03/06/2019

Centenário da Paróquia São Luís Gonzaga

A Paróquia São Luís Gonzaga em Canoas completou no dia 30 de maio (quinta-feira) o Centenário de fundação da comunidade, na presença de dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, dom Aparecido Donizeti, bispo auxiliar de Porto Alegre, monsenhor Darley Kummer, padre Cirineu Furlanetto, novo pároco da São Luís, padre Luís Osório, vigário paroquial, diácono Flávio Antônio e demais padres e diáconos do Vicariato de Canoas que fizeram e fazem parte da história.
A Celebração Eucarística ocorreu em frente à Igreja Matriz, às 19h30, e mesmo com o frio e a chuva todos se fizeram presentes, com muita alegria e emoção. Dom Jaime Spengler, ressaltou em sua homilia a importância da fé e da união em comunidade, relembrando os padres, religiosos e leigos que passaram pela paróquia e fizeram história, dentre eles o "saudoso e correto" Conêgo José Leão Hartmann, mencionado na Canção do Centenário da Paróquia.
Ao final da celebração monsenhor Darley agradeceu a todos os envolvidos nas atividades do Centenário da Paróquia e emocionando apresentou o novo pároco padre Cirineu Furlenetto e assim se despediu da Paróquia São Luís, para uma nova missão como bispo auxiliar de Porto Alegre.
No salão da comunidade foi preparado um coquetel para todos com a presença da Orquestra de Esteio que abrilhantou a noite dos 100 anos da Paróquia São Luís Gonzaga.

Canção do Centenário:
Foi na rua Santini Longoni, 
muito tempo atrás começou. 
Entre Roque e Luís, o escolhido, 
de além-mar veio o santo querido 
que a capela então batizou. 
Da capela surgiu a Paróquia 
e a cidade pequena cresceu.
E um novo local os seus filhos
escolheram ao lado dos trilhos
nova igreja então se ergueu.
São cem anos como Paróquia, 
de Canoas e de São Luís.
A cidade alegre, festeja, 
canta junto aos degraus da Igreja.
"Parabéns para a nossa Matriz!"
E por ela passaram no tempo
muitos leigos e padres, irmãos
um pastor destacou-se na messe,
pra cidade viveu suas preces
o saudoso e correto Leão.
E do templo erguido na praça
surgem outros com muito valor
esperanças de fé e caridade,
patrimônio de nossa cidade
Vicariato de Nosso Senhor.

Fotos: Eduardo Varriale - PASCOM São Luís/ Canoas

Nenhum comentário: