19/09/2019

Missa Crioula - Par. Nsª Aparecida/ Canoas

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida  de Canoas, convida a todos as demais comunidades para a Missa Crioula, que acontecerá no dia 19 de setembro às 20h.
Após a celebração haverá um Jantar Campeiro, no valor de R$15,00 o ingresso individual, com o cardápio composto por carreteiro, feijão, aipim, farofa e saladas.

"Venha com sua pilcha, Tchê!"

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida fica localizada na rua Setor 4A Quadra D, nº 50, no bairro Guajuviras em Canoas.

Posse Pe. Joel - Par. Nsª Aparecida/ Esteio

No dia 10 de agosto de 2019, Dom Aparecido Donizete, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, presidiu a celebração Eucarística na qual o padre Joel Souza da Silva tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Esteio. A Celebração contou com a presença de padres e diáconos, além da comunidade local e amigos.
O rito de posse iniciou com a acolhida da comunidade ao bispo e ao novo pároco, logo após ocorreu a leitura das provisões e a renovação das promessas sacerdotais do padre Joel. Antes da proclamação do Evangelho, o padre Joel recebeu das mãos de Dom Donizete o Evangeliário, como sinal do compromisso que o novo pároco tem com a transmissão da alegria da Boa Nova de Jesus Cristo.
Após feita a profissão de fé e o juramento de fidelidade, Dom Donizete entregou as chaves da igreja, o batistério, a estola roxa e as chaves do sacrário, no comprometimento com os Sacramentos do Batismo, Reconciliação e Eucaristia.
Ao fim da celebração membros da comunidade acolheram o pároco na comunidade. Por fim, o padre Joel agradeceu à Dom Donizete e a comunidade, pelo carinho e afeto.
Ao término da celebração, a comunidade fez uma confraternização no Salão Paroquial.

Posse Pe. Luis Carlos - Par. Nsª Rosário/ Canoas

No dia 9 de agosto de 2019, Dom Aparecido Donizete, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, presidiu a celebração Eucarística na qual o padre Luis Carlos Coelho tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Canoas. A Celebração contou com a presença de padres e diáconos, além da comunidade local e amigos.
O rito de posse iniciou com a acolhida da comunidade ao bispo e ao novo pároco, logo após ocorreu a leitura das provisões e a renovação das promessas sacerdotais do padre Luis. Antes da proclamação do Evangelho, o padre Luis recebeu das mãos de Dom Donizete o Evangeliário, como sinal do compromisso que o novo pároco tem com a transmissão da alegria da Boa Nova de Jesus Cristo.
Após feita a profissão de fé e o juramento de fidelidade, Dom Donizete entregou as chaves da igreja, o batistério, a estola roxa e as chaves do sacrário, no comprometimento com os Sacramentos do Batismo, Reconciliação e Eucaristia.
Ao fim da celebração membros da comunidade acolheram o pároco na comunidade. Por fim, o padre Luis agradeceu à Dom Donizete e a comunidade, pelo carinho e afeto.
Ao término da celebração, a comunidade fez uma confraternização no Salão Paroquial.

Posse Pe. Fausto Gabriel - Par. São Paulo/ Canoas

No dia 26 de julho de 2019, Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, presidiu a celebração Eucarística na qual o padre Fausto Gabriel Souza Rodrigues tomou posse como pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Canoas. A Celebração contou com a presença de padres e diáconos, além da comunidade local e amigos.
O rito de posse iniciou com a acolhida da comunidade ao bispo e ao novo pároco, logo após ocorreu a leitura das provisões e a renovação das promessas sacerdotais do padre Fausto. Antes da proclamação do Evangelho, o padre Fausto recebeu das mãos de Dom Darley o Evangeliário, como sinal do compromisso que o novo pároco tem com a transmissão da alegria da Boa Nova de Jesus Cristo.
Após feita a profissão de fé e o juramento de fidelidade, Dom Darley entregou as chaves da igreja, o batistério, a estola roxa e as chaves do sacrário, no comprometimento com os Sacramentos do Batismo, Reconciliação e Eucaristia.
Ao fim da celebração membros da comunidade acolheram o pároco na comunidade. Por fim, o padre Fausto agradeceu à Dom Darley e a comunidade, pelo carinho e afeto.
Ao término da celebração, a comunidade fez uma confraternização no Salão Paroquial.

Cinema: O Maior Presente

Dos mesmos produtores da "Terra de Maria", este novo filme apresenta a temática do perdão de maneira muito emocionante. Este é um relato de ficção, estilo velho oeste e mistura com fortes depoimentos reais tratando sobre o poder do perdão e a mudança de vida que pode provocar nas pessoas.
Lançado em 20 países, o filme fez sucesso em 2018. Foi o mais visto no Equador e bateu recorde como um dos filmes com maior arrecadação na história do cinema espanhol. Em 2019 ainda estreia em mais 10 países. No Brasil: a produção será exibida nos cinemas do país a partir do dia 19 de setembro (quinta-feira), nas redes do Cinemark e, dependendo da procura, o longa poderá continuar mais tempo em cartaz e ampliar o circuito de cidades e cinemas.
Este novo filme promete mais emoções do que o filme anterior porque os testemunhos reais são muito fortes e levam o público, entre risos e lágrimas, a refletor sobre a própria história de vida.

