05/04/2013



Chegou o Livro "Jesus no Evangelho de São Lucas" Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, do Con. José Bonifácio Schmidt, todos estão convidados a meditar e refletir junto a sua Pastoral. O Livro poderá ser retirado na Secretária do Vicariato de Canoas com o valor de R$ 0,50 cada unidade.
Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam! - Lucas 11:28 

PÁSCOA - CRISTO VIVE, ALELUIA


Tempo Pascal, que vai desde o Domingo da Ressurreição até o Domingo de Pentecostes, ocupa um lugar especial dentro do ano litúrgico, pois, além de ser celebrado com grande atenção e interesse espiritual pelas comunidades cristãs, é o acontecimento central do mistério cristão, porque relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Devemos resgatar os valores e a espiritualidade deste tempo litúrgico, para que não sejam seqüestrados pela mentalidade ‘eficientista’ e ‘mercantilista comercialista’ de nossa sociedade. “Páscoa” significa passagem. Passagem esta de Cristo “deste mundo para o Pai”, ‘da morte para a vida”, das trevas para a luz”. A cor litúrgica do Tempo Pascal é o branco, que significa festa, paz e, ao todo, este tempo possui 50 dias (oito semanas), que são respectivamente:
A Semana da Oitava da Páscoa: São os primeiros oito dias da páscoa, a começar do Domingo da Páscoa ou Domingo da Ressurreição, e finalizando no Domingo da Misericórdia (2º Domingo da Páscoa) Nesta oitava, canta-se o glória todos os 8 dias, e reza-se o credo somente aos domingos. Significa a alegria do Domingo da Ressurreição estendida em mais oito dias.
O 2º Domingo da Páscoa: Conhecido como Domingo da Misericórdia, pela compaixão de Jesus com São Tomé, que não acreditava em palavras, e sim “somente vendo”. Vendo a Jesus, veio a crer na Sua ressurreição, e se redimiu ao Senhor. Pela compaixão e misericórdia do mestre, São Tomé foi perdoado.
O 3º Domingo da Páscoa: Domingo da passagem bíblica dos “discípulos de Emaús”, onde reconhecemos a Jesus na fração do pão: Ele está no meio de nós através dos sinais sacramentais.
O 4º Domingo da Páscoa: Domingo do “Bom Pastor”, que nos manifesta o mistério da presença do Cristo nos pastores da Sua Igreja, pois “O Senhor é o meu Pastor, nada me falta”. (Sl 22)
O 5º Domingo da Páscoa: Neste domingo da caridade, a fraternidade é vista como a manifestação de Jesus ressuscitado; através do amor ao nosso próximo, os homens reconhecerão o amor com que Cristo nos ama.
O 6º Domingo da Páscoa: Neste Domingo Jesus promete seu Espírito como princípio da vida pascal da Igreja e de nós, cristãos. a ação deste Espírito constrói nosso templo espiritual interior.
O Domingo da Ascensão do Senhor: Jesus envia ao mundo suas testemunhas para manifestar seu poder profético e salvador, para depois subir ao Pai.
O Domingo de Pentecostes: Neste último Domingo, finaliza-se o Tempo Pascal, onde o Espírito Santo realiza a plenitude da Páscoa de Jesus Cristo por meio da Igreja. Cheios da força na fé em Cristo ressuscitado, os Apóstolos partem para a sua missão no mundo.
Curiosidade: O Círio Pascal, que representa o Cristo Ressuscitado e a Luz dos Povos, é colocado junto ao ambão ou em lugar próximo ao altar durante todo o Tempo Pascal, e deve ser aceso em todas as Missas Pascais.

04/04/2013

ORDENAÇÃO DIACONAL


            No Vicariato de Canoas teremos dois Seminarista que serão Ordenados Diáconos são eles: o Seminarista Fabiano Glaeser dos Santos da Par. Santo Inácio de Loyola - Esteio e o Seminarista Talis Pagot da Par. São Luís Gonzaga - Canoas.
"JA NÃO VOS CHAMO SERVOS, MAS VOS CHAMO AMIGO" Jo 15,15

Publicado o Guia 2013 da Arquidiocese de Porto Alegre

    Já está impresso o Guia da Arquidiocese de Porto Alegre 2013. Organizado pela Chancelaria da Arquidiocese, em parceria da Pastoral da Comunicação (PASCOM), a publicação é a mais completa e atual fonte de dados sobre a Igreja arquidiocesana.
      O arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings, recebeu o primeiro exemplar, seguido dos funcionários da Cúria Metropolitana. A publicação também já está sendo encaminhado aos padres e paróquias da Arquidiocese.
   São 118 páginas contendo as informações sobre o governo arquidiocesano, dos vicariatos, padres, paróquias, pastorais, movimentos, congregações religiosas, diaconias, dados estatísticos, territoriais, dentre outras informações. A capa da edição 2013 destaca a imagem ilustrativa de como ficará o prédio da Cúria Metropolitana, após a conclusão das obras de restauro, os 75 anos do Seminário Menor São José (Gravataí) e os cinco padres ordenados em 2012.
       A apresentação da publicação é assinada pelo arcebispo metropolitano. Dom Dadeus destacou os 50 anos do Concílio Vaticano II, o ano da juventude, a animação bíblica da pastoral arquidiocesana e as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja: “Desejo que este guia oriente todos os nossos agentes de pastoral numa colaboração mais intensa, em todos os setores da arquidiocese, numa evangelização e numa pastoral de acordo com os desígnios de Deus, de união de todos para que tenham vida plena em abundancia”.
        Dom Dadeus finaliza a apresentação citando o seminarista Douglas Szortyka Rodrigues, falecido em janeiro de 2013, como modelo de seminarista, de jovem, nomeado protetor da Pastoral Vocacional e dos seminaristas.

O Guia 2013 da Arquidiocese pode ser retirado na Secretária do Vicariato.




                 Com o objetivo de ampliar os canais de comunicação da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a Equipe de Assessoria de Imprensa da CNBB criou uma página oficial no facebook que já está no ar. Durante a realização da Assembleia, em Aparecida, de 10 a 19 de abril, serão postados, diariamente, conteúdos na página como vídeos das coletivas de imprensa, boletim em áudio, galeria de fotos, entre outros.
           Assim, os veículos de comunicação que desejarem reproduzir os materiais, poderão utilizá-los livremente, com o devido crédito. Além disso, no site da CNBB serão postadas matérias, realeses e outras publicações sobre a 51ª Assembleia Geral. Conheça e curta a página: www.facebook.com/pages/Assembleia
-Geral-da-CNBB/632779040068974?fref=ts

03/04/2013

Começou ontem , 01 de abril, o Retiro do Clero do Vicariato de Canoas, no Seminário São José em Gravataí.

Durante os quatro dias de Retiro os presbíteros do Vicariato terão momentos de reflexão, oração e aprendizado. O assessor do Retiro deste ano será o bispo Dom Jacinto Inácio Flach, bispo diocesano de Criciúma, em Santa Catarina. Seu Lema: Misericordiam Nuntio Vobis! (Anuncio-vos a Misericórdia).

O Retiro termina na quinta-feira, 04 de abril.
No 'Ano da Fé', somos convocados a reavivar a chama da fé em nosso coração, em nossa caminhada de cristãos. Em uma sociedade secularizada, que, aos poucos, vai perdendo as raízes da sua própria identidade cristã, a Carta Apostólica do Papa Emérito Bento XVI, Porta Fidei, é um convite a retornamos às nossas raízes e, assim, vivenciarmos um tempo novo.