16/11/2017

Regata ONDA - 2017

O movimento do ONDA Arquidiocesano (Objetivo Novo De Apostolado), convida a todos os tios e jovens para o Regata 2017, que acontecerá no dia 25 de novembro (sábado), das 8h às 17h, no Seminário São José em Gravataí.
O encontro marcará o encerramento das atividades do ONDA deste ano.
Entrada: R$6,00 + 1 alimento (café em pó, farinha, azeite ou açúcar) por pessoa. Confirmações até dia 20 de novembro pelo e-mail:
ondaarquidiocesano@yahoo.com.br

REGATA 2017
Local: Seminário São José (Rua Adolfo Inácio Barcelos, 1490. Centro, Gravataí)
Data: 25/Novembro (Sábado)
Horário: 8h às 17h.

13/11/2017

Jornada Mundial dos Pobres/ 2017

A Igreja realiza de 12 a 19 de novembro, a Jornada Mundial dos Pobres, com o tema: “Não amemos com palavras, mas com obras”. Trata-se, segundo mensagem do papa Francisco, publicada dia 17 de junho deste ano, de um convite dirigido a todos, independente de sua crença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade.
Segundo o santo padre, o amor não admite álibes. “Quem pretende amar como Jesus amou, deve assumir o seu exemplo, sobretudo quando somos chamados a amar os pobres”, diz trecho do texto. Instituído pelo chefe da Igreja Católica na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o primeiro Dia Mundial dos Pobres será celebrado pela Igreja em todo mundo no próximo dia 19 de novembro, 33º domingo do Tempo Comum.
No Brasil, a animação e coordenação das atividades foi delegada à Cáritas Brasileira, um dos organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por sua experiência na realização Semana da Solidariedade. Para o bispo de Aracaju (SE), presidente da Cáritas Brasileira, dom João José Costa, as respostas sobre que fazer só virão se a Igreja e os cristãos se colocarem de forma próxima aos empobrecidos e sentir a sua dor. “A proximidade faz com que o Espírito Santo desperte em cada um de nós a criatividade para que possamos ter iniciativas concretas para transformar a realidade”, disse.
De acordo com estudo divulgado em fevereiro pelo Banco Mundial, o número de pessoas vivendo na pobreza no Brasil deverá aumentar entre 2,5 milhões e 3,6 milhões até o fim de 2017. Segundo o documento, a atual crise econômica representa uma séria ameaça aos avanços na redução da pobreza e da desigualdade. O Banco Mundial também atribuiu a ações sociais protetivas como o Bolsa Família, um papel fundamental para evitar que mais brasileiros entrem na linha da miséria. A pesquisa aponta ainda que o aumento da pobreza vai se dar principalmente em áreas urbanas, e menos em áreas rurais, isso porque nas áreas rurais essas taxas já são mais elevadas.

Objetivo e material da Jornada – O diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Claudio Mandela, lembra que a Jornada Mundial dos Pobres, em comunhão com a Semana da Solidariedade, quer acima de tudo chamar atenção de forma organizada, reflexiva e também em oração para a grande condição de vulnerabilidade e desigualdade por que passa grande parte da população do mundo e do Brasil.
A Cáritas Brasileira preparou o cartaz e o subsídio com sugestões de ações para esta semana. A proposta, segundo o diretor-executivo da Cáritas, é que as comunidades, igrejas, escolas e toda sociedade realizem, por meio do que propõem a cartilha, as “Ruas Solidárias” e “Rodas de Conversa” cujo objetivo é proporcionar espaços, momentos e dinâmicas para que as pessoas, em suas mais várias localidades, possam refletir e olhar, em forma de oração, sobre esta realidade.
O presidente da Cáritas Brasileira convida cada um a dar a sua contribuição. “Se vamos mudar o mundo não sei, mas o importante é cada um fazer a sua parte”, disse. O bispo lembrou de madre Tereza de Calcutá que não desanimava quando se tratava de realizar obras em favor dos pobres. A religiosa, declarada santa pelo papa Francisco em 04/09/2016, dizia que somos uma gota d’água no oceano, mas que este seria menor sem aquela. “Que durante esta semana possamos fixar o nosso olhar nesta realidade que desafia todo nosso mundo para que se transforme na casa do Bem Viver, onde todas as pessoas sejam reconhecidas e acolhidas em sua dignidade”, concluiu dom João José.
Acompanhe e compartilhe as ações nas redes sociais da Cáritas Brasileira durante a Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade entre os dias 12 e 19 de Novembro.

Fonte: CNBB Sul3

19º Baile da Linguiça - Par. Nsª Caravaggio/ Canoas

A Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio de Canoas, convida a todos para o 19º Baile da Linguiça, que acontecerá no dia 18 de novembro (sábado) às 20h30, no Salão Paroquial.
Cardápio: linguiça cozida e assada, frango, arroz, cuca e buffet de saladas e frutas. Ingressos: R$35,00 (Individual).
Animação: Sax BandaShow.
Informações: 51 3475.4421 - Par. Nsª Caravaggio/ 99316.0705 - Jacson Oliveira.

19º BAILE DA LINGUIÇA
Local: Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio (Rua Santos Dumont, 1198. Niterói, Canoas)
Data: 18/Novembro (Sábado)
Horário: 20h30.