08/03/2017

Retiro Arquidiocesano da Pastoral Familiar/ 2017

Com o objetivo de auxiliar agentes na formação da Pastoral Familiar Paroquial e no aperfeiçoamento do trabalho que já vem sendo desenvolvido, ocorrerá nos dias 25 e 26 de março o retiro da Pastoral Familiar. A programação será no Seminário São José, em Gravataí, com início às 9h do dia 25 e termino após o almoço do dia 26.
O investimento é de R$120 por pessoas. Interessados devem se inscrever por meio do formulário disponível neste link https://goo.gl/oI1yjE ou por WhatsApp para o número 51 99831.8586, até o dia 17 de março.

Tríduo à São José - Par. Sta Maria Goretti


A Paróquia Santa Maria Goretti, de Canoas, convida para o Tríduo em honra a São José, que inicia no dia 15 de março (quarta), às 20h e terá como tema "Com São José, vivamos o Ano Mariano!", em comemoração aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida e aos 100 anos de Nossa Senhora de Fátima.
No sábado, dia 18 de março, a comunidade realizará uma procissão luminosa, pelas ruas do bairro, às 18h, e no domingo, dia 19 de março, haverá o almoço, às 12h.

Maiores informações: (51) 3032.5651


TRÍDUO SÃO JOSÉ
Local: Paróquia Santa Maria Goretti (Rua Osvaldo Cruz, 304. Niterói, Canoas)
Data: de 15 à 17 de março
Horário: 20h

07/03/2017

Irmãs Servas do Espírito Santo inauguram sua segunda escola, em Canoas

A Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo inaugurou sua segunda escola em Canoas. Depois do Colégio Espírito Santo, que completa 58 anos no próximo dia 9 de março, no bairro Nossa Senhora das Graças, a congregação também mantém a escola Madre Josefa, que leva o nome de uma das co-fundadoras da Congregação. "Ela era uma mulher muito dedicada aos doentes e pobres. E muito preocupada com as ações missionárias". Comentou a diretora Irmã Maria Sônia Muller.
A convite da Congregação, o padre Elemar Griebeler, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, realizou missa e bênção do Centro Educacional Madre Josefa. A solenidade ocorreu na noite de 2 de março, na capela da própria escola, localizada na Rua Dom João Becker, nº 2471, bairro Fátima.

Endereço servirá de residência de missionárias
Com capacidade para atender 150 crianças de 4 e 5 anos, o local contará com os dois níveis de Educação Infantil (Jardim A e B). O prédio possui seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, quadra esportiva, capela, horta e pomar, entre outros espaços. O endereço também servirá de residencia para três missionárias: Irmã Hilária, Irmã Zinilda e Irmã Laura. Além de atuarem na escola, elas estarão envolvidas em atividades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A construção aguarda a autorização do Corpo de Bombeiros para iniciar as atividades.


06/03/2017

Retiro Vocacional Arquidiocesano/ 2017

No dia 19 de março ocorre o Retiro das Equipes Vocacionais da Arquidiocese de Porto Alegre. O encontro será no Seminário São José, em Gravataí, das 8h às 17h, e abordará o tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional".
Os participantes devem levar almoço para ser partilhado. No local haverá venda de bebidas. Não tem custo de inscrição, mas quem puder ajudar é convidado a doar ao seminário alimentos como arroz, açúcar, óleo, leite e farinha.

RETIRO VOCACIONAL
Local: Seminário São José (Gravataí)
Horário: 8h às 17h.
Data: 19/ Março (Domingo)

Preparando à Páscoa/ 2017


O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou roteiros de encontros em torno da Palavra Sagrada para que as comunidades se preparem para a Páscoa. O material está disponível na Loja do Centro de Pastoral, em Porto Alegre, ou na Secretaria 
Trata-se de um kit produzido com o objetivo de, ao longo da Quaresma, auxiliar os fiéis e as comunidades a se prepararem para a festa da Páscoa. Esse kit contém o livro com o roteiro dos encontros, além de uma Cruz de São Damião para ser afixada na porta das casas onde as pessoas participam dos encontros. No verso da cruz, vem impressa uma benção para ser rezada pelos moradores.
Com o kit vem ainda um pequeno poço, feito em cartolina, que recorda a cena evangélica na qual é descrito o encontro de Jesus com a samaritana. "Esse poço quer nos indicar que Jesus é a referência de nossas vidas; que ele nos oferece uma água capaz de saciar nossa sede de eternidade", explica o arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3, Dom Jaime Spengler. O poço tem a forma de um pequeno cofre e quer também motivar crianças e adolescentes à participação na vida da comunidade, fomentando o espírito de corresponsabilidade pela manutenção das comunidades.

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre


Formação de Agentes Sociais/ 2017

Diante da constatação de enormes dificuldades de compreensão da nova sistemática e metodologia da prestação de serviços na rede socioassistencial e da dificuldade de identificar fontes de sustentabilidade para os projetos sociais, a instituição desenvolve o serviço de orientação, formação, capacitação e qualificação dos agentes sociais paroquiais e comunitários do Terceiro Setor desde o ano de 2013. Este serviço visa o aprimoramento das ações e programas sociais, para que os mesmos aconteçam de maneira integrada e qualificada em consonância com a Política Nacional de Assistência Social e do Plano Global de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre.

- Objetivo: 
Proporcionar orientação e qualificação para agentes sociais e líderes comunitários integrantes do Terceiro Setor de forma a tender os anseios e necessidades específicas,  visando a construção coletiva de uma rede dinamizadores de conhecimento e informação.

- Metodologia:
1) A sistemática de formação será operacionalizada em consonância com a missão e princípios orientadores da Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre e em consonância com a Legislação Nacional, abordando temas de interesse do público destinatário deste serviço. Serão desenvolvidos 8 (oito) encontros, perfazendo uma carga horária de 32 (trinta e duas )horas/aula.
2) A metodologia empregada será executada a partir de conhecimentos consolidados por técnicos capacitados para apresentação dos temas, através de material audiovisual, apostilas e dinâmicas de grupo, com a finalidade de despertar o interesse pelo tema desenvolvido e fomentar a construção do conhecimento, com a troca de experiências e sistematização dos conteúdos apresentados.
3) No final do curso presencial será fornecido um certificado de participação para aqueles que tiverem comprovado, através de lista de presença, 75% de participação na carga horária definida.
4) A operacionalização do serviço, por hora, realiza-se no Vicariato de Canoas, mais precisamente na Paróquia São Luís Gonzaga, podendo sofrer alterações para atender às necessidades e demandas das paróquias da região.

- Carga Horária:
O serviço de orientação e qualificação terá uma carga horária de 32 (trinta e duas) horas/aula, sempre nas terceiras quartas-feiras no horário compreendido entre 14h e 17h, iniciando no dia 15 de Março de 2017, como também visitas periódicas a cada grupo para acompanhamento das reais necessidades e na difusão de conhecimentos e sua aplicabilidade junto a base de atendimento social nas paróquias.

- Grade Programática para 2017:
15/03: Levantamento das realidades locais;
19/04: A importância do trabalho em rede e redes socioassitencial;
17/05: Estratégias de captação e fidelização de voluntários;
21/06: Metodologia do trabalho social;
16/08: Sustentabilidade - fontes de recursos para projetos sociais e gestão de entidades;
27/09: Estudo de caso social - visitas, abordagens e atendimento social;
18/10: Construção coletiva de uma proposta de trabalho em rede;
22/11: Avaliação e planejamento para 2018.

* Inscrições na Secretaria do Vicariato de Canoas: (51) 3476.6192

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS
Local: Paróquia São Luís Gonzaga (Rua Cônego José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Horário: 14h às 17h.
Data: terceira quarta-feira do mês (Março à Novembro)

Assembleia do Vicariato - Março

A coordenação de pastoral convida para a Assembléia do Vicariato de Canoas, que será realizado no dia 11 de março (sábado), às 8h30, na Paróquia Matriz São Luís Gonzaga, em Canoas.
Será realizado a abertura das atividades do ano de 2017.
O Vicariato convida à todas as lideranças de movimento, pastorais e serviços, para juntos vivermos a unidade de Cristo.

Evento no Facebook: Clique Aqui!

ASSEMBLÉIA DO VICARIATO
Local: Paróquia São Luís Gonzaga (Rua Cônego José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Data: 11/ Março (Sábado)
Horário: 8h30

Grupo de Oração e Partilha da Palavra

O Grupo de Oração e Partilha da Palavra (GOPP), da Paróquia São Luís Gonzaga em Canoas, estará retornando suas atividades e convida a todos para juntos partilharem discussões, palestras e oração de encontro pessoal com o amor misericordioso de Deus.
O grupo se reúne todos os sábados, às 16h15. Traga a sua Bíblia!

"Se quisermos anunciar a Boa-Nova, isto deve ter como base o compromisso e o amor. É a vontade de dividir com os outros a alegria que sentimos em nossos corações, tocados pelo amor de Deus. Desde os apóstolos, os primeiros discípulos, Cristo os enviava em missão."

GOPP
Local: Paróquia São Luís Gonzaga (Rua Cônego José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Data: 11/ Março
Horário: 16h15