CNBB, Texto - Base da Campanha da Fraternidade 2019 (adaptação)
O QUE É?
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou no dia 06 de março (quarta-feira de cinzas) a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).
Com esta campanha a Igreja quer: “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.
LIÇÕES PRÁTICAS...
Muitas vezes estudamos a Campanha da Fraternidade, mas não a colocamos em prática, por isso segue algumas orientações para exercer nossa responsabilidade com a Casa Comum:
1. Estabeleça uma conversa com a família, pastoral e comunidade paroquial sobre o direito de uma família, segurança, educação e assistência médica.
2. Estimule atividades do dia-a-dia, como por exemplo: fazer separação do lixo, compostagem (resíduos orgânicos), não estacionar em local proibido, respeitar a faixa de pedestre, o semáforo, dar o lugar no ônibus, no trem, ou na fila, para aqueles que necessitam, partilhar o que tem em excesso, oferecer os seus dons a serviço da comunidade (como em trabalhos sociais), organizar uma horta comunitária, etc.
3. Para que os direitos de cada um sejam garantidos, é importante haver respeito e um olhar atento para o próximo, pois as conquistas devem ser coletivas.
4. Conheça e entenda a administração da sua cidade, visitando a Prefeitura e a Câmara Municipal. Participe com das audiências públicas e mostre que esses momentos são de espaço aberto para toda a comunidade.
5. Políticas Públicas são todas as ações que promovem bem estar e qualidade de vida nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança.
6. Estimule a compreensão de todos do que é ser um cidadão/cristão, orientando que todos devem se responsabilizar para o cuidado com a Casa Comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário