15/09/2017

Novena e Festa - Par. Nsª Aparecida/ Sapucaia


FESTA NOSSA SENHORA APARECIDA
Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Benjamim Constant, 345. Boa Vista, Sapucaia do Sul)
Data: 08/ Outubro (Domingo)
Horário: 10h.

14/09/2017

Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz



A Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada no dia 14 de setembro, está ligada a Santa Helena, mãe do imperador Constantino. Ela era muito religiosa e fez o possível para conservar os locais onde Jesus viveu seu ministério, principalmente o Gólgota e Santo Sepulcro, locais santos até hoje de muita veneração e importância para o mundo cristão católico.
A festa da Exaltação da Santa Cruz é também para recordar, festejar, louvar a Deus porque a Cruz não é mais um símbolo de condenação; com Cristo a cruz virou símbolo de amor, do Amor de Deus em Jesus Cristo. Bendita Cruz que trouxe a salvação para a humanidade. A Igreja já venera a Cruz do Senhor num outro dia, a Sexta-Feira da Paixão. Assim como Jesus, quem se animaria em morrer por um justo? E por um pecador? Talvez por um justo alguém toparia morrer, mas por um pecador? Ah não! E por vário pecadores? Menos ainda, talvez seria a resposta. No entanto, Jesus Cristo morreu na cruz por justos e injustos. Portanto a Festa da Exaltação da Santa Cruz só tem sentido se comemorada para exaltar o Amor de Deus. A cruz não é mais desgraça, é bênção, é para recordar o sacrifício, o amor extremo de Deus pela humanidade, por toda a criação. A cruz não é apenas um símbolo, trata-se de uma história, de uma vida, de um longo percurso feito por Jesus e pelos santos.
Enfim, a Exaltação da Santa Cruz, ao recordar a história de vida do Salvador, Jesus, dos seus seguidores, quer lembrar também de uma contribuição fundamental que gerou vida para a humanidade, inclusive na constituição e organização de grupos, municípios, estados e até países. A Cruz de Jesus nos lembra o Amor de Deus por todos nós. Que Ela nos inspire bons propósitos e respeito ao próximo. Que a cruz nos faça colocar em prática o amor!

12/09/2017

Hora de Oração pelos Sacerdotes

A Hora de Oração pelos Sacerdotes rezam e promovem a oração pela santificação dos sacerdotes ordenados, suplicando a graça da fecundidade e a perseverança no ministério apostólico, e que aumentem mais vocações sacerdotais para a Igreja. Em comunhão com a Igreja é realizado um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.
A Igreja precisa de numerosos e santos presbíteros que sejam "homens consagrados a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, para pregar o Evangelho, apascentar os fiéis e celebrar o culto divino, como verdadeiros sacerdotes do Novo Testamento" (LG 28). Rezemos também pela perseverança dos seminaristas e para que muitos outros jovens respondam com generosidade ao chamado do Senhor à vocação sacerdotal.
No Vicariato de Canoas à Hora de Oração pelos Sacerdotes (HOS) acontece na 4ª terça-feira de cada mês, às 17h, na Paróquia São Luís Gonzaga em Canoas.

HOS
Local: Paróquia São Luís Gonzaga (Rua Côn. José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Data: 26/ Agosto (Terça-Feira)
Horário: 17h.

Retiro dos Missionários de Capelinhas

O movimento dos (as) missionários (as) de Capelinhas de Nossa Senhora, convidam a todas as zeladoras para o Retiro das Capelinhas, que acontecerá no dia 23 de setembro (sábado), das 8h30 as 17h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Sapucaia do Sul.
Este anos o encontro terá como tema: 'Neste Ano Mariano, somos agraciados pelas bênçãos de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora Aparecida", e contará com a presença da irmã Lourdes Montovani, das Irmãs Franciscanas Aparecida, que conduzirá o encontro, trazendo reflações sobre a humildade e a missão de Nossa Senhora em nosso meio e na visita as famílias.

Programação:
8h30: Acolhida;
9h: Início
12h: Almoço
14h: Terço Mariano
16h: Santa Missa

Pede-se ainda, trazer um prato para a partilha do lanche.
Informações: 51 3476.6192 - Vicariato de Canoas | 51 3463.4192 - Arlete | 51 3078.1075 - Rosa

RETIRO DAS CAPELINHAS
Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Marques Montalvão, 125 - BR116. Três Portos, Sapucaia do Sul)
Data: 23/Setembro (Sábado)
Horário: 8h30 Às 17h.

