06/08/2018

Mês Vocacional


SAV - Serviço de Animação Vocacional
Vicariato de Canoas

No Brasil o mês agosto é inteiramente dedicado – em oração e reflexão - às vocações. Com efeito, o Senhor é imensamente generoso e suscita vocações para “o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade” (Paulo VI). 
Somos um povo que é povo de Deus. O Batismo nos insere na Igreja. Ao entrar na vida comunitária devemos responder generosamente ao chamado que o Senhor nos faz. Inicia-se a missão de transformar e melhorar o mundo atuando-se decididamente ao propagar o Evangelho. Por isso não somente as vocações sacerdotais e religiosas são lembradas, mas pais e catequistas são incluídos nesta missão geradora de vida. Neste sentido, ser Igreja e estar nela faz uma grande diferença. Verdadeiramente deve-se levar a Palavra para a sociedade e não trazer para dentro do seio da Igreja o que o mundo propõe. Do contrário, haveria a perda definitiva e irreversível dos valores que Cristo nos deu. Abre-se, assim, portanto, um campo enorme de atuação: no trabalho, na família, na cultura, nos meios de comunicação, nas escolas e universidades (campo educacional), nas esferas governamentais, na política, etc. 
Neste ano de 2018 no qual o protagonismo do leigo é evidenciado em maior relevo, a missão dos pais como cooperadores do projeto de Deus é de suma importância à reflexão. Desejar e respeitar a vida que vem é de fundamental relevância neste tempo em que o descartável e os “direitos” ao corpo querem se sobrepor ao que existe de mais sagrado sobre a Terra. Já os catequistas têm a responsabilidade de colaborar com as famílias para ampliar os passos já iniciados dentro de casa. Devem apresentar uma Pessoa – Jesus - para as crianças e os jovens e torná-los amigos e íntimos. A função dos religiosos e, sobretudo do padre, por fim, é de animar essa relação e enriquecer a comunidade ao disponibilizar a sua vida para que o crescimento integral de homens e mulheres se concretize.

Nenhum comentário: