26/10/2018

Formação da Campanha da Fraternidade 2019

A Arquidiocese de Porto Alegre convida todas as comunidades para a Formação da Campanha da Fraternidade 2019, que acontecerá no dia 06 de novembro, das 8h30 às 17h, na Livraria Paulus.
O encontro será uma realização do Regional Sul 3 em pareceria com o Centro de Estudos Bíblicos, e apoio do Instituto Humanitas Unisinos e Livraria Paulus. A assessoria será da professora doutrora Marilene Maia, da Unisinos.
Para participar a inscrição pode ser realizada no local, com um custo de R$15, que inclui a aquisição do texto-base, cartaz e almoço. Mais informações pelo e-mail cebirs@cebi.org.br ou pelo telefone (51) 98100.6428, com Edson Costa.
A Campanha da Fraternidade 2019 tem como tema "Fraternidade e Políticas Públicas".

Local: Livraria Paulus (Rua José Montaury, 155. Centro, Porto Alegre)

Celebração de Finados - 2018

No próximo dia 02 de novembro (sexta-feira) os fiéis católicos lembram e rezam por seus familiares falecidos. Confira os horários das Celebrações no Vicariato de Canoas:

CANOAS
- Cemitério São Vicente (Av. Santos Ferreira, 3721. Estância Velha): 9h30 (Bispo Dom Leomar Antônio Brustolin)/ 11h/ 15h/ 16h30 (Missa Crioula - Pe. Leonardo Reichert).
- Cemitério Santo Antônio (Rua Luiz Carlos Müller, 186. Nossa Senhora das Graças): 9h30/ 16h30.
- Sagrado Coração de Jesus: 19h.
- São Luís Gonzaga: 18h30 (Adoração ao Santíssimo: 17h30).
- São Pio X: 19h.
- Imaculada Conceição: 19h.
- Nossa Senhora do Caravaggio: 8h30.
- Nossa Senhora de Fátima: 9h (Adoração ao Santíssimo: 8h30)
19h - Com. Stª Maria Madalena  (Adoração ao Santíssimo: 18h30).
- Santa Maria Goretti: 18h.
- Santo Antônio: 17h.
- São Paulo Apóstolo: 17h.
- Nossa Senhora Aparecida: 18h. 
- Nossa Senhora da Conceição: 20h.
- Nossa Senhora das Graças: 18h.
- Nossa Senhora do Rosário: 18h30.
- Santa Luzia: Somente nos Cemitérios.
- São Cristóvão: 19h.

NOVA SANTA RITA
- Cemitério Berto Círio (Rua Deoclécio Rodrigues, s/nº. Berto Círio): 8h.
Cemitério Caju (Av. Santa Rita, s/nº. Floresta): 9h30.
Cemitério Morretes (Estrada Volta Grande, s/nº. Morretes): 11h.
- Santa Rita de Cássia: Somente nos Cemitérios (em caso de chuva Igreja Matriz - 9h30).

ESTEIO
- Cemitério 02 de Novembro (Rua Vinte e Quatro de Agosto, 3285. Liberdade): 8h30/ 10h/ 16h
- Imaculado Coração de Maria: Somente nos Cemitérios.
- Santo Inácio de Loyola: Somente nos Cemitérios.
- Nossa Senhora Aparecida: Somente nos Cemitérios.
- Nossa Senhora das Graças: 16h.

SAPUCAIA
- Cemitério Pio XII (Rua Interna Cemitério Municipal Pio XII, s/nº. Lomba da Palmeira): 7h30.
- Nossa Senhora Aparecida: 19h.
- Nossa Senhora da Conceição: 18h.
- Nossa Senhora de Fátima: 9h.
- São José: 7h/ 9h/ 19h.
- São Pedro: 18h.

25/10/2018

CNBB emite nota oficial - 2ª turno Eleições

Os bispos  que integram o Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da entidade, reunidos entre os dias 23 e 24 de outubro na sede da CNBB, em Brasília (DF), emitiram uma Nota sobre o segundo turno das Eleições 2018. No documento, os bispos reforçam que as eleições são ocasião de exercício da democracia que requer dos candidatos propostas e projetos que apontem para a construção de uma sociedade em que reinem a justiça e a paz social.  Os bispos exortam a que se deponham armas de ódio e de vingança que têm gerado um clima de violência, estimulado por notícias falsas, discursos e posturas radicais, que colocam em risco as bases democráticas da sociedade brasileira. Abaixo, a íntegra do documento:

P – Nº.0498/18

Nota da CNBB
Por ocasião do segundo turno das eleições de 2018

Jesus Cristo é a nossa paz! (cf. Ef 2,14)

O Brasil volta às urnas para eleger seu novo presidente e, em alguns Estados e no Distrito Federal, seu governador. Fiel à sua missão evangelizadora, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de seu Conselho Episcopal Pastoral (Consep), reunido em Brasília-DF, nos dias 23 e 24 de outubro, vem ratificar sua posição e orientações a respeito deste importante momento para o País.
Eleições são ocasião de exercício da democracia que requer dos candidatos propostas e projetos que apontem para a construção de uma sociedade em que reinem a justiça e a paz social. Cabe à população julgar, na liberdade de sua consciência, o projeto que melhor responda aos princípios do bem comum, da dignidade da pessoa humana, do combate à sonegação e à corrupção, do respeito às instituições do Estado democrático de direito e da observância da Constituição Federal.
Na missão de pastores e profetas, nós, bispos católicos, ao assumirmos posicionamentos pastorais em questões sociais, econômicas e políticas, o fazemos, não por ideologia, mas por exigência do Evangelho que nos manda amar e servir a todos, preferencialmente aos pobres. Por isso, “a Igreja reivindica sempre a liberdade, a que tem direito, para pronunciar o seu juízo moral acerca das realidades sociais, sempre que os direitos fundamentais da pessoa, o bem comum ou a salvação humana o exigirem (cf. Gaudium et Spes, 76). Não podemos nos calar quando a vida é ameaçada, os direitos desrespeitados, a justiça corrompida e a violência instaurada” (CNBB - Mensagem ao Povo de Deus – 19 de abril de 2018). Inúmeros são os testemunhos de bispos que, na história do país, se doaram e se doam no serviço da Igreja em favor de uma sociedade democrática, justa e fraterna.
A CNBB reafirma seu compromisso, sobretudo através do diálogo, de colaborar na busca do bem comum com as instituições sociais e aqueles que, respaldados pelo voto popular, forem eleitos para governar o País. 
Exortamos a que se deponham armas de ódio e de vingança que têm gerado um clima de violência, estimulado por notícias falsas, discursos e posturas radicais, que colocam em risco as bases democráticas da sociedade brasileira. Toda atitude que incita à divisão, à discriminação, à intolerância e à violência, deve ser superada. Revistamo-nos, portanto, do amor e da reconciliação, e trilhemos o caminho da paz! 
Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, invocamos a bênção de Deus para o povo brasileiro.


Brasília-DF, 24 de outubro de 2018

Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de São Salvador
Presidente da CNBB em exercício

Dom Guilherme Antônio Werlang
Bispo de Lajes
Vice-Presidente da CNBB em exercício

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

HOLYWINS 2018

A Arquidiocese de Porto Alegre convida a todas as comunidades a 16ª edição do Holiwins, que acontecerá no dia 03 de novembro (sábado) das 14h até as 22h, no Instituto São Francisco/ Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Porto Alegre.

O evento tem perfil jovem, mas atrai público de todas as idades, inclusive famílias inteiras. Seu objetivo é a evangelização da arquidiocese de Porto Alegre para a juventude católica e despertar nos cristãos o sentido e o desejo de uma vida de santidade encarnada e a esperança cristã na vida eterna, através de um evento de evangelização aberto, com espaço para a celebração dos sacramentos, orações pessoais e comunitárias e convivência fraterna entre os diferentes membros e grupos da nossa Igreja.

O Holywins 2018, em pedido especial do arcebispo Dom Jaime Spengler, o Holywins quer convidar a todos os crismandos (Iniciação à Vida Cristã) a participar do evento, que terá como tema "Não tenhas medo da Santidade" e contará com oficinas de formação baseados no sínodo da juventude 2018, momentos de liturgia de Todos os Santos, com adoração eucarística e atendimento de confissões, além de espaço para as crianças, o Holy Kids, com equipe preparada a realizar atividades de iniciação à vida cristã, com recreação e evangelização. Entre as atrações artísticas show com Cleiton Saraiva e Musical "Devoção: Sherlock Holmes".
Haverá também no local um espaço para a compra de lanches (Holyfood), um lounge da Rádio Aliança onde será transmitido o Holywins e também uma entrevista com os participantes dessa edição, além de um bate papo com o Dom Donizete, bispo auxiliar da arquidiocese.


Evento no Facebook: Clique Aqui!
Maiores informações, no site do Holywins 2018: Clique Aqui!
Local: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879. Rubem Berta, Porto Alegre

O que é Holywins?
A ideia inicial do Holywins partiu de um evento de mesmo nome, realizado na França, onde jovens católicos se reuniram numa noite de vigília para fazer adoração ao Santíssimo Sacramento, com sacerdotes disponíveis para atender confissões, espaço para pregações e shows de músicos cristãos. A data coincide com o Halloween, popularmente conhecido como festa das bruxas, que traz na sua essência conceitos relacionados à morte. Os jovens franceses queriam oferecer uma opção de festa cristã que, ao invés das bruxinhas e das fantasias aterrorizantes, propagasse valores de vida eterna, dizendo ao mundo que "a santidade vence" (um trocadilho em inglês, holy wins).