24/11/2018

Festa Padroeiro: Par. Nsª Graças - Canoas


A Paróquia Nossa Senhora das Graças de Canoas, juntamente com o seu pároco e festeiros, convidam para a novena e festa em honra a padroeira, que inicia no dia 23 de novembro e encerra com procissão e almoço festivo no dia 2 de dezembro, com o tema "Com Maria, rezar a oração do Senhor".

Programação:
23/ Novembro (Sexta-Feira) - 20h
Tema: "O Pai Nosso': resumo de todo o Evangelho".
Pregador: Pe. Claudio Castro

24/ Novembro (Sábado) - 20h
Tema: "Pai nosso que estais no céu"
Pregador: Pe. Márcio Andrade

25/ Novembro (Domingo) - 20h
Tema: "Santificado seja o Vosso nome"
Pregador: Pe. Eduardo Kologeski
26/ Novembro (Segunda-Feira) - 20h
Tema: "Venha a nós o Vosso reino"
Pregador: Pe. Leandro Padilha

27/ Novembro (Terça-Feira) - 20h
Tema: "Seja feira a Vossa vontade, assim na terra como no céu"
Pregador: Dom Leomar Brustolin

28/ Novembro (Quarta-Feira) - 20h
Tema: "O pão nosso de cada dia nos dai hoje"
Pregador: Pe. Fabiano Schwanck

29/ Novembro (Quinta-Feira) - 20h
Tema: "Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos tem ofendido"
Pregador: Pe. Flávio Steffen

30/ Novembro (Sexta-Feira) - 20h
Tema: "Não nos deixeis cair em tentação"
Pregador: Pe. Gustavo Haupenthal

01/ Dezembro (Sábado) - 20h
Tema: "Mas livrai-nos do mal. Amém"
Pregador: Pe. Ilário Flach

02/ Dezembro (Domingo)
8h30:   Procissão - saindo da Paróquia São Luís Gonzaga (Matriz - Canoas)
10h:     Missa Festiva
            Tema: "Com Maria, rezar a oração do Senhor"
            Pregador: Pe. Juliano Heck
11h30: Almoço Festivo

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Local: Rua Tamoio, 3285. Nossa Senhora das Graças, Canoas
Telefone: (51) 3472.1864

21/11/2018

Caminho de Santidade!

Pe. Darley José Kummer
Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas

Queridos amigos (as) de Deus!

Neste segundo semestre, tem ressoado a seguinte expressão: ”Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vos será acrescentado” (Mt 6,33). Nos últimos meses percebemos que perguntar as pessoas: ”Tudo bem?” Era perceptível que estavam um tanto insatisfeitos, não conseguiam seus resultados e enfim, buscavam novidade, mudança, talvez. Os encontros de formação começavam com um determinado número e terminavam com outro. Percebe-se a falta de perseverança, cansaço e desânimo para embrenharem-se no cuidado com a nossa Casa Comum. Ainda bem que um bom grupo é firme, decidido e tem se esforçado por Jesus Cristo. Percebi que “A messe é grande, mas os operários do dia-a-dia são poucos” (Mt 9,37); e “A quem muito foi dado, muito será pedido” (Lc 12,48). Todos sabemos pelos momentos de encontro, formação e espiritualidade que precisamos seguir em frente, com Deus, não dá para desistir, nada de olhar para trás, precisamos estender as mãos e nos ajudarmos com amor e simplicidade, deixar o orgulho de lado e avançar. Contudo muitos desafios precisam ser superados: o ativismo, o fechamento paroquial, a falta de doação e cuidado existencial, a divinização de coordenações, a indiferença, a impaciência e a falta de tempo para conviver e estudar juntos. Só palestras e pouca vivência e pesquisa para conhecer; falta de testemunho; o impressionismo aparente; a falta de comunhão nos projetar. Enfim, precisamos superar “só o fazer” e sermos mais autênticos.
Somos despertados para o quê? Iniciados a buscar e conhecer a quem? Se de fato, existe discernimento, ousamos sermos um sinal de graça de Deus que atua em todos nós, como pertença eclesial e comunitária e não comunitarismo, fazendo o que bem entendemos, sem comunhão e cuidado pastoral. Sabemos, sim, que estamos todos caminhando ao encontro do Reino definitivo, mas é preciso ‘Caminhar Junto’ sem desconsiderar a história e a comunhão vivida como Igreja Local, organizada e representada pelas Comissões e Conselhos em suas decisões ou consultas. Incentivamos os Irmãos leigos e leigas a acreditarem na própria vocação como sujeitos de uma missão específica. A sociedade humana em construção e a Igreja em missão contam com cristãos convictos da própria responsabilidade, dispostos a acolher os desafios, alegres em abrir caminhos novos na construção do Reino do Senhor Jesus.
Cremos que sem a “Pequena Via”, como dizia Santa Teresa de Lisieux, não vamos cultivar nas relações da vida em comunidade a santidade, que até mesmo nas tarefas mundanas, se forem feitas com amor a Deus, são agradáveis a Ele e nos ajudarão a crescer e amadurecermos na santidade. A “Pequena Via” era a profunda simplicidade que ela pedia aos católicos de todo o mundo que tivessem. Ninguém tem a santidade de Deus, mas existe outros tipos de santidade, que é a dedicação total a Deus. Essa é a santidade que todo crente deve procurar e viver intensamente na dinâmica da vida (1Pd 1,15-16). A dedicação total a Deus, será a nossa via de santidade para vivermos intensamente o tempo e cuidarmos da nossa querida Mãe-Igreja.
Agradecemos aos leigos e leigas, consagrados e consagradas, ao clero, enfim todo o povo de Deus, pelo empenho e dedicação, sinodalidade e apoio mútuo, nos serviços, ministérios e cuidado pastoral em 2018.

Encontrão dos Coroinhas

Acontecerá no Seminário Menor São José, em Gravataí, o Encontrão Arquidiocesano de Acólitos e Coroinhas, organizado pela equipe do Kairós. 
O encontro terá início as 8h30 com a acolhida e a Missa. Durante a tarde haverá jogos e brincadeiras para as crianças. A equipe pede para que o almoço seja partilhado entre as paróquias.

ENCONTRÃO DOS COROINHAS
Local: Rua Adolfo Inácio Barcelos, 1490. Centro, Gravataí
Data: 25/ Novembro (Domingo)
Horário: 8h30.

193º Cenáculo de Maria

Aconteceu de 02 a 04 de novembro no Colégio Santo Inácio de Loyola, em Salvador do Sul/ RS o 193º curso do Cenáculo de Maria, organizado pelo Vicariato de Canoas. 
É a família do Cenáculo de Maria frutificando pelas nossas comunidades, onde mais de cem pessoas tiveram a experiência do reencontro da fé, a exemplo de Maria.
A celebração de encerramento aconteceu na Paróquia Santa Luzia em Canoas, no domingo dia 04 de novembro às 20h, juntamente com os cursistas, cenantes e seus familiares.

Encerramento Doutrina Social da Igreja

Participantes do 11º Curso da Doutrina Social da Igreja.
Aconteceu no dia 29 de outubro (segunda-feira) a celebração de encerramento do 11º Curso da Doutrina Social da Igreja, às 20h, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Esteio. 
A celebração, que foi presidida por Dom Aparecido Donizete, bispo auxiliar de Porto Alegre, contou com a presença dos 43 formandos, juntamente com seus familiares e a comunidade local. 
Durante a celebração foram recordados os temas abordados ao longo do curso e a importância dos leigos e leigas estarem engajados e saberem as Doutrinas da Igreja Católica, entre eles destacou-se o cuidado com a Casa Comum  e o estudo da Laudato Sí.
Ao final da celebração o grupo realizou uma homenagem ao Dom Agenor Girardi (*1952 +2018), que foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e atuou no Vicariato de Canoas, falecido no início do ano de 2018, sendo o Patrono da 11º edição do Curso da Doutrina Social da Igreja.

Demais fotos: Clique Aqui!

Assembleia da Juventude 2018

No dia 8 de dezembro (sábado), o Setor da Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre realizará a sua Assembleia 2018, no Centro de Pastoral em Porto Alegre das 9h às 13h.
O encontro tem como objetivo promover uma reflexão sobre as atividades realizadas ao longo do ano que está se encerrando e planejar 2019, por meio de muita partilha e união. A organização convoca que cada paróquia envie um representante jovem a fim de que todos contribuam para a unidade da Arquidiocese de Porto Alegre.

Inscrições devem ser realizadas por meio do link: http://bit.ly/AssembleiaJuventude


ASSEMBLEIA DA JUVENTUDE
Local: Centro de Pastoral (Praça Mons. Emílio Lotterman - atrás da Paróquia São Pedro)
Data: 8/ Dezembro (sábado)
Horário: 9h às 13h.