14/09/2018

SOS Venezuela

O Vicariato de Canoas acabou de ser informado pela Defesa Civil de Canoas, solicitando doações de Roupas (Masculino, Feminino e Infantil), Calçados, Cobertores e Mantas para os irmãos Venezuelanos.

As doações podem ser realizadas na Secretaria do Vicariato de Canoas ou diretamente nos locais de alojamento dos imigrantes:

- Vicariato de Canoas (Rua Côn. José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas);
- Apart Hotel Farroupilha (Avenida Farroupilha, 6732. Igara, Canoas);
- Apart Hotel Argentina (Rua Argentina, 938. São José, Canoas);
- Alojamento Chile (Rua Chile, 44. São José, Canoas - esquina com Av. Getúlio Vargas, 8787).


"[...] Vinde, benditos de meu Pai, [...]; Porque tive fome, e deste-me de comer; tive sede, e deste-me de beber; era estrangeiro, e hospedaste-me; Estava nu, e vestiste-me; adoeci, e visitaste-me; estive na prisão, e foste me ver." (Mateus 25,34-36)

13/09/2018

Congresso de Leigos e Leigas

O Vicariato de Canoas como Igreja, Povo de Deus, juntamente com a comissão dos leigos, realizará o Congresso de Leigos e Leigas que acontecerá no dia 30 de setembro (domingo) das 8h30 às 17h, no Ginásio de Esportes do Colégio Maria Auxiliadora em Canoas. O encontro, que contemplará palestras, debates, exposições e demais atividades, contará com a presença dos assessores Doutor Jacques Távora Alfosin (leigo e advogado), Jane Eloisa Cardoso da Silva (leiga e professora), Irmã Cleusa Andreatta (religiosa das Irmãs da Divina Providência) e Dom Jaime Spengler (arcebispo metropolitano).

"A Igreja do Brasil, por meio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), instituiu o Ano Nacional do Laicato no Brasil, a ser celebrado de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018 e tem como eixo central a presença e a atuação dos Cristãos Leigos e Leigas como “ramos, sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade."

Programação:
8:30 - Acolhida dos participantes (com cantos de animação)
8:45 - Palavra de abertura
8:50 - Celebração de abertura
9:10 - Exposição do levantamento dos dados da realidade - Edison Oliveira
9:30 - 1ª palestra: Dr. Jacques Távola Alfonsin - Leigo e Advogado (Uma leitura dos dados da realidade do laicato no Vicariato e a participação dos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade)
10:15 - Intervalo (Café) - perguntas dos participantes
10:45 - Debate com questões do plenário
11:15 - 2ª palestra: Jane Eloisa Cardoso da Silva - Leiga e Professora (Uma leitura bíblica do compromisso dos cristãos leigos e leigas)
12:00 - Almoço
13:30 - 3ª palestra: Irmã Cleusa Andreatta - Religiosa das Irmãs Divina Providência (Pistas de ação dos cristãos leigos e leigas a partir dos Documentos da Igreja)
14:15 - Trabalho em grupos: 1) Olhando o levantamento da realidade, a iluminação bíblica e as pistas de ação da Igreja, o que nós como Comunidade precisamos assumir para que haja um real protagonismo dos leigos e leigas na Igreja? 2) Quais os espaços da sociedade em que devemos marcar mais presença como leigos e leigas?
15:00 - Exposição de 5 grupos por sorteio 
15:30 - Fila do povo (aberta e livre)
16:00 - Celebração Eucarística (Dom Leomar Brustolin - Bispo Auxiliar de Porto Alegre)

Inspirados à luz do documento 105 da CNBB, possamos realizar um Congresso inclusivo, com respeito a diversidade, comemorativo, questionador, reflexivo e propositivo.
Inscrições na secretaria do Vicariato de Canoas - 3476.6192.

CONGRESSO DE LEIGOS E LEIGAS
Local: Colégio Maria Auxiliadora - Ginásio de Esportes (Rua Farias Brito, s/nº. Centro, Canoas)
Data: 30/ Setembro

11/09/2018

#SOSVenezuela

O Vicariato de Canoas, reunindo as Paróquias de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul, acolhem nesta quarta-feira, dia 12 de setembro mais de 600 cidadãos vindos da Venezuela, onde estão sendo alocados nas cidades de Canoas, no bairro São José, e Esteio.

"Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e deste-me de comer; tive sede, e deste-me de beber; era estrangeiro, e hospedaste-me; Estava nu, e vestiste-me; adoeci, e visitaste-me; estive na prisão, e foste me ver." (Mateus 25,34-36)

Atendendo à Palavra de Deus que nos motiva e impulsiona, o Vicariato de Canoas quer convidar todos os cristãos a juntos darmos as mãos e nos unirmos como promotores da vida. E nesse sentido convidamos cada cristão a fazer uma oração pelos irmãos vindos da Venezuela, acolhe-los nas celebrações de nossa comunidade.

Doações:
A Organização das Nações Unidas (ONU) fará o auxílio das famílias venezuelanas no período de 6 meses com alimentação, material de higiene, roupas e demais despesas necessárias. Após este momento, se necessário, faremos uma arrecadação do material a serem entregues na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Canoas.

Maiores informações: 51 3476.6192 - Vicariato de Canoas.

Notícia do Diário de Canoas:
Diante da crise social existente na Venezuela, milhares de pessoas estão deixando o país em busca de qualidade de vida e mais oportunidades. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 2,3 milhões de venezuelanos já atravessaram fronteiras em apenas dois anos. Diante dos últimos acontecimentos, e com a entrada de mais venezuelanos pelo estado de Roraima, o Governo Federal, dentro do processo de interiorização solicitou apoio das cidades de Canoas e Esteio para o acolhimento dos refugiados. [...] Serão três locais em Canoas e dois em Esteio onde ficarão abrigados os imigrantes. O município de Esteio abre 221 vagas, enquanto Canoas recebe 425 cidadãos venezuelanos, no bairro São José, próximo a ULBRA (Universidade Luterana do Brasil).

10/09/2018

Encontro do Apostolado da Oração

A Rede Mundial de Oração pelo Papa convida todos os agentes do movimento para o Encontro do Apostolado da Oração, que acontecerá no dia 16 de setembro (domingo) das 14h às 17h, na sede do Vicariato de Canoas.
O encontro contará com a presença do leigo Breno Senger que abordará o tema “Apostolado da Oração, alimento para os leigos e leigas na missão eclesial e social”. 

Programação:
13h30: Acolhida
14h: Palestra - Breno Senger
15h: Oração do Terço Mariano
15h45: Adoração ao Santíssimo Sacramento
16h20: Celebração Eucarística (Pe. Darley Kummer e Pe. Verno Weber).
17h30: Encerramento

Maiores informações: 3476.6192 - Vicariato de Canoas.

ENCONTRO APOSTOLADO
Local: Sede Vicariato de Canoas (Rua Côn. José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Data: 16/ Setembro

Encontro Arquidiocesano de Liturgia


A comissão de liturgia da arquidiocese de Porto Alegre convida a todas as pastorais e movimentos para o Encontro Arquidiocesano de Liturgia, que acontecerá no dia 15 de setembro (sábado) das 8h30 às 11h30, na Paróquia São Pedro em Porto Alegre. O encontro terá como tema “A Palavra de Deus na Liturgia”.

ENCONTRO DE LITURGIA
Local: Paróquia São Pedro (Av. Cristóvão Colombo, 1629. Floresta, Porto Alegre).
Data: 15/ Setembro

Ministros da Comunhão e Liturgia realizam Retiro

Aconteceu no dia 1º de setembro (sábado) o retiro anual dos MESC (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão) em conjunto com as equipes paroquiais de Liturgia, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Canoas, das 8h às 16h. 
O encontro que contou com a participação de mais de 400 pessoas teve como tema principal a “Participação do leigo e leiga na Liturgia”, onde ocorreram ao longo do encontro duas palestras abordados pelos assessores Pe. Marcus Vinícius Ferreyro e Diácono José Valoir da Silveira. 
O encontro encerrou com a Adoração ao Santíssimo e a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Gustavo Haupenthal e Lizandro Goularte, referenciais dos MESC e Liturgia do Vicariato de Canoas.

Demais fotos: Vicariato de Canoas

Comissão Missionária realiza Formação

Aconteceu no dia 1º de setembro (sábado) a Formação Missionária, organizado pela Comissão Missionária das 8h30 às 11h30, na sede do Vicariato. 
O encontro contou com dois momentos importantes, iniciando com uma conversa sobre “Palavra de Deus, fonte da missão” conduzido pelo assessor Pe. Bonifácio Schmidt e logo após foi abordado os “Aspectos práticos da visitação” em preparação da Semana Missionária, que acontecerá em toda a Arquidiocese de 20 à 27 de outubro.

Demais fotos: Vicariato de Canoas

Posse Pe. Tiago Camargo - Par. Nsª Aparecida

Na quarta-feira, dia 01 de agosto de 2018, Dom Jaime Spengler, arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, presidiu a celebração Eucarística na qual o padre Tiago Camargo tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Sapucaia do Sul. A Celebração contou com a presença de padres e diáconos, além da comunidade local e amigos.
O rito de posse iniciou com a acolhida da comunidade ao bispo e ao novo pároco, logo após ocorreu a leitura das provisões e a renovação das promessas sacerdotais do padre Tiago. Antes da proclamação do Evangelho, o padre Tiago recebeu das mãos de Dom Jaime o Evangeliário, como sinal do compromisso que o novo pároco tem com a transmissão da alegria da Boa Nova de Jesus Cristo.
Após feita a profissão de fé e o juramento de fidelidade, Dom Jaime passou entregou o batistério, a estola roxa e as chaves do sacrário, no comprometimento com os Sacramentos do Batismo, Reconciliação e Eucaristia.
Ao fim da celebração membros da comunidade acolheram o pároco na comunidade. Por fim, o padre Tiago agradeceu à Dom Jaime e a Comunidade, pelo carinho e afeto.
Ao término da celebração, a comunidade fez uma confraternização no Salão Paroquial.

Demais fotos: Vicariato de Canoas

Presbíteros realizam Formação

Aconteceu no dia 30 de agosto (quinta-feira) a Formação dos Presbíteros do Vicariato de Canoas, no Sítio Notre Dame em Nova Santa Rita. O encontro que contou com a presença de 20 padres teve como tema principal “Tópicos da espiritualidade do padre diocesano e a importância da vida de oração” realizado pelo assessor jesuíta, Pe. Ranieri Gonçalves do Centro de Espiritualidade Cristo Rei.