19/08/2015

Escola de Lideranças da CNBB Sul3 - Agosto/2015

Nos dias 07 e 09 de agosto de 2015 os jovens estiveram reunidos no Centro das Irmãs Salesianas, das Filhas de Maria Auxiliadora, em Porto alegre, cerca de 40 jovens de 13 Dioceses, do Estado do Rio Grande do Sul, para o Curso de Capacitação da Juventude, realizando o Segundo Módulo da Escola de Liderança, motivando a Juventude gaúcha a cada vez mais ir em Missão e servir para o Senhor da Messe.
Estiveram também presentes alguns jovens que realizaram a Semana Missioánria/2015, entre eles o Jovem Luan de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição/ Sapucaia, do Vicariato de Canoas. 
Conduziram o Encontro, o Setor do CDL (Curso De Lideranças), de São Paulo, Pe. Jorge Boram CSSP, Tiago Cardoso e Rhian, da Arquidiocese de São Paulo, Diocese de Guarulhos e também alguns jovens da Diocese de Mogi das Cruzes

Semana Missionária levou jovens as realidades da Sociedade/ Julho 2015

Nos dias 20 a 26 de Julho de 2015, na Paróquia Santo Antônio, Partenon - Porto Alegre, foi o local onde cerca de 46 jovens, vindo de 15 dioceses e arquidioceses gaúchas para fazerem uma experiência unica em suas vidas: Semana Missionária, organizada pela CNBB Sul3, pela Irmã Zenilde Fontes e mais alguns religiosos.
O Vicariato Episcopal de Canoas se fez presente nesse evento com a presença de dois jovens, Luan de Oliveira, Paróquia Nossa Senhora da Conceição/Sapucaia, Felipe Dornelles, Paróquia Nossa Senhora do Rosário/Canoas, e a Irmã Giulliane Macedo, Congregação das Irmãs de Nossa Senhora (NOTRE DAME), que ajudou no evento.
Nos primeiros dois dias tiveram formação sobre a Semana Missionária e no segundo os lugares onde eles iriam vieram e aplicaram uma formação sobre a realidades onde passariam: CPCA, Lomba do Pinheiro, Casa padre Pedro Leonardi, na Restinga, Presídio central, Casa Fonte Colombo e Usina de Recicladores, na vila dos papeleiros em Porto Alegre. No terceiro dia os jovens foram encaminhados para comunidades em grupos nisso foram colocados em 5 comunidades  e cada um foi com um grupo.
Após, os jovens foram enviados em Paróquias do Vicariato de Canoas e de Porto Alegre, para dar testemunho aos paroquianos. No domingo foram recebidos na Paróquia Divino Mestre, Partenon/ Porto Alegre, para a Missa de Encerramento e Envio.

Mensagem do Vigário Pe. Darley - DIA DO RELIGIOSO


Frei Adani Carlos, será Ordenado Diácono/ Agosto

A Província Sagrado Coração de Jesus – Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, celebra a quarta ordenação diaconal deste ano. Frei Adani Carlos Guerra, será ordenado diácono, no dia 23 de agosto, às 10 horas, na Igreja São Pio X, Bairro Mathias Velho em Canoas (RS)
Prestes a completar 10 anos do processo formativo junto aos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, o novo diácono diz estar vivendo um momento abençoado por Deus, de muita graça. “Como o Papa Francisco nos diz, um bonito momento em que olho o passado com gratidão, vivo o presente com paixão e sonho, aspiro o futuro com muita esperança.
Estou muito feliz. Vejo se realizado um sonho que alimento desde menino. Meu coração transborda de alegria e minha alma se eleva expressando a grandeza deste momento. A alegria vai também de encontro a meus familiares, a minha Fraternidade de Canoas, aos Freis de nossa Província e a todos aqueles que deram um pouco de si nesta minha caminhada vocacional. Os quais sou eternamente grato”, declara o frei Adani.
Lema - Frei Adani escolheu como lema a passagem da Carta de São Paulo aos Filipenses que diz: “Para mim o viver é Cristo” (1,21). “Ela me diz muito, traduz a busca que venho fazendo dia a dia, de assemelhar-me ao jeito de São Francisco de Assis no seguimento de Jesus Cristo.

18/08/2015

Retiro da Animação Bíblica da Vida e da Pastoral/ Setembro

O Vicariato de Canoas informa, Retiro da Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, da Arquidiocese de Porto Alegre, que acontecerá na Casa Tiberíades, em Cidreira, nos dias 04, 05, 06 e 07 de Setembro/2015.
Para o Vicariato de Canoas estarão disponíveis 20 vagas, sendo quatro pessoas por cada Área Pastoral (Comunique seu Pároco).

Necessitamos que nos indique os nomes e demais dados (conforme abaixo) das pessoas que participaram do Retiro, lembrando que deverão ser paroquianos que realmente se comprometam a prestar apoio aos 7 projetos permanentes Arquidiocesanos da Pastoral, em sua Paróquia e seu Vicariato.
Obs.: O transporte até Cidreira é por conta do participante do retiro.

"[...] MAS HÁ TAMBÉM MUITOS CRISTÃOS QUE TÊM NECESSIDADE QUE A PALAVRA DE DEUS LHES SEJA ANUNCIADA NOVAMENTE, DE MODO PERSUASIVO, PARA PODEREM ASSIM EXPERIMENTAR CONCRETAMENTE A FORÇA DO EVANGELHO." (DGAE 49)

Cronograma:
Início: Dia 04 de Setembro, Sexta, as 21h, com SOPÃO.
Término: Dia 07 de Setembro, Segunda, após o almoço.
Trazer: Bíblia, Caneta, Papel e um PenDrive, para a cópia do material que será disponibilizado.
- Roupa de Cama e de Banho, roupa para Banho de Mar (se quiser).
Local: Casa Tiberíades, em Cidreira.

Nome: ____________________________________
Endereço: ____________________________________
Telefone: ____________________________________
Email: ____________________________________
Paróquia que participa: ____________________________________
Paróquia: ____________________________________
Vicariato: ____________________________________

Os dados poderão ser enviados para o email: minsteriodapalavra@terra.com.br ou preenchida e entregue ao Padre Blásio Jacobi, Paróquia Nossa Senhora de Rosário.
Enviar as fichas o quanto antes.

Falecimento do Diácono Antônio Carlos Calvetti - Esteio

O Vicariato Episcopal de Canoas, informa o falecimento do Diácono Antônio Carlos Calvete, 67 anos, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Esteio. Diácono Antônio faleceu esta noite, dia 18 de Agosto. O Diácono exerceu seu ministério na Arquidiocese de Porto Alegre e na Diocese de Rio Grande.
O velório está sendo realizado no Crematório Metropolitano Cristo Rei, na cidade de São Leopoldo, próximo a Universidade Unisinos e Santuário do Sagrado Coração de Jesus, e o enterro está previsto para as 18h, de hoje, dia 18 de Agosto.
À Comunidade Imaculado Coração de Maria e aos familiares do Diácono transmitimos nossos pêsames. Nos unimos através da oração solidária, na certeza da vida eterna em Cristo Jesus.

17/08/2015

Congresso dos Ministros da Comunhão - Setembro/2015


Solenidade da Assunção de Maria: NO CÉU TEMOS UMA MÃE!


«No céu temos uma mãe.»

[…] A festa da Assunção é um dia de alegria. Deus venceu. O amor venceu. Venceu a vida. Mostrou-se que o amor é mais forte do que a morte. Que Deus tem a verdadeira força e a sua força é bondade e amor.
Maria foi elevada ao céu em corpo e alma: também para o corpo existe um lugar em Deus. Para nós o céu já não é uma esfera muito distante e desconhecida. No céu temos uma mãe. E a Mãe de Deus, a Mãe do Filho de Deus, é a nossa Mãe. Ele mesmo o disse. Ele constituiu-a nossa Mãe, quando disse ao discípulo e a todos nós: «Eis a tua Mãe!» No céu temos uma Mãe. O céu está aberto, o céu tem um coração.
No Evangelho ouvimos o Magnificat, esta grande poesia pronunciada pelos lábios, aliás, pelo coração de Maria, inspirada pelo Espírito Santo. Neste cântico maravilhoso reflete-se toda a alma, toda a personalidade de Maria. Podemos dizer que este seu cântico é um retrato, é um verdadeiro ícone de Maria, no qual podemos vê-la precisamente como é. Gostaria de realçar somente dois pontos deste grande cântico. Ele inicia com a palavra «Magnificat»: a minha alma «engrandece» o Senhor, ou seja, «proclama grande» o Senhor. Maria deseja que Deus seja grande no mundo, seja grande na sua vida, esteja presente entre todos nós. Não teme que Deus possa ser um «concorrente» na nossa vida, que nos possa tirar algo da nossa liberdade, do nosso espaço vital com a sua grandeza. Ela sabe que, se Deus é grande, também nós somos grandes. A nossa vida não é oprimida, mas elevada e alargada: justamente então torna-se grande no esplendor de Deus.
[…] Com Maria devemos começar a entender que é assim. Não devemos distanciar-nos de Deus, mas tornar Deus presente; fazer com que Ele seja grande na nossa vida; assim também nós nos tornamos divinos; todo o esplendor da dignidade divina então é nosso. Apliquemos isto à nossa vida. É importante que Deus seja grande entre nós, na vida pública e na vida privada. Na vida pública é importante que Deus esteja presente, por exemplo, através da Cruz nos edifícios públicos, que Deus esteja presente na nossa vida comum, porque somente se Deus está presente temos uma orientação, uma estrada comum; se não os contrastes tornam-se inconciliáveis, deixando de existir o reconhecimento da dignidade comum.
Tornemos grande Deus na vida pública e na vida privada. Isto quer dizer, dar espaço todos os dias a Deus na nossa vida, começando de manhã com a oração, e depois dando tempo a Deus, dando o domingo a Deus. Não perdemos o nosso tempo livre se o oferecermos a Deus. Se Deus entra no nosso tempo, todo o tempo se torna maior, mais amplo, mais rico.
Segunda observação. Esta poesia de Maria o Magnificat é toda original; contudo, ao mesmo tempo, é um «tecido» feito totalmente com «fios» do Antigo Testamento, feito de palavra de Deus.
Dessa maneira, vemos que Maria era, por assim dizer, «em casa» na palavra de Deus, vivia da palavra de Deus, estava imbuída da palavra de Deus. Na medida em que falava com as palavras de Deus, pensava com as palavras de Deus, os seus pensamentos eram os pensamentos de Deus, as suas palavras as palavras de Deus. Era invadida pela luz divina e por isso era tão esplêndida, tão bondosa, tão radiante de amor e de bondade. Maria vive da palavra de Deus, é inundada pela palavra de Deus. E este estar imersa na palavra de Deus, este ser totalmente familiar com a palavra de Deus dá-lhe também a luz interior da sabedoria. Quem pensa com Deus pensa bem, e quem fala com Deus fala bem. Tem critérios de juízo válidos para todas as coisas do mundo. Torna-se sábio, prudente e, ao mesmo tempo, bom: torna-se também forte e corajoso, com a força de Deus que resiste ao mal e promove o bem no mundo.
[…] Maria é elevada em corpo e alma à glória do céu e com Deus e em Deus é rainha do céu e da terra. Porventura, está tão distante de nós? É verdadeiro o contrário. Precisamente porque está com Deus e em Deus, está pertíssimo de cada um de nós. Quando estava na terra podia somente estar perto de algumas pessoas. Estando em Deus, que está próximo de nós, que está no «interior» de todos nós, Maria participa nesta aproximação de Deus. Estando em Deus e com Deus, está perto de cada um de nós, conhece o nosso coração, pode ouvir as nossas orações, pode ajudar-nos com a sua bondade materna e é-nos dada como disse o Senhor como «mãe», à qual podemos dirigir-nos em todos os momentos. Ela escuta-nos sempre, está sempre perto, e sendo Mãe do Filho, participa no poder do Filho, na sua bondade. Podemos confiar sempre toda a nossa vida a esta Mãe, que não está longe de nós.
Papa Bento XVI, Angelus, Solenidade da Assunção, 15 de Agosto de 2005.

Tarde de Louvor do CLJ/ 2015


Neste último sábado, dia 15 de Agosto, aconteceu na Paróquia São Paulo Apóstolo, Niterói / Canoas, a Tarde de Louvor e Serenatão/ 2015, do Movimento CLJ (Curso de Liderança Juvenil), de todo o Vicariato, organizado pela área Centro-Sul.
Um encontro jovem tendo em comum o Carisma do CLJ, de todo o Vicariato de Canoas, contando com quase 300 jovens, para à Adoração ao Santíssimo.
O Encontro iniciou as 15h, com animações e músicas, reflexão da Palavra de Deus e atividades de Partilha. E teve o término com a Santa Missa, as 18h, presidida por Pe. Francisco Grasseli,  Diretor Espiritual do CLJ, da Paróquia Santa Luzia/ Canoas, e Pe. Juliano Heck, da Paróquia Santo Antônio/ Canoas.

Depoimento:
"A tarde começou com nosso Folclore gigante e de arrepiar qualquer um, um momento de descontração onde também não deixamos de louvar a Cristo, mais este este louvor aconteceu de um jeito bem animado. Após o folclore começamos o momento mais calmo, onde eu diria que é o nosso momento intimo com Deus, fomos conduzidos por um casal de jovens Daniele e Ederson da Paróquia Santo Inácio de Loyola, eles com grande sabedoria fizeram com que cada jovem virasse seu olhar dentro de si, também foram nos conduzindo a uma conversa com Deus, mas esta conversa séria no silêncio, onde cada um com a sua alma e coração se comunicava com Deus, na reflexão fomos intimados a uma pergunta: 'Você jovem, veste a camiseta do CLJ mesmo, você é um Jovem Santo?'. Ninguém precisou responder alto, mas creio que  essa pergunta fez muitos repensarem suas atitudes como jovens cristãos. E chega o momento mais incrível da tarde, o Santíssimo é colocado no meio de nós, formamos filas nos corredores da Igreja e o Santíssimo passava no meio de nós, onde tínhamos a oportunidade de tocar nele e agradecer o dom da vida. E vejo que a música que fala 'Diante do reis dos reis, todo o joelho se dobrará', e assim foi o que aconteceu, todos de joelhos adorando o Santíssimo. Não pude ficar na missa das 18h, mais tenho a certeza que os que ficaram mostraram a força do criador, Jesus Cristo. Assim como eu, muitos jovens não conseguiram participar da missa, na São Paulo, pois grande maioria era responsável pela juventude de suas comunidades."

Bruna Miszczuk da Silva, 20 anos, Estagiária - Dpto. Manutenção Predial
Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Canoas.