22/04/2019

6ª Romaria Vocacional de Comunidades

O Vicariato de Canoas convida a todas as comunidades paroquiais para a 6ª Romaria Vocacional de Comunidades, que acontecerá no dia 27 de abril, às 15h. 
A primeira edição da Romaria de Comunidades aconteceu em agosto de 2007, na cidade de Canoas, como prioridade a oração pela juventude e a catequese. Nos anos seguintes aconteceram algumas edições da romaria de comunidades, em áreas diferentes e rezando por pastorais e movimentos específicos. 

Neste ano de 2019 o Vicariato retomará as Romarias de Comunidades, com a sua 6ª edição, tendo como oração as vocações, a juventude e as comunidades paroquiais, propondo como tema “Inspirados em Maria, gerando vocações a serviço de uma nova sociedade” e o lema “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a todas as pessoas” (Marcos 16,15).

A Celebração Eucarística acontecerá junto com a caminhada da 6ª Romaria Vocacional de Comunidades, iniciando as 15h na Paróquia Nossa Senhora das Graças, dirigindo-se até a Paróquia São Luís Gonzaga, ambas em Canoas, com a presença de Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar de Porto Alegre.

Trajeto da Romaria: Paróquia Nossa Senhora das Graças, Rua Expedicionário, Rua Venâncio Aires, Rua Humaitá, BR-116, Av. Vitor Barreto, Av. Guilherme Schell, Rua Farias Brito, Rua Cônego José Leão Hartmann e Paróquia São Luís Gonzaga.

Acontecerá um Gesto Concreto com arrecadação de Fraldas Infantis (até 2 anos) e Alimentos não perecíveis, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, que serão distribuídos para Comissão da Justiça, Paz e Caridade do Vicariato de Canoas e para a Pastoral da Criança.

Em caso de chuva a Celebração Eucarística acontecerá na Paróquia São Luís Gonzaga, às 15h.

Convide sua comunidade, vista sua camiseta, traga a sua bandeirinha (cores: Canoas - Vermelho; Esteio - Azul; Nova Santa Rita - Verde; Sapucaia do Sul - Amarelo) e vamos juntos rezar pelas nossas comunidades.

3ª Festa da Divina Misericórdia

O Santuário São Cristóvão convida para a 3ª Festa da Divina Misericórdia, que acontecerá no dia 28 de abril (domingo), das 14h às 19h, com o tema: "Antes de vir como juiz, venho como o Rei da Misericórdia".

Programação:
14h: Acolhida.
14h30: Reflexão sobre a Divina Misericórdia, confissão e dia de receber a indulgencia plenária.
15h: Terço da Divina Misericórdia.
15h30: Adoração ao Santíssimo Sacramento.
16h: Palestra.
19h: Missa e bênção das imagens do Jesus Misericordioso (trazer as imagens).

A equipe organizadora pede um 1kg de alimento para o Projeto São Lourenço.

A Novena em preparação à Festa da Divina Misericórdia acontecerá de 19 à 27 de abril, às 18h30 no Santuário São Cristóvão em Canoas.

Oi, Páscoa!

Monsenhor Darley José Kummer
Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas

Você é um momento novo em nossas vidas!

Momento este que nos faz caminhar nos Passos do Mestre Jesus Cristo que nos convidou a fazermos a passagem dos atos obscuros para as atitudes transparentes de nossa vida (Êxodo).
'Banhados em Cristo, somos novas criaturas, as coisas antigas já se passaram...'
Portanto, queridos amigos (as) a vivência da Páscoa cria em nós perspectivas novas de esperanças nos olhos e projetos que necessitam de nossa presença e participação.
Somos convidados a nos desinstalar e sermos uma resposta sincera e sóbria mediante aos desafios que encontramos em nossas realidades de Comunidades.

Tenha a certeza: "O Ressuscitado vive entre nós! Aleluia!
Feliz e abençoada Páscoa a todos!

Lições da Campanha da Fraternidade 2019

CNBB, Texto - Base da Campanha da Fraternidade 2019 (adaptação)

O QUE É?
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB) iniciou no dia 06 de março (quarta-feira de cinzas) a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). 
Com esta campanha a Igreja quer: “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.

LIÇÕES PRÁTICAS...
Muitas vezes estudamos a Campanha da Fraternidade, mas não a colocamos em prática, por isso segue algumas orientações para exercer nossa responsabilidade com a Casa Comum:
1. Estabeleça uma conversa com a família, pastoral e comunidade paroquial sobre o direito de uma família, segurança, educação e assistência médica. 
2. Estimule atividades do dia-a-dia, como por exemplo: fazer separação do lixo, compostagem (resíduos orgânicos), não estacionar em local proibido, respeitar a faixa de pedestre, o semáforo, dar o lugar no ônibus, no trem, ou na fila, para aqueles que necessitam, partilhar o que tem em excesso, oferecer os seus dons a serviço da comunidade (como em trabalhos sociais), organizar uma horta comunitária, etc.
3. Para que os direitos de cada um sejam garantidos, é importante haver respeito e um olhar atento para o próximo, pois as conquistas devem ser coletivas.
4. Conheça e entenda a administração da sua cidade, visitando a Prefeitura e a Câmara Municipal. Participe com das audiências públicas e mostre que esses momentos são de espaço aberto para toda a comunidade.
5. Políticas Públicas são todas as ações que promovem bem estar e qualidade de vida nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança.
6. Estimule a compreensão de todos do que é ser um cidadão/cristão, orientando que todos devem se responsabilizar para o cuidado com a Casa Comum.

Formação Arquidiocesana da Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária, realizou no dia 6 de abril (sábado) a Formação Arquidiocesana da Pastoral Carcerária, na Sede do Vicariato de Canoas, das 8h às 17h.
O encontro contou com a participação da coordenadora arquidiocesana da Pastoral Carcerária, Tatiana Kaczmarek, e teve participação de jovens, agentes da social, seminaristas e padres, dos Vicariatos de Canoas, Guaíba e Gravataí.
O objetivo do encontro foi a partilha de informações e conhecimentos, esclarecer e tirar as dúvidas sobre a pastoral e a prática da visita aos presídios.