15/08/2015

Ministério da Palavra/Agosto

Nesta ultima Sexta-Feira, dia 14 de Agosto, se reuniu o Ministério da Palavra, do Vicariato de Canoas, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora das Graças/ Canoas, as 20h.
O grupo se reuniu com 15 participantes e com a presença do Cônego Bonifácio Schimidt. Reunião foi iniciada com um partilha feita pelo Con. Bonifácio, debatendo as Leis de Deus e da Igreja, e definiram algumas informações do Retiro de Animadores da Palavra, do mês da Bíblia e a Semana Bíblica, que irão acontecer em Setembro/2015.

Ministério da Palavra convida a todos para a Semana Bíblica, que acontecerá em todo o Vicariato de Canoas.

Logo, anunciaremos a programação do Mês da Bíblia e da Semana Bíblica.

14/08/2015

Paulina Fets Music

FESTIVAL DE MÚSICA CATÓLICA

Em comemoração ao Centenário das Irmãs Paulinas, temos o prazer de convidá-lo(a) para o PAULINAS FEST MUSIC, um festival de música cujo tema é "Com São Paulo, cantamos o amor!". Que será realizado no dia 03/Outubro na Paróquia São Luis Gonzaga em Canoas.
Se você gosta de música, tem uma banda/ ministério/ grupo de amigos ou mesmo se canta solo, inscreva-se já e venha fazer parte deste momento celebrativo conosco.

As inscrições já estão abertas!

Para maiores informações acesse:

13/08/2015

Falecimento de Verônica Rech

O Vicariato Episcopal de Canoas, informa o falecimento de Verônica Hedye Rech, mãe do Pe. Aloísio Rech, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Sapucaia do Sul. Dona verônica tinha 76 anos e faleceu por volta das 17h desta quinta-feira, 13 de agosto.
O velório será realizado na Capela São Marcos, distrito de Columbia, interior do município de Bom Princípio. Na sexta-feira, dia 14 de agosto, às 9h, será celebrada a Missa de Corpo Presente.
Ao Padre Aloísio Rech e seus familiares transmitimos nossos pêsames. Nos unimos através da oração solidária, na certeza da vida eterna em Cristo Jesus.

Tarde de Louvor e Serenatão - CLJ


10/08/2015

3ª Jornada Jovem


Foi realizado nos dias 7, 8 e 9 de Agosto/2015, a 3ª Jornada Jovem (JJ), da Arquidiocese de Porto Alegre.
É a Família JJ se multiplicando pelas nossas Comunidades e Paróquias de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Nova Santa Rita. Um verdadeiro retiro de Reencontro, Perdão e Família Cristã, onde mais de 40 jovens puderam ter esse momento com Jesus Cristo.
Durante o Retiro tiveram a presença do Petri e da Mari, vindos de Francisco Beltrão, Paraná, para ajudar o Encontro.
Na Missa de Encerramento, no Domingo, as 17h, presidida pelo Diretor Espiritual do JJ, Pe. Maico Pezzi dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Esteio, e com a presença do Padre Celso da Cunha Trois, da Paróquia Santa Maria Goretti/ Canoas, Pais e Filho puderam ter a sua verdadeira experiencia de Perdão Amarelo.
O movimento da Jornada Jovem convida a todos os jovens, maiores de 18 anos, para a próxima Jornada: dias 13, 14 e 15 de Novembro/2015.

"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos!"

Nova Sede do Vicariato de Canoas

O local onde estava localizado o Vicariato, que também era a casa do Dom Agenor Girardi, foi devolvido após a sua transferência.
A nova sede agora está junto à Secretaria da Paróquia São Luís Gonzaga.

Endereço: Rua Cônego José Leão Hartmann, 82 - Centro/ Canoas
CEP: 92310-400
Telefone: 3476.6192

O Vicariato conta, também, com o novo Secretário: Benjamim Rossato Neto.

Atendimento:
Segunda à Sexta: 8h30-12h/ 14h-18h
Sábado: 8h-12h

Festa da Paróquia Imaculado Coração de Maria/ Esteio

Em Esteio, a Paróquia Imaculado Coração de Maria festejará a padroeira neste mês de agosto. A festa, que chega a sua 75ª edição, terá programação iniciada no próximo dia 14. O Imaculado Coração de Maria é a padroeira da cidade.
Missas e exposições constam na programação. De 14 a 22 de agosto, será realizada a novena, com missas sempre às 19h. Entre os dias 16 e 21 agosto, a paróquia também acolherá a exposição “Mostra de Arte com Nossa Senhora”, exposição de telas itinerante promovida pelo Memoria de Nossa Senhora, que retrata a Mãe de Jesus sob seus variados nomes.
Já no dia 23 de agosto acontecerá a grande festa. A missa será realizada às 10h, seguido de almoço festivo. Ingressos e informações estão disponíveis na secretaria paroquial.

SAIBA MAIS:
PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Pároco: Pe. Darley Kummer
Endereço: Rua Coração de Maria, 120, Esteio.
Fone: (51) 3473-1440.

Novo Logotipo do Vicariato

Novo Logotipo do Vicariato, concebido pela PASCOM (Pastoral da Comunicação, da Arquidiocese de Porto Alegre) e aprovada pela Coordenação de Pastoral do Vicariato Episcopal de Canoas, para renovar e ficar em uniforme com os demais Vicariatos.
O símbolo é baseado a partir dos 4 peixes, representando os quatro municípios que compõe o Vicariato: Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Nova Santa Rita. Sob o vento da Palavra de Deus rumar ao encontro da Cruz, a Salvação em Cristo.

Pe. Darley, novo Vigário Episcopal de Canoas

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, anunciou no dia 29 de maio, que o Padre Darley Kummer é o novo Vigário Episcopal de Canoas. O presbítero assume a função que era exercida por Dom Agenor Girardi, transferido pelo Papa Francisco para a Diocese de União da Vitória.
Padre Darley é o atual pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Esteio, e também era coordenador de pastoral do referido vicariato. Segundo Dom Jaime, a escolha do presbítero foi precedida de consultas feitas ao clero e lideranças da região. A notícia foi revelada na Missa que marcou a despedida de Dom Agenor. 
Ao receber a nova missão, Padre Darley destacou sentimentos como a doação e simplicidade para servir a Igreja: “Ser sacerdote é servir a Igreja. Estou para ajudar e, como foi dito na missa, dedicar-me com generosidade. Nossos dons devem ser colocados a serviço dos irmãos para que possamos realizar o serviço com humildade e simplicidade de coração”.
O novo Vigário Episcopal recordou o seu lema de ordenação presbiteral para enviar mensagem às 25 paróquias do vicariato: “Desejo muita ‘unidade na diversidade’ de dons. Vamos sentar e conversar juntos para ver o que sempre podemos aperfeiçoar nesta missão de Cristo. O Vicariato de Canoas é fervoroso. Queremos o apoio de todas as lideranças para que o Reino de Deus continue acontecendo – este é o serviço que temos pela frente” disse.

PADRE DARLEY JOSÉ KUMMER tem 48 anos. 
- Ordenação Presbiteral, em 13 de janeiro de 1996,em Roca Sales/RS. 
- Vigário paroquial na Paróquia São Vicente (Cachoeirinha, Fevereiro de 1996)
- Assessor da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Porto Alegre (Janeiro de 1997)
- Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Alvorada, Janeiro de 2002)
- Mestre do Curso Propedêutico, no Seminário São José (Gravataí, Janeiro de 2006)
- Reitor do Seminário São José (Gravataí, Janeiro de 2010)
- Vigário da Paróquia Imaculado Coração de Maria (Esteio, 22 de Janeiro de 2011)
- Nomeado Vigário Episcopal de Canoas (29 de Maio de 2015).

VICARIATO DE CANOAS – O Vicariato de Canoas é composto por mais de meio milhão de pessoas, distribuídos em quatro municípios. Conta com 25 paróquias e 117 comunidades.