23/07/2016

Fórum Estadual da Educação - PUCRS

A Pastoral da Educação é o “conjunto dos esforços orgânicos e sistemáticos que o Povo de Deus faz para refletir e pôr em prática a mensagem evangélica e suas exigências na educação. É a presença e a ação da Igreja, proclamando e construindo o Reino de Deus e através do mundo da educação”. Com essas palavras da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Comissão Regional da Pastoral da Educação convidou professores da rede pública e privada para participar do 1° Fórum Estadual de Educação, que ocorreu segunda-feira, dia 18, na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), em Porto Alegre. Participaram cerca de 180 professores, representantes de 14 das 18 dioceses gaúchas. 
Segundo a comissão organizadora, o evento teve por objetivo abranger professores da escola estatal (municipal, estadual e federal) e privada na finalidade de fortalecer o ensino religioso e dinamizar a identidade e a missão da escola católica em cada uma das dioceses que compõem o Regional Sul 3 da CNBB.
Para tal, a programação contou a assessoria de Maurício Perondi e Márcio Amaral, do Observatório Juventudes RS da PUCRS, que debateram o tema “Os jovens pedem passagem”. Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e Referencial para a Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3, refletiu sobre a “Educação Cristã: um projeto de humanização”. Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, fez uma exposição sobre a “Pastoral da Educação a partir do Documento Estudos da CNBB 110 – Pastoral da Educação: Estudos para Diretrizes Nacionais”. As dioceses de Erexim e Caxias do Sul apresentaram cases de Pastoral da Educação. Para finalizar a pauta, Dom Leomar expôs a proposta da pastoral a nível estadual e salientou a importância das ações nas dioceses, municípios e paróquias e motivou atividades em grupo por dioceses a fim de se organizarem a partir de cada realidade. 
“As dioceses estão aqui para organizarmos e relançarmos a Pastoral da Educação no Rio Grande do Sul. O objetivo é trabalhar a humanização da escola, buscar um humanismo integral e solidário como fala a tradição cristã. Para isso, propomos que cada diocese organize, através de seus professores, núcleos da pastoral da educação para refletir, dialogar e, especialmente, escutar os professores”, salientou Dom Leomar. 
De acordo com o bispo, os desafios são grandes, mas há muita esperança. “A esperança se consolida na medida em que tantos professores vindos de diversos pontos do Estado estiveram aqui neste dia”, conclui.


Texto e fotos: Judinei Vanzeto, Regional Sul 3 da CNBB

Pe. Bruno Eskopinski é ordenado - Gravataí

“Tu me criaste para viver este momento”, disse Bruno Vargas Eskopinski, que na noite da última sexta-feira, dia 15, foi ordenado padre em Gravataí. O sorriso fácil e o intenso brilho nos olhos demonstravam o quanto este momento era esperado pelo neossacerdote – e também pela família e pela comunidade de fé, em especial a paróquia Sagrada Família, que em março completou 10 anos e tem em Bruno o primeiro filho ordenado presbítero.

Na igreja e no salão paroquial, onde foi colocado um telão, fiéis das paróquias nas quais o novo padre atuou compartilharam com ele esta noite importante com palmas, orações e olhar emocionado. “Hoje, diante da comunidade e dos irmãos, tu acolhes o pedido feito por esta mesma comunidade: ser ordenado presbítero. Isto significa dispor-se a sempre e de novo estar a serviço da vida, e vida plena para todos”, destacou Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, que presidiu a missa. 
Na lista de agradecimentos, Pe. Bruno recordou a família, seminários, seminaristas, padrinhos, paróquias e todos aqueles que estiveram a ele unidos e contribuindo para que o dia da ordenação presbiteral chegasse. A celebração contou ainda com a presença do bispo auxiliar Dom Aparecido Donizeti de Souza e de diversos colegas presbíteros.

Bruno é o terceiro padre ordenado pela Arquidiocese de Porto Alegre neste ano.

Demais fotos: Clique Aqui!