17/03/2015

Posse do novo pároco e vigário paroquial - Paróquia Santo Antônio em Canoas

O novo pároco Pe. Guido Blásio Jacobi, e o Pe. Juliano Heck será o vigário paroquial. Os referidos padres assumiram esta nova missão no dia 27 de fevereiro de 2015 e também permanecerão como pároco e vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Marechal Rondon, também em Canoas.




Pe. Blásio











Pe. Juliano

Pe. Vanderlei Bock é o novo ecônomo da Arquidiocese

Dom Jaime Spengler nomeou hoje, 20 de fevereiro, o novo ecônomo da Arquidiocese, Pe. Vanderlei Mengue Bock. A indicação do Pe. Vanderlei foi aprovada pelo Colégio de Consultores.
O novo ecônomo assumiu a função que estava vaga desde o falecimento do Côn. Irineu Brand, ocorrido no final de setembro do ano passado.
Pe. Vanderlei é Pároco do Santuário São Cristóvão, em Canoas, e Diretor da Associação Fraterno Auxílio, entidade que cuida da assistência médica e social dos presbíteros da Arquidiocese de Porto Alegre e das dioceses de Montenegro e Osório. Além disso, é responsável por duas grandes procissões: a procissão dos motoqueiros, por ocasião da festa de Nossa Senhora Aparecida, em Porto Alegre, e a procissão dos motoristas, em Canoas.
No exercício da sua nova função Pe. Vanderlei poderá mais uma vez viver seu lema sacerdotal: “tudo para a maior glória de Deus!”


Padre Joca foi empossado na Paróquia São Luis Gozaga, em Canoas

Um dos símbolos da cidade de Canoas, a Paróquia São Luis Gonzaga viveu um domingo de festa. No último dia 11 de janeiro, o Pe. João Carlos Andrade da Silveira, mais conhecido como Padre Joca, foi empossado como novo pároco local. A Igreja ficou lotada.
A Santa Missa, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Spengler, atraiu centenas de paroquianos e fiéis de outras paróquias. Concelebrou o bispo auxiliar Dom Agenor Girardi e diversos padres da arquidiocese. No início da celebração, Dom Jaime lembrou que o padre Joca retornava à Arquidiocese após dois anos de trabalho missionário na Diocese de Nampula, em Moçambique. Em solo africano, ele realizou trabalho pastoral através do projeto Igreja-Irmã, do Regional Sul 3 da CNBB.
O arcebispo repetiu os três pedidos especiais que faz aos novos párocos em suas comunidades: Cuidado com a palavra a ser dita, a acolhida fraterna das pessoas e a ação de ser presença na vida da comunidade, especialmente nos momentos de dor e morte: “Padre Joca, fostes escolhido para esta missão. Que tu possas ser essa presença de pastor bom no meio do povo da Paróquia São Luis Gonzaga.” disse o arcebispo.
A tomada de posse foi realizada com a entrega das chaves da Igreja e do Sacrário. Ao novo pároco foi entregue a estola roxa, símbolo da misericórdia de Deus. Padre Joca também foi apresentado a Pia Batismal. O momento de posse foi encerrado quando o novo pároco sentou à Cátedra, a cadeira destinada ao presidente da missa, que denota a ligação com a cátedra do arcebispo que está na Catedral Metropolitana.
Já como pároco empossado, Padre Joca disse que quer servir a comunidade, seguindo o exemplo do Bom Pastor: “Hoje, ao assumir a missão de pastor desta paróquia São Luiz Gonzaga, em Canoas, reafirmo, como discípulo-missionário, o desejo sincero de servir a este povo com amor, respeito, misericórdia e cuidado - atitudes conhecidas de Jesus, nosso amado pastor. Sonho em ser pastor não apenas das ovelhas nutridas e fortes material e espiritualmente, mas, também, das devastadas, feridas e fragilizadas” disse o presbítero que encerrou sua fala lembrando uma das expressões mais usadas pelo povo moçambicano: “Estamos juntos”.

Papa Francisco nomeia Padre Leomar Antônio Brustolin como bispo auxiliar para a Arquidiocese de Porto Alegre


Nesta quarta-feira, o Vaticano comunicou que o Santo Padre Papa Francisco nomeou um novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de Porto Alegre. Trata-se do Padre Leomar Antônio Brustolin, 47 anos, atual cura da Catedral Santa Teresa, de Caxias do Sul. Em pronunciamento na Rádio Aliança, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, comunicou a nomeação a todo o povo de Deus.

Padre Leomar Antônio Brustolin é natural de Caxias do Sul. Nasceu no dia 15 de agosto de 1967 e foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. É formado em Teologia pela PUCRS, possui mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993) e Doutorado em Teologia pela Pontificia Università San Tommaso de Roma, Itália (2000). Atualmente é professor titular da PUCRS e coordena o Mestrado em Teologia na Faculdade da Teologia da PUCRS. 

ORDENAÇÃO EPISCOPALA Ordenação Episcopal está marcada para o dia 25 de março, uma quarta-feira, na Catedral de Caxias do Sul. A apresentação na Arquidiocese de Porto Alegre acontecerá no dia 02 de abril, quinta-feira santa, às 9h, na Missa dos Santos Óleos.

BIOGRAFIA COMPLETA:Leomar Antônio Brustolin nasceu aos 15 de agosto de 1967. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. 

Foi Diretor do Curso de Teologia de Leigos da Diocese de Caxias do Sul (1993-2014) e vigário paroquial da Paróquia Santa Teresa, Catedral Diocesana de Caxias do Sul (1992-2001). Obteve o mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte- MG. Concluiu o doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Università San Tommaso de Roma - Angelicum (1997-2000). Foi nomeado pároco da Catedral Diocesana de Caxias do Sul (2001-2014). Coordenou e lecionou nos cursos de pós-graduação em Ensino Religioso e Teologia Pastoral na Universidade de Caxias do Sul. 

Desde 2005 é professor na Faculdade de Teologia da PUCRS onde atua como Coordenador do Programa de Pós-graduação em Teologia. Realiza pesquisa e ensino nas disciplinas de Antropologia Teológica, Moral Social, Pastoral Catequética e Pastoral Urbana. Tem alguns livros publicados na área da Escatologia, Mariologia, Catequese e Pastoral. Dedicou-se na assessoria teológico-pastoral e catequese em diversas dioceses. Em 2013 e 2014 participou da comissão do Tema Central da Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia. 

Padre Maico Pezzi é o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Esteio

      Em novembro passado foram anunciadas as transferências e nomeações para o clero da Arquidiocese. Agora, é chegado o momento em que os novos párocos começam a chegar a suas novas comunidades. No Natal de Jesus, dia 25 de dezembro, o Padre Maico Pezzi foi empossado como novo pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Esteio.
A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, concelebrada pelo bispo auxiliar e vigário episcopal de Canoas, Dom Agenor Girardi, além de padres da arquidiocese. 

A comunidade local marcou presença para acolher o novo pároco. Como símbolo da posse do Padre Maico em sua nova missão, foi lida a provisão de posse e, após a homilia do arcebispo, foram entregues as chaves da Igreja e do Sacrário, bem como foi lhe entregue a estola que representa o poder sacerdotal.