Encontro Regional de Diáconos Permanentes - Sul3

Os diáconos permanentes, aspirantes ao diaconado e esposas, participarão do Encontro Regional de Formação de Diáconos, que acontecerá de 6 a 8 de outubro, na Paróquia São Luís Gonzaga - Vicariato de Canoas -, organizado pelo Regional Sul 3 com o apoio da Comissão dos Diáconos e de Dom Aparecido Donizeti, bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre e referencia dos diáconos.
São esperados diáconos de todo o Regional Sul 3, que é formado pelas arquidioceses de Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo e dioceses de Vacarias, Cachoeira do Sul, Bagé, Osório, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Novo Hamburgo, Montenegro, Frederico Westphalen, Erexim, Cruz Alta, Caxias do Sul.

Maiores informações: 51 3476.6192 - Vicariato de Canoas.

Setembro mês dedicado à Bíblia


Animação Bíblica Vicariato de Canoas
Ministério da Palavra

O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971, mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro a Igreja comemora o dia de São Jerônimo (340 - 420 dC).
São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as linguás do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.
A Bíblia - Palavra de Deus - é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.
Neste ano somos convidados, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) a estudar o tema 'Para que n'Ele nosso povos tenham vida' e 'Anunciar o Evangelho e doar a própria vida'  refletindo o livro da primeira carta aos Tessalonicenses.

Semana Farroupilha na Universidade La Salle Canoas


O mês mais gaudério de ano chegou e, por isso, a Universidade La Salle preparou uma Semana Farroupilha pra lá de especial.
A partir desta quinta-feira, dia 14 de setembro, até o dia 22 de setembro, o Galpão Crioulo, montado no pátio entre a Biblioteca e o prédio 1, receberá apresentações artísticas realizadas por colaboradores e acadêmicos e você está convidado a conferir e viver essa semana de perto! Além de apresentações de músicas e danças tradicionais, será possível prestigiar declamações e apresentações de letras musicais em Libras.
A semana será aberta com uma bênção das cuias. A ideia é que todos compartilhem um bom mate no local do Galpão Crioulo e recebam a bênção pelo padre Darley Kummer, vigário do Vicariato de Canoas. A atividade acontecerá no dia 14 de setembro, às 18h30.

Confira a programação do Galpão Crioulo: Universidade La Salle Canoas

41ª Festa dos Seminários reuniu 1,4 mil pessoas

Ocorreu neste domingo, dia 10 de setembro, a tradicional Festa dos Seminário de Viamão, que neste ano chegou na edição de número 41. O evento teve o seminário de Novo Hamburgo como festeiro, liderado pelo coordenador, seminarista Rafael Staudt. Cerca de 1,4 mil pessoas participaram do encontro.
A programação iniciou às 10h, com a celebração eucarística presidida pelo bispo de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, e concelebrada por todos os padres formadores das cinco dioceses que formam o condomínio. Logo após foi servido o almoço e também se deu início aos jovens e festejo. À tarde ocorreu o tradicional bingo. 

Demais fotos: Seminário Maior Viamão

11/09/2017

Nota da Arquidiocese de Porto Alegre sobre exposição no Santander Cultural

A comunidade de fé na Arquidiocese de Porto Alegre manifesta sua estranheza diante da promoção da exposição realizada junto ao Santander Cultural, na capital gaúcha, que utiliza de forma desrespeitosa símbolos, elementos e imagens, caricaturando a fé católica e a concepção de moral que enleva o corpo humano e a sexualidade como dom de Deus.
É urgente combater o preconceito e a discriminação em todas as suas manifestações. Nesse sentido, em nome da pluralidade e do respeito às minorias, temos assistido ataques discriminatórios à cultura judaico-cristã que contribuiu na formação cultural do ocidente. Eliminar as dificuldades jamais pode significar desrespeitar o outro e suas crenças, especialmente porque, ao se tratar do imaginário simbólico da fé, entra-se num campo delicado de significados e sentidos que a ninguém é dado o direito de desprezar. Em tempos de terrorismo e intolerância, não se constroem pontes com agressão e desrespeito pelo o que é mais íntimo e sagrado no outro: sua fé e seu corpo.
Continuemos trabalhando por um humanismo solidário com uma atitude de paz que não precisa agredir e ofender quem tem pensamento diferente. São Francisco de Assis, medieval e cristão que continua a iluminar a contemporaneidade, ensina-nos a ver o outro como irmão e nos faça a todos instrumentos de paz!

Porto Alegre, 11 de setembro de 2017
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre