21/07/2018

Nota de repúdio Contra o Aborto

O arcebispo de Porto Alegre Dom Jaime Spengler encaminhou uma nota de repúdio ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que manifesta críticas a ação que tenta descriminalizar o aborto até a décima segunda semana de gestaçãoAjuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em março deste ano, a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442  alega que os dispositivos, que criminalizam o aborto provocado pela gestante ou realizado com sua autorização, violam os princípios e direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal. No texto, assinado por Dom Jaime Spengler, Dom Leomar Antonio Brustolin, Dom Aparecido Donizeti de Souza, Dom Adilson Pedro Busin e demais bispos auxiliares, os religiosos afirmam que "reconhecem a dignidade das mulheres, e apoiam toda superação da violência e da discriminação por elas sofridas, mas alegam que o aborto jamais pode ser considerado um direito da mulher ou do homem, sobre a vida do nascituro".

Confira a nota completa:
"Nota de repúdio ao Supremo Tribunal Federal, contra as razões da ADPF 442 e contra o seu intento de descriminalizar o aborto até a décima segunda semana de gestação, mediante via judicial.
A Arquidiocese de Porto Alegre (RS), por meio do seu Arcebispo Diocesano, Dom Jaime Spengler, com seus Bispos Auxiliares Dom Leomar Antonio Brustolin, Dom Aparecido Donizeti de Souza e Dom Adilson Pedro Busin, vem manifestar seu repúdio às razões da ADPF 442, reiterando os argumentos que foram apresentados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em 11 de abril de 2017:
1. Defendemos a integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural e condenamos, assim, todas e quaisquer iniciativas que pretendam legalizar o aborto no Brasil. O debate em torno dessa questão deve estar primordialmente marcado por um grito amoroso em favor da vida. No entanto, o que, infelizmente, se percebe é um grito necrófilo de morte à vida e sua originalidade.
2. Reconhecemos a dignidade das mulheres, e apoiamos toda superação da violência e da discriminação por elas sofridas, porém, aborto jamais pode ser considerado um direito da mulher ou do homem, sobre a vida do nascituro. A ninguém pode ser dado o direito de eliminar outra pessoa.
3. Repudiamos atitudes antidemocráticas que, atropelando o Congresso Nacional, exigem do Supremo Tribunal Federal uma função que não lhe cabe, que é legislar. As instâncias de uma democracia solidamente constituída têm como tarefa primordial a defesa e promoção dos direitos humanos, tutelando o valor maior que é o direito à vida. Uma consolidada democracia não pode rejeitar a dignidade de todos os seres humanos.
4. Cremos que o direito à vida é o mais fundamental dos direitos e, por isso, mais do que qualquer outro, deve ser protegido e promovido. Ele é um direito intrínseco à condição humana e não uma concessão do Estado. Os Poderes da República têm obrigação de garanti-lo e defendê-lo. O Projeto de Lei 478/2007 _ "Estatuto do Nascituro", em tramitação no Congresso Nacional, que garante o direito à vida desde a concepção, deve ser urgentemente apreciado, aprovado e aplicado.
5. Apoiamos um combate as causas do aborto, através da implementação e do aprimoramento de políticas públicas que atendam eficazmente as mulheres, nos campos da saúde, segurança, educação sexual, entre outros, especialmente nas localidades mais pobres do Brasil. Espera-se do Estado maior investimento e atuação eficaz no cuidado das gestantes e das crianças.
Diante disso, afirmamos que o aborto não é uma conquista, mas é um drama social que corrói as mesmas raízes da convivência humana: "o aborto direto, isto é, desejado como fim e como meio, constitui sempre uma desordem moral grave, enquanto morte deliberada de um ser humano inocente". (Papa João Paulo II, Evangelium Vitae 62).
Rogamos, portanto, ao Supremo Tribunal Federal, a defesa da vida desde a concepção até o seu ocaso natural e a garantia das prerrogativas do Congresso Nacional como a instância legitimada para regular a matéria. Conclamamos nossas comunidades a unirem-se em oração e a se mobilizarem, promovendo atividades pelo respeito da dignidade integral da vida humana. Confiamos a Maria, Mãe de Jesus, o povo brasileiro, pedindo as bênçãos de Deus para as nossas famílias, especialmente para as mães e os nascituros.

Porto Alegre, 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, do ano 2018.
Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre

Dom Leomar Antonio Brustolin, Dom Aparecido Donizeti de Souza e Dom Adilson Pedro Busin, Bispos Auxiliares

20/07/2018

Ordenação Episcopal de Pe. Silvio Guterres


No próximo domingo, dia 22 de julho, a Igreja do Rio Grande do Sul celebra a Ordenação Episcopal do Padre Silvio Guterres Dutra, nomeado pelo Papa Francisco, no dia 9 de maio, o novo Bispo da Diocese de Vacaria. A Missa festiva será realizada, às 15h, no Ginásio dos Metalúrgicos (anexo à Igreja Cristo Rei, localizada na Av. Cruz de Malta, 1201 - Centro), em Charqueadas, com a presença do Clero, de familiares e amigos e de toda a comunidade da região. Participam da celebração como Bispo Ordenante, Dom Jaime Spengler (Arcebispo de Porto Alegre), e como Bispos Co-ordenantes, Dom Jacinto Bergmann (Arcebispo de Pelotas e padrinho de ordenação presbiteral) e Dom Irineu Gassen (Bispo Emérito de Vacaria).
O início da Missão de Padre Silvio, em Vacaria, será no dia 5 de agosto (domingo), na Catedral Nossa Senhora da Oliveira (Rua Borges de Medeiros, 1335), Centro de Vacaria, às 15h. “Quero transmitir, a todos e a todas, a minha palavra de alegria, em poder integrar essa Diocese. Tenho muitas expectativas, sim, mas também muita esperança. Alguma coisa de muito bom está dentro do meu coração quando eu penso na possibilidade de começar um novo caminho com vocês”, foi a mensagem de Padre Silvio, dirigida ao Povo de Deus da Diocese de Vacaria. Para a cerimônia do próximo domingo, dia 22, é pedido que as pessoas e famílias presentes, que puderem, levem um prato com salgados ou doces que serão partilhados entre todos, durante a confraternização, ao final da celebração. Haverá bebidas à venda no local.

Caminhada
Reitor do Seminário Maior de Viamão (RS) e filho do presbitério da Arquidiocese de Porto Alegre, Padre Silvio será o sétimo Bispo da Diocese de Vacaria, substituindo Dom Irineu Gassen que, ao completar 75 anos, teve seu pedido de renúncia acolhido. Nascido em Encruzilhada do Sul no ano de 1966, o sacerdote completa, em dezembro de 2018, 25 anos de ordenação presbiteral.
Em 1993, o Padre Silvio assumiu, em Camaquã, sua primeira paróquia, como vigário. Como pároco, já passou pelas paróquias Santa Ana, Nossa Senhora do Montserrat, Madre Teresa de Calcutá, em Porto Alegre, e Nossa Senhora de Fátima, em Guaíba. Assumiu como vice-reitor do Seminário Maior de Viamão em 2012, e como reitor em 2013.
“Eu sou apaixonado pela Pastoral, pela ação cotidiana da Igreja. Pelo envolvimento com os grupos e com as pessoas. Encanta-me muito a vida de comunidade, a dinâmica da comunidade, e até um pouco da agitação da comunidade.”, declarou o novo Bispo da Diocese de Vacaria.
Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3 da CNBB, ao agradecer a dedicação de seu presbítero, após a sua nomeação pela Nunciatura Apostólica do Brasil declarou: “O ministério ordenado vale a pena quando o coração não é pequeno. Quando existe generosidade e abertura de coração, e isto tu tens, que Deus te ilumine!”.
(Fotos: Diocese de Vacaria e arquivo pessoal)

16/07/2018

61ª Festa de São Cristóvão

O Santuário São Cristóvão de Canoas, juntamente com o seu pároco e festeiros, convidam para a novena e 61ª São Cristóvão, que inicia no dia 20 de julho e encerra com o almoço festivo no dia 29 de julho, com o tema: Cristão leigos e leigas na Igreja e na Sociedade.
A comunidade convida a todos a participarem da Ação Solidária com doações de alimentos, limpeza e material de higiene em todas as celebrações que serão destinados para o Projeto São Lourenço e Seminários (Gravataí e Viamão).

Programação:
20/ Julho (Sexta-Feira) - 19h30
Tema: O cristão leigo, sujeito na igreja e no mundo - esperanças e angustias
Pregador: Pe. Darley Kummer
21/ Julho (Sábado) - 19h
Tema: Leigo e leiga sujeito eclesial - discípulos missionários e cidadãos do mundo
Pregador: Pe. Blásio Jacob
22/ Julho (Domingo) - 19h
Tema: Igreja comunidade missionária
Pregador: Pe. Cláudio D'Angelo Castro
23/ Julho (Segunda-Feira) - 19h30
Tema: Uma espiritualidade encarnada
Pregador: Pe. Lizandro Goularte
24/ Julho (Terça-Feira) - 19h30
Tema: A presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil
Pregador: Frei Wilson Dallagnol
25/ Julho (Quarta-Feira) - 19h30
Tema: Formação do laicato
Pregador: Pe. Juliano Heck
26/ Julho (Quinta-Feira) - 19h30
Tema: Ação transformadora dos cristãos leigos e leigas no mundo
Pregador: Pe. Cristiano da Rosa
27/ Julho (Sexta-Feira) - 19h30
Tema: A ação dos cristãos leigos e leigas nos areópagos modernos
Pregador: Pe. Tiago Camargo
28/ Julho (Sábado) - 19h
Tema: Indicativos e encaminhamentos de ações pastorais
Pregador: Pe. Rafael martins Fernandes

29/ Julho (Domingo)
8h: Missa Festiva
        Tema: Cristão leigos e leigas na Igreja e na Sociedade
        Pregador: Dom Dadeus Grings
9h: Carreata
12h: Almoço Festivo

PARÓQUIA SÃO CRISÓVÃO
Local: Rua Tupi, 228. Igara, Canoas.
Telefone: (51) 3477.1908

Encontro de Assessores da Infância e Adolescência Missionária

A Arquidiocese de Porto Alegre, juntamente com a Coordenação da Infância e Adolescência Missionária (IAM), realizaram no Vicariato de Canoas um encontro de assessores, para os membros do IAM e os demais que desejam conhecer o projeto.
O encontro acontecerá na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Sapucaia do Sul, nos dias 20, 21 e 22 de julho, de sexta à domingo, com hospedagem nas famílias da paróquia e será aberto para o clero, religiosos, leigos e leigas maiores de 16 anos. Valor do encontro R$ 60,00 com alimentação.
As inscrições encontram-se na secretaria do Vicariato de Canoas ou pelo e-mail: missoes@cnbb3.org.br. Maiores informações com o Coordenador Arquidiocesano (COMIDI), Pe. Loivo Kochhann.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Local: Rua Marques Montalvão, 125. Três Portos, Sapucaia do Sul
Telefone: (51) 3451.6788

Cúria Legião de Maria


A Coordenação da Legião de Maria do Vicariato de Canoas convida a todas as lideranças paroquiais para o Encontro Mensal da Legião de Maria, que acontecerá no dia 19 de julho (quinta-feira), na Sede do Vicariato de Canoas, das 14h às 16h.

CÚRIA LEGIÃO DE MARIA
Local: Sede Vicariato de Canoas (Rua Côn. José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Data: 19/ Julho (Quinta-Feira)
Horário: 14h

9º Encontro de Dependentes Químicos

Entre os dias 20 e 22 de julho, em Porto Alegre, no Instituto São Francisco (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Bairro Rubem Berta - Porto Alegre) será realizado o 9º Encontro de Graduados de Dependência Química do RS
A realização do encontro de graduados tem a intenção de promover e incentivar a recuperação de pessoas que sofrem com a dependência química, de modo a dar visibilidade às pessoas que já se encontram em abstinência e que vivem felizes sem o uso de drogas, com autoestima elevada e qualidade de vida. Além disto, o encontro visa à prevenção à recaída destes indivíduos. 
O encontro, que reúne pessoas de diversas partes do Estado, propicia a vivência do tripé que mantem a recuperação de todos: oração, trabalho e disciplina. É um momento de trocas de experiência e convivência com seus pares, onde é possível se olhar no outro para visualizar a si mesmo, questionando as condutas e avançando rumo à sobriedade.

189º Cenáculo de Maria

Aconteceu de 01 a 03 de junho no Colégio Santo Inácio de Loyola, em Salvador do Sul/ RS o 189º curso do Cenáculo de Maria, organizado pelo Vicariato de Canoas.
É a família do Cenáculo de Maria frutificando pelas nossas comunidades, onde cerca de noventa pessoas tiveram a experiência do reencontro da fé, a exemplo de Maria.
A missa de chegada foi realizada no domingo, dia 3 de junho na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Canoas.

Luis Carlos Coelho é ordenado Sacerdote

No dia 22 de junho, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Sapucaia do Sul, foi celebrada a ordenação de Luis Carlos Coelho, oriundo do Seminário Maior de Viamão.
O neo sacerdote iniciou a sua caminhada rumo ao sacerdócio ainda bastante jovem, no Grupo de Jovens Apóstolos do Senhor, onde percebeu a sua vocação. 
A Missa da ordenação presbiteral foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Spengler, com a presença de familiares e amigos, e do clero de Porto Alegre. A primeira Missa do padre Luis Carlos Coelho foi celebrada no domingo, dia 24 de junho, na mesma paróquia. 

Fonte: ArquiPoa

Capelinhas realizam Chá Beneficente

Aconteceu no dia 11 de julho, na sede do Vicariato de Canoas, o Chá Beneficente organizado pelos (as) Missionários (as) de Capelinhas, contando com a presença de 250 pessoas.
O chá iniciou as 15h com as bênçãos dos padres presentes, teve ao longo da tarde bingo e sorteio de alguns brindes. Todo o lucro arrecadado será para financiar a Romaria das Capelinhas e Vocacional, que ocorrerá em Outubro.

Demais fotos: Clique Aqui!