03/06/2019

Apresentação e Posse do padre Cirineu Furlanetto

Vigário Episcopal Cirineu Furlanetto e Dom Adilson Busin
No domingo, dia 02 de junho de 2019, Dom Adilson Busin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, presidiu a celebração Eucarística na qual o padre Cirineu Furlanetto tomou posse como pároco da Paróquia São Luís Gonzaga em Canoas e como vigário episcopal do Vicariato de Canoas. A Celebração contou com a presença de padres e diáconos, além da comunidade local e amigos.
O rito de posse iniciou com a acolhida da comunidade ao bispo e ao novo pároco, logo após ocorreu a leitura das provisões e a renovação das promessas sacerdotais do padre Cirineu. Antes da proclamação do Evangelho, o padre Cirineu recebeu das mãos de Dom Adilson o Evangeliário, como sinal do compromisso que o novo pároco tem com a transmissão da alegria da Boa Nova de Jesus Cristo.
Após feita a profissão de fé e o juramento de fidelidade, Dom Adilson entregou as chaves da igreja, o batistério, a estola roxa e as chaves do sacrário, no comprometimento com os Sacramentos do Batismo, Reconciliação e Eucaristia.
Ao fim da celebração membros da comunidade acolheram o pároco na comunidade. Por fim, o vigário episcopal e pároco Cirineu Furlanetto agradeceu à Dom Adilson e a Comunidade, pelo carinho e afeto. Também foi realizado a entrega do terço para as crianças da Eucaristia 1 e os Adultos, dando sequencia nas atividades do IVC (Iniciação à Vida Cristã). Após as orações a comunidade foi motivada a cantar a Canção do Centenário e o "Parabéns a você" em comemoração ao Centenário da Paróquia São Luís Gonzaga em Canoas.
Ao término da celebração, a comunidade fez uma confraternização em frente à igreja, com salgados e os 100 quilos de bolo, em alusão aos cem anos da paróquia.

Demais fotos: Paróquia São Luís Gonzaga
Fotos: Eduardo Varriale - PASCOM São Luís/ Canoas

Centenário da Paróquia São Luís Gonzaga

A Paróquia São Luís Gonzaga em Canoas completou no dia 30 de maio (quinta-feira) o Centenário de fundação da comunidade, na presença de dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, dom Aparecido Donizeti, bispo auxiliar de Porto Alegre, monsenhor Darley Kummer, padre Cirineu Furlanetto, novo pároco da São Luís, padre Luís Osório, vigário paroquial, diácono Flávio Antônio e demais padres e diáconos do Vicariato de Canoas que fizeram e fazem parte da história.
A Celebração Eucarística ocorreu em frente à Igreja Matriz, às 19h30, e mesmo com o frio e a chuva todos se fizeram presentes, com muita alegria e emoção. Dom Jaime Spengler, ressaltou em sua homilia a importância da fé e da união em comunidade, relembrando os padres, religiosos e leigos que passaram pela paróquia e fizeram história, dentre eles o "saudoso e correto" Conêgo José Leão Hartmann, mencionado na Canção do Centenário da Paróquia.
Ao final da celebração monsenhor Darley agradeceu a todos os envolvidos nas atividades do Centenário da Paróquia e emocionando apresentou o novo pároco padre Cirineu Furlenetto e assim se despediu da Paróquia São Luís, para uma nova missão como bispo auxiliar de Porto Alegre.
No salão da comunidade foi preparado um coquetel para todos com a presença da Orquestra de Esteio que abrilhantou a noite dos 100 anos da Paróquia São Luís Gonzaga.

Canção do Centenário:
Foi na rua Santini Longoni, 
muito tempo atrás começou. 
Entre Roque e Luís, o escolhido, 
de além-mar veio o santo querido 
que a capela então batizou. 
Da capela surgiu a Paróquia 
e a cidade pequena cresceu.
E um novo local os seus filhos
escolheram ao lado dos trilhos
nova igreja então se ergueu.
São cem anos como Paróquia, 
de Canoas e de São Luís.
A cidade alegre, festeja, 
canta junto aos degraus da Igreja.
"Parabéns para a nossa Matriz!"
E por ela passaram no tempo
muitos leigos e padres, irmãos
um pastor destacou-se na messe,
pra cidade viveu suas preces
o saudoso e correto Leão.
E do templo erguido na praça
surgem outros com muito valor
esperanças de fé e caridade,
patrimônio de nossa cidade
Vicariato de Nosso Senhor.

Fotos: Eduardo Varriale - PASCOM São Luís/ Canoas

Câmara Municipal realiza homenagem à Paróquia São Luís Gonzaga

A Paróquia São Luís Gonzaga está completando 100 anos de história. Para marcar a data, a Câmara Municipal de Canoas realizou, no dia 28 de maio (terça-feira), uma homenagem durante Grande Expediente proposto pelos vereadores Betinho (PTB) e Dario da Silveira (PDT).
Em suas falas, os proponentes da homenagem exaltaram a importância da Paróquia São Luís Gonzaga para a sociedade canoense. "Comemorar o centenário da nossa igreja matriz é uma alegria para todos os canoenses", enfatizou Betinho. O vereador Dario lembrou que a paróquia é anterior à criação do município de Canoas, que completa 80 anos no próximo mês. "Nesse caso é a história de Canoas que se confunde com a da Paróquia São Luís", disse.
O historiador canoense Israel Boff apresentou um regate histórico, traçando uma linha do tempo desde 1919, quando foi assinada, em 30 de maio, a provisão que elevava o curato à categoria de Paróquia São Luís Gonzaga. A construção da nova igreja matriz teve início em 1926. Cinco anos depois, em abril de 1931, houve a bênção da nova igreja e a primeira missa solene. As obras do novo prédio foram concluídas em 1942. Segundo Boff, existem registros históricos anteriores a 1919. Documentos datados em 1897 registram a doação do terreno por Olavo Ferreira e provisão que autorizava a construção de uma capela em homenagem a São Luís Gonzaga.
O Grande Expediente contou com a presença do monsenhor Darley José Kummer, do padre Cirineu Furlanetto, novo pároco da São Luís Gonzaga, e do diácono Flávio Antônio. Também estiveram presentes o deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS), que apresentou emenda parlamentar no valor de R$350 mil para a reforma, já em andamento, do prédio da São Luís Gonzaga. A homenagem foi encerrada com a canção do centenário da Paróquia, executada pelo autor José Maschke da Silveira e pelo coautor Josuel Maschke da Silveira.


Fotos: Eduardo Varriale - PASCOM São Luís/ Canoas
Mais fotos: Paróquia São Luís Gonzaga