18/09/2015

Semana da Bíblia - 2015


A Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, do Ministério da Palavra, do Vicariato Episcopal de Canoas, estará promovendo a Semana da Bíblia, decorrente ao mês da Bíblia, que será realizado de 21 à 25 de Setembro, em algumas Paróquias do Vicariato, sempre das 20h às 22h.


PROGRAMAÇÃO/ SETEMBRO:

DIA 21: 
Paróquia Santa Luzia (Av Santos Ferreira, 3850. Estância Velha - Canoas)
TEMA: Os sinais no Evangelho de João

DIA 22:
Paróquia São Luís Gonzaga (Rua Cônego José Leão Hartmann, 82. Centro - Canoas)
TEMA: Introdução à Bíblia.

DIA 23: 
Comunidade Espírito Santo da Paróquia Santa Luzia. (Rua Capão da Canoas, 111. Estância Velha - Canoas)
TEMA: Os sinais no Evangelho de João

DIA 24: 
Paróquia São Luís Gonzaga (Rua Cônego José Leão Hartmann, 82. Centro - Canoas)
TEMA: O Evangelho Segundo João

DIA 25:
Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Setor 4A Quadra D, 50. Guajuviras - Canoas)
TEMA: Os sinais no Evangelho de João

TRAGA SUA BÍBLIA!

ÁREA CENTRO/OESTE: Encontro das Missionarias de Maria - Setembro

ENCONTRO DAS MISSIONÁRIAS DE MARIA
"COM MARIA, EU VIM PARA SERVIR!"
Dia: 26 de Setembro de 2015
Local: Comunidade São José Operário (Rua Santa Catarina, 225 - Mathias Velho)
Horário: 14h às 17h
Área: Centro/Oeste
Paróquias: Pio x, Sagrado Coração de Jesus, Santa Rita de Cássia e São Luís Gonzaga

Pe. Rodrigo Bitencourt, L.C. será acolhido na São Cristóvão.

Um dos símbolos do Vicariato Episcopal de Canoas, a Paróquia Santuário São Cristóvão, terá a partir deste domingo, a presença do Professor Padre Rodrigo Bitencourt, L.C. que está retornando à Arquidiocese de Porto Alegre para fazer um ano de aperfeiçoamento dos seus Estudos Pastorais, junto ao Pároco do Santuário, Pe. Vanderlei Mengue Bock.

PADRE RODRIGO BITENCOURT, L.C.
Nascido em Porto Alegre - RS, em 15 de Março de 1978, hoje com 37 anos, foi ordenado sacerdote em 15 de Dezembro de 2012, por sua Eminência Cardeal Velasio De Paolis, na Basílica de São João de Latrão, em Roma.
Hoje atua como professor assistente da Faculdade de Filosofia e professor convidado do Instituto Superior de Ciências Religiosas do Ateneu Pontificio Regina Apostolorum, em Roma.

FORMAÇÃO RELIGIOSA
- Noviciado da Congregação dos Legionários de Cristo em Santa Isabel – São Paulo, Brasil (2000-2002). 
- Center of Sciences and Classical Humanities – Cheshire, - Connecticut USA (2003). 
- Estudos humanísticos: Setor Clássico: Latim, grego, Obras clássicas da literatura gregoromana; Comunicação e Expressão, História da Arte, História da Literatura Universal, Música e Canto gregoriano e polifônico.
- Bacharelado em Filosofía, Roma (2003-2005)
- Período de formação pastoral e apostólica – São Paulo (2005-2007). 
- Mestrado em Filosofia com especialização em Metafísica e Teologia Filosófica, Roma (2007-2009)
- Bacharelado em Teologia., Roma (2009-2012)
- Doutorando em Filosofia, Roma (2012-...)

MISSA DE ACOLHIDA
Dia: 20 de Setembro de 2015 (Domingo)
Horário: 19h
Local: Santuário São Cristóvão (Rua Tupi, 228 - Igara, Canoas)

Jubileu de 25 Anos, Pe. José Adelar Hastenteufel


17/09/2015

Projeto de Iniciação à Vida Cristã será apresentado aos Leigos e Religiosos

Avança a caminhada da Arquidiocese de Porto Alegre em vista da implantação do grande projeto de renovação da vida paroquial, através da Iniciação à Vida Cristã. O projeto, que já foi apresentado ao Clero, será levado ao conhecimento do movimentos leigos e congregações religiosas presentes na Arquidiocese.
Para o próximo dia 28 de Setembro, o arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler convocou os religiosos/as, diretores das escolas católicas e coordenadores dos movimentos leigos para dois encontros onde a propostas será apresentada de forma detalhada. A programação será a seguinte:

Horário: 14h
Quem: Instituições de Ensino Católica e Casas Provinciais de religiosos e religiosas
Local: Centro Arquidiocesano de Pastoral

Horário: 20h
Quem: Movimentos leigos
Local: Sala João Paulo II, Catedral Metropolitana

Dom Jaime Spengler declarou que a implantação do projeto da Iniciação à Vida Cristã é a resposta concreta da Arquidiocese de Porto Alegre ao que pede as Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para os anos de 2015-2019, que enfatizam a IVC como caminho para o encontro pessoal com Jesus Cristo.
O Projeto não se trata apenas de uma reforma na catequese, mas de um projeto para toda a vida pastoral presente na Arquidiocese. O objetivo será o de formar discípulos de Jesus Cristo, ou seja, cristãos verdadeiramente comprometidos com a comunidade de fé.
Na casta-convocação, Dom Jaime ressalta o forte momento de unidade arquidiocesana: "Este é um momento de unidade e comunhão. Os desafios urgem e a situação pede uma revisão em nossas práticas pastorais. A iniciação cristã é o caminho para formar cristãos firmes e conscientes, nos novos tempos, em que a opção religiosa é uma 'escolha' e não simplesmente 'tradição e imersão cultural'. É um dever que temos como servidores no Evangelho. Mesmo os movimentos que não atuam com catequese são calorosamente convidados a enviar representante para conhecer o projeto, pois queremos um efetivo envolvimento de todas as forças vivas das Arquidiocese".

Confira mais:

Acesse o Portal da Iniciação à Vida Cristã: www.ivcpoa.com.br

PJ Canoas na 3ª Conferencia Municipal da Juventude

No dia 03 de Setembro a Pastoral da Juventude do Vicariato Episcopal de Canoas entra mais uma vez na história da juventude de Canoas e também representa a ação da juventude católica junto ao processo de luta política e social da cidade.
Representando o grupo de jovens da PJ os jovens Alan e Gisele, acompanhados do assessor Jéferson, participaram das 8h às 16h da última quinta-feira da 3ª Conferência Municipal da Juventude, do município de Canoas. Essa conferência teve como proposta o debate em grupos de 11 eixos temáticos relacionados com o cotidiano das juventudes, como propostas da organização do Conselho Nacional da Juventude, que contou mediadores membros da Comissão Organizadora Municipal (COM) da conferência e mais alguns convidados.
A atividade teve também a leitura do regimento interno, da alteração da lei municipal sobre o Conselho Municipal da Juventude e durante a inscrição dos (as) candidatos (as) às vagas no COMJUV as apresentações culturais ficaram na responsabilidade das juventudes que integram os projetos sociais das Casas das Juventudes dos bairros Guajuviras e Mathias Velho.
Tendo um tranquilo processo eletivo onde a democracia se fez presente, a PJ do Vicariato de Canoas manteve por mais uma gestão sua "cadeira cativa" nesse conselho, no qual o assessor leigo Jéferson e o jovem Auri Júnior entregam suas vagas de conselheiros para a nova e o novo representantes da nossa juventude da PJ: a Gisele como conselheira titular e o Alan como conselheiro suplente.

Fonte:
Pastoral da Juventude do Vicariato Episcopal de Canoas
pjcanoas@gmail.com

15/09/2015

JJ celebrará 2 Anos, na Catedral.


JJ's, no Almoço do Seminário

No último domingo, dia 13 de Setembro de 2015, aconteceu a 39ª Festa do Seminário Maior, em Viamão.
A Festa iniciou com a Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Em sua homilia, o arcebispo destacou a importância da família no seguimento à Jesus e agradeceu o empenho dos padres que acompanham o processo de formação e discernimento dos Seminaristas.
Durante o Almoço, mais de mil pessoas estiveram presentes, dando alegria a Festa.

O Vicariato Episcopal de Canoas estava  representado pela Juventude do Movimento Jornada Jovem (JJ), que ajudaram nos trabalhos do Almoço.






"Foi um momento de muita alegria para os Jovens da Jornada de Canoas, pois podemos ver a alegria dos jovens em servir ao próximo e ao Seminário. Teve muita correria no inicio, mas todos os jovens colocaram-se a disposição e certamente estaremos ajudando na Festa no ano que vem."

Franciane Bortolotti
Reitora do Movimento Jornada Jovem
Paróquia São Pedro - Sapucaia

Arquidiocese de Porto Alegre promove Roteiro Exclusivo para a JMJ 2016