27/08/2016

IIIº Simpósio de Espiritualidade e Saúde


A série de atividades sobre Saúde e Espiritualidade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre chega à terceira edição. 
Após discutir a possibilidade de aliar as duas áreas e dedicar um evento ao perdão, o tema central deste ano é a reconciliação. Reconciliação e Paz vai reunir em Porto Alegre autoridades no assunto.
Nelson Jobim, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, da Justiça e da Defesa, fará a palestra de abertura, seguido pelo monge beneditino e escritor alemão Anselm Grün, autor de mais de 300 obras sobre espiritualidade, traduzidas para 30 idiomas e com mais de 15 milhões de exemplares vendidos.
Além de Nelson Jobim e Anselm Grün, a presença de outros convidados já está confirmada para um bate-papo surpresa com o público.
A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.
Informações: reconciliacaoepaz.com
Evento no Facebook: Clique Aqui!

22/08/2016

Encontro Vocacional, reúne jovens e adultos

No dia 21 de agosto (domingo), aconteceu o Iº Encontrão Vocacional, do Vicariato de Canoas, na Paróquia Matriz São Luís Gonzaga, em Canoas. 
O primeiro encontro que iniciou as 9h, reuniu Coroinhas, Jovens e Animadores Vocacionais, de todo o Vicariato, e teve como objetivo o despertar da vocação na família e nas comunidades paroquiais, com dinâmicas, música, teatro, palestra e testemunhos.
O encontro encerrou com a Santa Missa, às 16h, celebrada pelo padre João Carlos, pároco da Paróquia Santo Inácio de Loyola, em Esteio, e referencial das Vocações no Vicariato, onde deu enfase no discernimento e apoio das vocações das crianças:

"Nós animadores vocacionais, devemos motivar cada vez mais as crianças e jovens no valor de permanecerem juntos à Igreja, e com Jesus Cristo." (Pe. João Carlos)

Carta aos Religiosos/ 2016


Aos Estimados (as) Religiosos (as) de Vida Consagrada!

"Não ardia o nosso Coração quando ele nos falava pelo Caminho, quando nos explicava as Escrituras..." (Lucas 24,32)

Ao celebrarmos o dia Nacional dos Religiosos (as) de Vida Consagrada, renovamos a satisfação pela presença de todos em nossa região do Vicariato de Canoas.
O Papa Francisco nos desafia e anima: "O Senhor nos chama para vivermos com mais coragem e generosidade nas Comunidades e nas Casa. Certamente não é uma coisa simples, são necessários critérios, responsabilidade e também coragem. Fazemos tanto, talvez sejamos chamados a fazer mais, acolhendo e partilhando a decisão do que a Providência nos doou para servir".
Agradecemos tua generosidade, ousadia e alegria em viver a vocação com fidelidade, amor e ternura, sob a proteção de Maria, na graça do Espírito Santo, dando testemunho de vida plena.
Portanto, nos alegramos pela tua presença na vida em Comunidade Religiosa e na Comunidade "Casa Comum", onde, conviver, celebras e apoias os desafios paroquiais dos projetos e perspectivas pastorais, que auxiliam na motivação e convivência, de nosso Povo amado de Deus.


Obrigado pela presença entre nós!
Atenciosamente,

Pe. Darley José Kummer
Vigário Episcopal de Canoas

Religiosos celebram o Dia da Vida Consagrada

No dia 20 de agosto (sábado), o Vicariato de Canoas celebrou o Dia Nacional da Vida Religiosa Consagrada, na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, Mãe de Deus, às 18h30, na Paróquia Matriz São Luís Gonzaga, em Canoas, com as congregações religiosas.
A celebração contou com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida e de Dom Donizeti, bispo auxiliar de Porto Alegre, onde enfatizou em sua homilia a importância dos religiosos em meio a sociedade atual.

"Vivemos em uma época em que a presença dos religiosos e religiosas em nossas comunidades e vilas, dão sinal do mesmo Sim de Maria, ao Senhor. [...] A exemplo de Maria devemos gritar ao mundo: 'A minha alma engrandece ao Senhor, o meu espírito exulta em Deus meu Salvador!'"
(Dom Donizeti, bispo auxiliar de Porto Alegre)

Estiveram presentes na celebração representantes de doze congregações de vida religiosa consagrada, do Vicariato de Canoas.

Demais Fotos: Clique Aqui!

Rota 300 - Despedida de Nossa Senhora

Aconteceu em nosso Vicariato de Canoas, de março à agosto, a passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, onde percorreu todas as Paróquias, Famílias, Escolas, Hospitais, e demais locais. Esta é a forma de retribuir a visita dos romeiros que vão ao Santuário e também de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de estar, na Casa da Mãe Aparecida.
Por onde a Imagem passou deixou fortes emoções nos fiéis e devotos, além de muita alegria, fotos, música, testemunhos, etc, tudo isso, em comemoração aos 300 anos de aparição, que será celebrado em 2017, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.
Em sua última semana, esteve exposta nos corredores da Escola Maria Auxiliadora (15 e 16 de agosto) e Escola La Salle Canoas (17 e 18 de agosto), ambas em Canoas. No dia 19 esteve exposta no Calçadão, no Centro de Canoas.
No domingo, dia 21 de agosto, algumas famílias, da Paróquia São Luís Gonzaga, levaram a Imagem para o Vicariato de Gravataí, onde aconteceu a Romaria das Vocações, dando sequencia à sua peregrinação.

Fotos Auxiliadora: Clique Aqui!
Fotos La Salle: Clique Aqui!
Fotos Calçadão: Clique Aqui!