03/01/2019

Vicariato projeta ação da Caridade

Encontro de Agentes Sociais - Novembro/ 2018.

O Vicariato de Canoas vai qualificar o trabalho social com a incorporação de novas ações no ano de 2019. Os encaminhamentos ocorreram na reunião com representações da Áreas Pastorais e equipes paroquiais realizada no dia 20 de novembro, na sede do Vicariato. 
Uma das ações encaminhadas é a implementação de iniciativas de formação e capacitação das pessoas para o trabalho. Na perspectiva da inclusão produtiva, a Área Pastoral de Esteio vai executar a partir de abril um curso de Corte, Costura e Customização para pessoas beneficiadas pela ação social das paróquias. Também serão criadas atividades para inclusão dos jovens e projetos socioeducativos para crianças e adolescentes, no turno inverso à escola.
Outra inovação importante será a criação da Diaconia da cidade de Canoas, para promover a ação integrada e cooperativada entre as paróquias, dando suporte às equipes que desenvolvem a caridade. Uma das iniciativas de impacto será o início do trabalho de Justiça Restaurativa na cidade de Esteio. O curso de formação de agentes e mediadores de conflitos será realizado no primeiro semestre, como projeto da Diaconia Santo Antônio. Também na área da formação, o Vicariato promoverá um curso de interpretação de editais e elaboração de projetos de captação de recursos, para dar suporte às equipes paroquiais na viabilização de seus projetos.
As equipes paroquiais irão atuar ainda na área de defesa e garantia de direitos e na busca de parcerias com empresas e instituições para dar sustentabilidade aos seus projetos. O trabalho da caridade continuará contando com assessoria da Cáritas Arquidiocesana nos processos de formação e qualificação do trabalho. 
A abertura das atividades de 2019 será no dia 12 de março, em encontro geral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Canoas, das 14h às 17h.