17/10/2018

Encerramento 11ª Doutrina Social da Igreja

Dom Agenor Girard - Patrono do 11º Curso DSI
O Vicariato de Canoas, juntamente com os Diáconos, convidam a todas as comunidades para a celebração de encerramento do 11º Curso de Doutrina Social da Igreja (DSI), que acontecerá no dia 29 de outubro  às 19h30, na Paróquia Imaculado Coração de Maria em Esteio. 
A 11º edição do curso teve como patrono da Doutrina Social da Igreja, Dom Agenor Girardi (1952-2018, que foi bispo no Vicariato de Canoas. A Celebração Eucarística será presidida por Dom Aparecido Donizete e contará com a presença dos participantes do curso, juntamente com seus familiares e amigos.

ENCERRAMENTO DSI
Local: Rua Coração de Maria, 120. Centro, Esteio
Data: 29/ Outubro (Segunda-Feira)
Horário: 19h30

Hora de Oração pelos Sacerdotes

A Hora de Oração pelos Sacerdotes rezam e promovem a oração pela santificação dos sacerdotes ordenados, suplicando a graça da fecundidade e a perseverança no ministério apostólico, e que aumentem mais vocações sacerdotais para a Igreja. Em comunhão com a Igreja é realizado um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.
A Igreja precisa de numerosos e santos presbíteros que sejam "homens consagrados a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, para pregar o Evangelho, apascentar os fiéis e celebrar o culto divino, como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento" (LG 28). Rezemos também pela perseverança dos seminaristas e para que muitos outros jovens respondam com generosidade ao chamado do Senhor à vocação sacerdotal.
No Vicariato de Canoas à Hora de Oração pelos Sacerdotes (HOS) acontece na 4ª terça-feira de cada mês, às 17h, na Paróquia São Luís Gonzaga em Canoas.

HORA DE ORAÇÃO PELOS SACERDOTES
Local: Paróquia São Luís Gonzaga (Rua Côn. José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Data: 23/ Outubro (Terça-Feira)
Horário: 17h.

Festa Padroeiro: Stª Maria Goretti

A Paróquia Santa Maria Goretti de Canoas, juntamente com o seu pároco e festeiros, convidam para a novena e festa em honra à padroeira, que inicia no dia 12 de outubro e encerra com o almoço festivo no dia 21 de outubro, com o tema "A Vida é feita de encontros".

Programação:
12/ Outubr(Sexta-Feira) - 20h
Tema: Como Ser Humano.
Pregador: Pe. Márcio M. Guimarães

13/ Outubro (Sábado) - 18h
Tema: Renovação das Promessas do Batismo.
Pregador: Pe. Celso Alexandre Trois

14/ Outubro (Domingo) - 18h30
Tema: Como Confirmados (Crisma)
Pregador: Dom Leomar Brustolin

15/ Outubro (Segunda-Feira) - 20h
Tema: Como Família.
Pregador: Pe. Francisco Grasselli.

16/ Outubro (Terça-Feira) - 20h
Tema: Como Igreja
Pregador: Pe. Jorge César

17/ Outubro (Quarta-Feira) - 20h
Tema: Como Comunidade
Pregador: Pe. Lucas M. Mendes

18/ Outubro (Quinta-Feira) - 20h
Tema: Como Sociedade
Pregador: Pe. Lizandro C. Goularte

19/ Outubro (Sexta-Feira) - 20h
Tema: Como Missionário
Pregador: Pe. Maico P. Santos

20/ Outubro (Sábado) - 18h
Tema: Com a Espiritualidade (Primeira Comunhão)
Pregador: Pe. Celso Alexandre Trois

21/ Outubro (Domingo)
10h30: Carreata
12h: Almoço Festivo e Bingo - R$30,00

PARÓQUIA SANTA MARIA GORETTI
Local: Rua Osvaldo Cruz, 303. Niterói, Canoas.
Telefone: (51) 3032.5651

15/10/2018

Semana Missionária 2018


Comissão Ação Missionária do Vicariato de Canoas

Em outubro, entre os dias 20 e 27, teremos em todo o Vicariato de Canoas, a Semana Missionária. Será uma oportunidade única para atendermos ao chamado do Papa Francisco para obtermos uma “Igreja de Portas Abertas” e “em saída”. 
Neste ano o desafio da missionariedade é dirigido especialmente à juventude. Na sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões, que será no dia 21 de outubro, o Papa Francisco nos convoca para “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”. Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja enfatiza que “a causa missionária deve ser a primeira de todas as causas” e que a “missão faz parte da identidade da Igreja”. Os Bispos do Brasil, através do Documento 100, Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia, afirmam de maneira categórica que “Não há comunidade cristã que não seja missionária. Se ela esquece a missão, deixa de ser cristã” (CNBB, doc. 100, 157). Então só nos resta vencer o comodismo e aderirmos a este “compromisso missionário”. O nosso querido Papa não só prega a importância da missão, como também vive este desafio e nos instiga a fazer o mesmo. Na mensagem que ele nos enviou para o Dia Mundial das Missões existem inúmeras outras afirmações que querem nos impulsionar nesta “saída missionária”, vejamos algumas delas: “Todo homem e toda mulher é uma missão e essa é a razão pela qual se vive na Terra”; “A transmissão da fé, coração da missão da Igreja, realiza-se pelo ‘contágio’ do amor”; “Toda pobreza material e espiritual, toda discriminação contra nossos irmãos e irmãs, é sempre uma consequência da rejeição a Deus e ao seu Amor”; “Ouso dizer que, para um jovem, homem ou mulher, que quer seguir a Cristo, o essencial é procurar, descobrir e perseverar em sua vocação”; “Muitos jovens encontram, no voluntariado missionário, uma forma para servir aos ‘mais pequenos’ (cf. Mt 25,40), promovendo a dignidade humana e testemunhando a alegria de amar e ser cristão”; “Queridos jovens, no mês missionário de outubro, em que terá lugar o Sínodo a vós dedicado, será uma nova oportunidade de vos tornardes discípulos missionários cada vez mais apaixonados por Jesus e pela sua missão, até os últimos confins da Terra”.
Não podemos esquecer também que para se fazer missão, principalmente “Ad Gentes” necessita-se de recursos. E neste sentido todos nós podemos colaborar, participando da Coleta Nacional que ocorre em todas as Igrejas no final de semana dos dias 20 e 21 de outubro. Este ano as Pontifícias Obras Missionárias nos propõe a reflexão sobre o tema: “Enviados para Testemunhar o Evangelho da Paz”, com o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).
Gostaria de terminar esta reflexão, conclamando todos os católicos, especialmente os que participam de movimentos, serviços, comunidades e pastorais, a participarem, de forma ativa e efetiva, da Semana Missionária. Sugiro que todas as lideranças leigas proponham atividades, que despertem o “espírito missionário” e, se possível, que levem todos os membros dos seus grupos a praticar, concretamente, a missionariedade. Deixo aqui, para nos motivar, os ensinamentos sábios do nosso Papa, quando diz que “A fé cristã permanece sempre jovem quando se abre à missão que Cristo nos confia” e quando enfatiza que “Nunca penses que não tens nada para dar, ou que ninguém precisa de ti. Muitas pessoas precisam de ti. Pense nisso!”
Nós precisamos de ti! Seja missionário! E leve a boa nova de Deus a todos! Vamos ser autênticos discípulos missionários de Jesus Cristo!