Como o filme de "Fátima: o último mistério" foi um sucesso em Canoas, sendo prorrogado por duas semanas, automaticamente a produtora Coragem em parceria com o Cinemark Canoas, trouxe o filme "O Maior Presente" para o Canoas Shopping.
O filme estará em cartaz de 19 à 25 de setembro nas salas do Cinemark Canoas, podendo ter a possibilidade de prorrogação dependendo do número de visitantes.

Confirma os horários do Cinemark Canoas:
19 a 25 de Setembro: 16h | 18h30 | 21h (Sala 4)

Confira o Trailer Oficial do filme "O Maior Presente":


Maiores informações entre em contato com o Cinemark Canoas.

Sinopse
O diretor de um filme do velho oeste (Juan Manuel Cotelo) quer mudar o final do roteiro. Em lugar de dirigir uma clássia história de vingança, ele propõe um final diferente de reconciliação. Mas, para convencer o elenco, deverá provar que esse final feliz é possível na vida real. Como ele também é jornalista, viajará por diferentes países procurando entrevistar pessoas que apesar de term sofrido experiências muito dolorosas, tenham conseguido fechar suas histórias em paz e ainda com um presente, o maior de todos: com o pedrão. Será que ele consegue?

Setembro: Mês da Bíblia

Em setembro, recebemos um belo convite da Igreja no Brasil: olhar com mais carinho para a Bíblia, fonte de nossa fé. 
O mês de setembro foi escolhido fazendo memória a São Jerônimo (celebrado no dia 30 de setembro), que traduziu os textos sagrados do hebraico e grego para o latim. O que acontece é que, para muitos, algumas partes da Bíblia são tão difíceis de interpretar, que parecem que ainda estão em grego.
Foi no fim do quarto século que São Jerônimo recebeu a incumbência do Papa Dâmaso de presentear o cristianismo com uma versão da Bíblia em latim, que seria chamada, mais tarde, de Vulgata. São Jerônimo teve de analisar muitos papiros e pergaminhos, para ver qual tinha o texto mais antigo, já que os originais, provavelmente, estavam perdidos. A tradução era demorada. Nós, que pesquisamos a Sagrada Escritura e temos de traduzir as passagens que estudamos, às vezes, levamos horas ou dias de pesquisa para traduzir um só versículo!
A dedicação fiel de São jerônimo mostra que ele foi um homem apaixonado pela Sagrada Escritura. São Jerônimo é a prova de que o estudo, feiro junto com a vida de oração, nunca tiram a fé; do contrário, aumentam nosso amor por Deus. Tanto, que o Concílio Vaticano II, quando ensina sobre as Sagrada Escritura, retoma uma frase do santo do santo, tirada de um comentário de Isaías: “Desconhecer as escrituras é desconhecer Cristo”. Por isso, vale a pena debruçar-se sobre a Palavra: amá-la significa amar o próprio Jesus, verdadeira Palavra de Deus.
O sopro do Espírito, no Vaticano II, abraçou um movimento bíblico, que trazia novos ares na leitura da Palavra de Deus na Igreja. Até, então, a Bíblia não era nem traduzida para outras línguas, a versão oficial era somente a Vulgata, em latim.
O mês da Bíblia foi inspirado na Igreja do Brasil, em 1971, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), amparado pelo Serviço de Animação Bíblica (das irmãs Paulinas). Logo, espalhou-se pelo Brasil e tornou-se oficial pela CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil). A cada ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta um livro bíblico para ser meditado e aprofundado, mas a escolha do texto não é aleatória. Este ano a proposta dá continuidade ao ciclo do tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” trazendo o estudo da Primeira Carta de João, com destaque para o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19).
Como em uma boa amizade, é preciso aproximar-se da Sagrada Escritura, perguntar, conhecer, interessar-se com os textos e dialogar com eles. Leia o texto em comunidade e reze com seus irmãos de caminho. Quando estamos juntos, Deus está no meio de nós e fala conosco.

Dia Nacional do Surdo

Setembro Azul - Dia Nacional do Surdo
Na semana em que se celebra o Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, a Arquidiocese de Porto Alegre, por meio da Pastoral do Surdo, realiza uma ampla programação. De 21 a 27 de setembro realiza atividades de aprendizado, conscientização e compromisso com a sua Missão junto aos surdos. Uma dessas ações será a retomada da missa mensal, na capital, com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), que será realizada no terceiro sábado de cada mês, na Paróquia São Francisco de Assis (Rua São Luís, 607, bairro Santana), sempre às 17h. Todas as ações da Semana do Surdo, visam promover o Dia do Surdo e o aniversário de 63 anos da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, localizada no bairro Santo Antônio, em Porto Alegre.

Segue a programação completa, com atividades abertas ao público:

Sábado (21/09)
- 9h às 12h: momento para o Sacramento da Confissão para os Surdos, com Fr. Luis Fernando, ofm (Local: Escola Frei Pacífico)
- 17h: Missa mensal com libras (Local: Igreja São Francisco de Assis)

Quarta-Feira (25/09)
- 14h: Chá Beneficente - comemoração especial ao Dia do Surdo e aniversário da Escola Frei Pacífico.
Convites à venda ANTECIPADA na Escola - Informações: (51) 3223.4365

Quinta-Feira (26/09):
- 16h: Missa do Silêncio - especial em LIBRAS - com rito de Primeira Eucaristia para catequizandos Surdos.

OBS.: as demais atividades são internas para os estudantes e famílias da Escola Frei Pacífico.

18/09/2019

Referenciais do Vicariato de Canoas

O coordenador de pastoral do Vicariato de Canoas, Pe. Francisco Grasselli da Paróquia Santa Luzia de Canoas, divulgou na Assembleia de Pastoral do Vicariato de Canoas no dia 14 de setembro as alterações dos referenciais do clero, devido as transferências realizadas pela Arquidiocese de Porto Alegre. Segue a listagem completa dos referenciais:

Vigário Episcopal: Pe. Cirineu Furlanetto
Coordenador de Pastoral: Pe. Francisco Grasselli
Coordenador Área Canoas-Stª Rita: Pe. Juliano Heck
Coordenador Área Esteio: Pe. Fábio José Christ
Coordenador Área Sapucaia do Sul: Pe. Gustavo Haupenthal

MINISTÉRIO ORDENADO E VIDA CONSAGRADA: Pe. Fernando Pietranera e Pe. Lizandro Goularte
Serviço de Animação Vocacional: Pe. Fernando Pietranera
Pastoral Presbiteral: Pe. José Adelar Hastenteufel e Pe. Ivo Persch
Conselho de Presbíteros: Pe. Cláudio Castro
Pastoral Diaconal: Diác. Deonísio Benelli
Vida Consagrada (CRB): Pe. Fernando Pietranera, Ir. Giulliane Macedo, Ir. Cleusa Andreatta e Ir. Marco
Coroinhas e Acólitos: Pe. Fernando Pietranera

LEIGOS: Frei Wilson Dallagnol

BÍBLICO-CATEQUÉTICO: Pe. Blásio Jacobi e Pe. Cláudio Castro
Iniciação à Vida Cristã: Pe. Cláudio Castro
Ministros da Palavra: Pe. Blásio Jacobi

JUSTIÇA, CARIDADE E PAZ: Pe. Elemar Griebeler, Pe. Reinoldo Jantsch e Frei Valdivino
Amor Exigente: Pe. Adilson Kuntzler
Comunidade Terapêutica: Pe. Adilson Kuntzler
PACTO: Pe. Adilson Kuntzler
Pastoral da Criança: Pe. Reinoldo Jantsch e Frei Valdivino
Pastoral do Idoso: **
Pastoral da Saúde/ Hospitalar: Pe. Juliano Heck
Diaconia Canoas/Stª Rita (Madre Teresa de Calcutá): Diác. Oly Daniel
Diaconia Esteio: Diác. Lourival Fernandes
Diaconia Sapucaia do Sul: Diác. Carlos Cofferri

VIDA E FAMÍLIA: Pe. Juliano Heck
Cursilho de Cristandade: Pe. Juliano Heck
Encontro com Cristo (EC): Pe. Blásio Jacobi
Encontro de Casais com Cristo (ECC): Pe. Juliano Heck
Encontro de Casais com Jesus Cristo (ECJC): Pe. Ivo Persch
Movimento de Casais Jovens (MCJ): Pe. Marcio Macedo
Pastoral dos Noivos: Pe. Juliano Heck
Colméia: **
Girassol: **

JUVENTUDE (Setor da Juventude): Pe. Tiago Camargo
Curso de Liderança Juvenil (CLJ): Pe. Francisco Grasselli
Encontro de Jovens com Cristo (EJC): Pe. Marcio Macedo
Jornada Jovem (JJ): Pe. Luis Coelho
Objetivo Novo De Apostolado (ONDA): Pe. Marcio Macedo
Pastoral da Juventude (PJ): Frei Wilson Dallagnol

LITURGIA: Pe. Lizandro Goularte
Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC): Pe. Gustavo Haupenthal
Músicos/ Cantores: Pe. Lizandro Goularte

EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO: Pe. Fábio Christ

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA: Pe. Nelvi Ceolin
Apostolado da Oração: Pe. Verno Weber e Pe. Luiz Osório
Cenáculo de Maria: Pe. Fausto Gabriel
Comunidades Eclesiais de Base (CEB's): Frei Wilson Dallagnol
Hora de Oração pelos Sacerdotes (HOS): Pe. Luís Osório
Legião de Maria: Pe. Luíz Osório
Missionários de Capelinha: Pe. Leonardo Reichert
Renovação Carismática Católica (RCC): **
Curso de Doutrina Social da Igreja (CDSI): Diác. Deonísio Benelli, Diác. Augusto Maccarini e Frei Wilson Dallagnol

DÍZIMO: Pe. Flávio Lunkes e Pe. Joel da Silva

** - Não tem referencial.