06/08/2018

Ensaio de Cantos

A Comissão Litúrgica da Arquidiocese de Porto Alegre convida à todos os músicos, cantores e equipes de liturgia para o Ensaio de Cantos, que acontecerá no dia 25 de agosto, das 8h30 às 11h30, no Centro de Pastoral em Porto Alegre. 
Neste encontro serão estudadas as músicas referentes às Festas e Solenidades Litúrgicas.

ENSAIO DE CANTOS
Local: Centro de Pastoral (Praça Monsenhor Emílio Lottermann, 96. Floresta, Porto Alegre)
Informações: 51 3222.3988

Encontro Regional do Apostolado da Oração

A Rede Mundial de Oração pelo Papa convida a todos os missionários para o Encontro Regional do Apostolado da Oração.
O encontro acontecerá no dia 25 de agosto, no Santuário Sagrado Coração de Jesus (Pe. Reus) em São Leopoldo, iniciando às 8h e terá uma programação especial para os missionários, encerrando as 15h com a Celebração Eucarística.

ENCONTRO REGIONAL
Local: Santuário Sagrado Coração de Jesus (Rua Luetgen, 78. Padre Reus, São Leopoldo)
Informações: 51 3590.1914

25º Festival Chimarreando com Deus

O Vicariato de Canoas juntamente com a Rádio Aliança através de seu Departamento de Tradição Gaúcha, convida as comunidades para participar do 25º Festival Chimarreando com Deus.
O encontro acontecerá no dia 11 de agosto (sábado) no Santuário São Cristóvão em Canoas, iniciando com a Missa às 19h e após o Festival Amador às 20h. 
A Rádio Aliança transmitirá ao vivo todo o Festival pela FM 106,3 e através da internet www.alianca.fm.br.

25º FESTIVAL
Local: Santuário São Cristóvão (Rua Tupi, 228. Igara, Canoas)
Informação: 51 3477.1908

Encontro de Infância e Adolescência Missionária

Foto: COMIRE - CNBB Sul 3
Aconteceu entre os dias 20 e 22 de julho (sexta-feira à domingo) o encontro de formação para assessores da IAM (Infância e Adolescência Missionária), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Sapucaia do Sul. 
O encontro que contou com a presença de 15 pessoas foi assessorado pela coordenação estadual da IAM.

Mês Vocacional


SAV - Serviço de Animação Vocacional
Vicariato de Canoas

No Brasil o mês agosto é inteiramente dedicado – em oração e reflexão - às vocações. Com efeito, o Senhor é imensamente generoso e suscita vocações para “o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade” (Paulo VI). 
Somos um povo que é povo de Deus. O Batismo nos insere na Igreja. Ao entrar na vida comunitária devemos responder generosamente ao chamado que o Senhor nos faz. Inicia-se a missão de transformar e melhorar o mundo atuando-se decididamente ao propagar o Evangelho. Por isso não somente as vocações sacerdotais e religiosas são lembradas, mas pais e catequistas são incluídos nesta missão geradora de vida. Neste sentido, ser Igreja e estar nela faz uma grande diferença. Verdadeiramente deve-se levar a Palavra para a sociedade e não trazer para dentro do seio da Igreja o que o mundo propõe. Do contrário, haveria a perda definitiva e irreversível dos valores que Cristo nos deu. Abre-se, assim, portanto, um campo enorme de atuação: no trabalho, na família, na cultura, nos meios de comunicação, nas escolas e universidades (campo educacional), nas esferas governamentais, na política, etc. 
Neste ano de 2018 no qual o protagonismo do leigo é evidenciado em maior relevo, a missão dos pais como cooperadores do projeto de Deus é de suma importância à reflexão. Desejar e respeitar a vida que vem é de fundamental relevância neste tempo em que o descartável e os “direitos” ao corpo querem se sobrepor ao que existe de mais sagrado sobre a Terra. Já os catequistas têm a responsabilidade de colaborar com as famílias para ampliar os passos já iniciados dentro de casa. Devem apresentar uma Pessoa – Jesus - para as crianças e os jovens e torná-los amigos e íntimos. A função dos religiosos e, sobretudo do padre, por fim, é de animar essa relação e enriquecer a comunidade ao disponibilizar a sua vida para que o crescimento integral de homens e mulheres se concretize.

Assembleia Vicariato - Agosto

A coordenação de pastoral convida para a Assembleia de Pastoral do Vicariato de Canoas que será realizado no dia 11 de agosto (sábado), das 8h30 às 11h30, na sede do Vicariato de Canoas, em Canoas.
O Vicariato convida à todas as lideranças de movimentos, pastorais e serviços para juntos vivermos a unidade de Cristo.

Evento Facebook: Clique Aqui!

ASSEMBLEIA DO VICARIATO
Local: Sede do Vicariato (Rua Cônego José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Data: 11/ Agosto (Sábado)
Horário: 8h30 às 11h30

O Sujeito Eclesial Presupõe

LIBERDADE INTERIOR E AMOR A IGREJA - PARTE 2

Pe. Darley José Kummer
Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas

Se aceitamos na fé a pessoa de Jesus Cristo como sentido ultimo de nossas vidas, se vivemos a aventura da vida guiados pelos valores evangélicos, se nos vemos rodeados de tanta gente boa que nos ajuda e estimula para o bem, tudo isto devemos à Igreja. Igreja não enquanto apenas hierarquia, mas enquanto comunidade dos fiéis à qual pertencemos. Nossos pais, nossas mães, nossos parentes, nossos catequistas e educadores, nossos amigos, colegas de trabalho, nossos párocos, enfim todos aqueles que deixaram marcas em nossa caminhada pela vida. É a Igreja que nos gera, educa, alimenta, corrige, anima e conduz para Deus e para os irmãos. Mas é importante que isto brote de nossa própria existência de Cristãos, não como afirmação alheia que repetimos, mas como vivencia pessoal que expressamos.
Como já dizia Santo Agostinho: “É na medida em que se ama a Igreja de Cristo, que se possui o Espírito Santo”. Este amor a Igreja concreta nos leva a uma atitude prévia de respeito, acatamento e estima, tanto diante dos pronunciamentos e decisões de hierarquia, como igualmente diante das expressões simples da religiosidade popular. Este mesmo amor nos faz vibrar com o heroísmo de alguns de seus filhos, bem como saber ter paciência e humildade com a mediocridade de outros. Nossa fé individual é sempre limitada, mas se expande e se completa na fé de toda a Igreja, da qual ela participa. Assim nossa sempre frágil adesão a Cristo e nosso inconsistente amor fraterno são sustentados pela caridade de todo o Povo de Deus.
Por outro lado, o amor à Igreja não nos obriga a renunciarmos ao uso da razão ou a cairmos numa obediência mecânica. A história da Igreja nos ensina que também os santos souberam criticar pronunciamentos e comportamentos de hierarquia quando se faz necessário. Eles testemunharam uma lucidez que provinha da própria experiencia pessoal de uma vida fiel a ação do Espírito Santo, que lhes possibilitava um discernimento concreto do que convinha ser dito (Filipenses 1,9s.). Portanto, esta crítica brotava do amor pela Igreja, não no amor próprio, da vaidade, da autossuficiência intelectual, do desejo de aparecer. Hoje, sobretudo, a critica à Igreja, quando levada a mídia, pode prejudica-la bastante, pela força persuasiva dos meios de comunicação social.
Promovamos este processo de transformação na Igreja. Pois todos somos Igreja, todos somos responsáveis, todos somos construtores de uma nova mentalidade e de uma nova configuração, todos somos sujeitos eclesial. As mudanças que desejamos dependem de todos nós.

Fonte: Coleção SAL E LUZ (Volume I) – Resenha: Pe. Darley Kummer.

Falece Lonida Dallagnol, mãe do Frei Wilson

Foto: Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Faleceu neste domingo, dia 05 de agosto, dona Lonida Joana Daros Dallagnol, mãe do Frei Wilson Dallagnol.
O velório está acontecendo na capela mortuária do Cemitério Municipal de Ibiraiaras/ RS. A celebração de ação de graças acontecerá no dia 06 de agosto (segunda-feira) às 16h30 e o sepultamento às 17h30.

"Dai-lhes Senhor o descanso eterno. E que a luz perpétua o ilumine. Descanse em paz. Amém."