento de fidelidade, Dom Leomar passou ao Novo Pároco e ao atual Vigário Paroquial, Pe. Ênio da Rocha Dias, as chaves da Igreja, ao qual for realizado a abertura simbólica das porta do templo. Na sequencia, os padres receberam o batistério, a estola roxa e as chaves do sacrário, no comprometimento com os Sacramentos do Batismo, Reconciliação e Eucaristia.
Ao fim da celebração, Dom Leomar agradeceu o trabalho realizado pelo Pe. Silmar Possa Nesse sentido, Pe. Gustavo foi acolhido por membros da paróquia e o Pe. Gustavo agradeceu a Dom Leomar e a Comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Guaíba, pelo carinho e afeto durante o ano de 2015. 
Ao término da celebração, a comunidade fez uma confraternização no salão paroquial.

Demais Fotos: Clique Aqui!

Posse Pe. Darley, Paróquia São Luís Gonzaga

Na sexta-feira, dia 08 de Janeiro de 2016, Dom Jaime Spengler, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, presidiu a celebração Eucarística na qual o Vigário Episcopal, Pe. Darley José Kummer, tomou posse como Pároco da Paroquia Matriz São Luís Gonzaga, em Canoas. A Celebração contou com a presença de padres, diáconos, além da grande comunidade local.
O rito de posse iniciou com a leitura das Provisões e a Renovação das Promessas Sacerdotais do Padre Darley. Antes da Proclamação do Evangelho, Pe. Darley recebeu das mãos de Dom Jaime o Evangeliário, como sinal do compromisso que o novo Pároco tem com a transmissão da alegria da Boa Nova de Jesus Cristo. Em sua homilia, Dom Jaime ressaltou que Deus não falha, em suas decisões e que a comunidade é o local onde se vive concretamente o amor de Deus. Após feita a profissão de fé e o juramento de fidelidade, Dom Jaime passou ao Novo Pároco as chaves da Igreja, ao qual for realizado a abertura simbólica das porta do templo. Na sequencia, os padres receberam o batistério, a estola roxa e as chaves do sacrário, no comprometimento com os Sacramentos do Batismo, Reconciliação e Eucaristia.
Ao fim da celebração, Dom Jaime agradeceu o trabalho realizado pelo Pe. João Carlos (Joca), que no último ano foi pároco da comunidade. Nesse sentido, Pe. Darley foi acolhido por membros da paróquia. Ao término da celebração, a comunidade fez uma confraternização no salão paroquial.

Demais Fotos: Clique Aqui!

Curso do Evangelho de Lucas


Posse Pe. Flávio Steffen, Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio


Na quarta-feira, dia 06 de Janeiro de 2016, Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, presidiu a celebração Eucarística na qual o Pe. Flávio Steffen tomou posse como Pároco e o Pe. Juliano Heck foi apresentado como Vigário Paroquial da Paroquia Nossa Senhora do Caravaggio, em Canoas. A Celebração contou com a presença de padres, diáconos, das comunidades Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Graças, de Canoas, além da grande comunidade local.
O rito de posse iniciou com a leitura das Provisões e a Renovação das Promessas Sacerdotais dos Padre Flávio e Juliano. Antes da Proclamação do Evangelho, Pe. Flávio recebeu das mãos de Dom Leomar e o Evangeliário, como sinal do compromisso que o novo Pároco tem com a transmissão da alegria da Boa Nova de Jesus Cristo. Em sua homilia, Dom Leomar ressaltou que Deus é Amor e que a comunidade é o local onde se vive concretamente o amor de Deus. Após feita a profissão de fé e o juramento de fidelidade, Dom Leomar passou ao Novo Pároco as chaves da Igreja, ao qual for realizado a abertura simbólica das porta do templo. Na sequencia, os padres receberam o batistério, a estola roxa e as chaves do sacrário, no comprometimento com os Sacramentos do Batismo, Reconciliação e Eucaristia.
Ao fim da celebração, Dom Leomar agradeceu o trabalho realizado pelo Pe. Edgar Weber, que nos últimos 25 anos foi pároco da comunidade e pediu que, mesmo atendendo a três paróquias, os padres formassem uma única comunidade. Nesse sentido, Pe. Flávio e Pe. Juliano foram acolhidos por membros da paróquia e o Pe. Flávio agradeceu a Dom Leomar e aos presentes, reafirmando o compromisso com Cristo e a Igreja, com o projeto de renovação paroquial da Arquidiocese, fazendo com que a Paróquia seja, de fato, uma comunidade cristã. Ao término da celebração, a comunidade fez uma confraternização no salão paroquial.

Demais fotos: Clique Aqui!