31/08/2019

Festa Anos Dourados - Stª Maria Goretti

A Paróquia Santa Maria Goretti convida a todos para o jantar Anos Dourados, que acontecerá no dia 31 de agosto (sábado) às 20h no salão paroquial (Rua Osvaldo Cruz, nº 304 - Niterói) em Canoas.
O evento inicia as 20h com o jantar, tendo como cardápio: strogonof de carne, fricassê de frango, arroz e saladas e após o baile recordando as músicas dos anos dourados.

Os convites podem ser adquiridos na secretaria paroquial. Maiores informações: 3032.5651

Oração em Taizé

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada na rua Engenheiro Rebouças, nº 131, no bairro São Luís em Canoas, convida a todas as comunidades e grupos de oração para uma Oração inspirada em Taizé, que acontecerá no dia 31 de agosto (sábado), às 20h.

O que é Taizé?
A comunidade Taizé (lê-se Tezê) nasceu em 1940 na França, durante a Segunda Guerra Mundial, pelo Irmão Roger (protestante), que acolhia os refugiados na cidade francesa de Taizé. A iniciativa do irmão na época era criar  um ambiente ecumênico de oração cristã entre todos que estavam no local, criando uma reconciliação entre membros católicos e protestantes de várias nacionalidades, por onde ao passar doa anos foram crescendo e criaram a Comunidade Taizé que se comprometem de uma vida comunitária muito simples.
A Oração Taizé se manifesta através de cânticos contemplativos e meditativos, composta de frases simples e de ícones como a Cruz de São Francisco de Assis e de um quadro de Nossa Senhora. Toda a ambientação do local também é chamado para o momento de oração contemplativa, pois tem que ser em um local silencioso pois esta oração chama ao recolhimento interior e exterior.


30/08/2019

Pastoral Vocacional: alma da evangelização

Cartaz - Congresso Vocacional
Ir. Carla Maria Tonial
Irmã do Imaculado Coração de Maria

Muito já ouvimos falar sobre a Cultura Vocacional. A realidade atual, seja a nível de Igreja ou sociedade, conclama a assumir o cuidado com as vocações. O Papa Francisco é enfático a este ponto quando afirma: “Hoje é necessária uma Pastoral Vocacional de horizontes amplos e com o espírito de comunhão, capaz de ler com coragem a realidade assim como ela é, com suas fadigas e resistências, reconhecendo os sinais de generosidade e beleza do coração humano. É preciso levar novamente para dentro das comunidades cristãs uma nova cultura vocacional.”
A Cultura Vocacional diz respeito a uma nova mentalidade, um novo jeito de ser, de viver e de realizar as coisas. Tudo passa a ser visto sob uma perspectiva vocacional, ou seja, buscando meios e caminhos para ressignificar a nossa missão de modo a torná-la espaço fecundo para o desenvolvimento das vocações. Diz ainda o Papa Francisco que “o serviço vocacional deve ser visto como a alma de toda a evangelização e de toda a pastoral da Igreja”. Sendo assim, somos convocadas a olhar com carinho para a dimensão vocacional em todos as nossas ações.
Existem muitas iniciativas em andamento com o objetivo de fomentar a Cultura Vocacional na Igreja. Em 2018, aconteceu o Sínodo dos bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.” O Sínodo destacou a importância do acompanhamento aos jovens para que possam discernir e fazer escolhas “válidas, estáveis e bem fundamentadas”.
Também em 2018, muitas dioceses, especialmente no Sul, aderiram à Ação Evangelizadora “Cada Comunidade uma nova vocação”, que busca enfatizar por meio da oração unida e da divulgação de testemunhos vocacionais, a importância das vocações para a Igreja.
No mês de setembro de 2019, teremos o 4º Congresso Vocacional do Brasil com o tema “Vocação e discernimento”, que procurará olhar atentamente a dimensão vocacional. Há o texto base preparatório deste Congresso que pode ser adquirido para estudo e aprofundamento da temática, além de outras iniciativas diocesanas e da CRB para explorar o conteúdo. 
Desejo que todos estejam se envolvendo de um modo ou de outro para vocacionalizar as pastorais. Que a ação de Deus e a intercessão de Maria ajudem para que todas as ações sejam
fecundas.