08/09/2015

Área Niterói/RioBranco, reúne as Missionárias de Capelinhas

No dia 05 de Setembro, sábado, realizou-se o encontro das Missionárias das Capelinhas da Área Niterói/ Rio Branco, realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima/Canoas.
O encontro teve início as 14 horas com Orações e Partilhar e terminando as 16 horas com a Santa Missa, presidida pelos Padr: Pe. Elemar Griebeler e Pe. Leonardo Reichert.

Vicariato reúne 350 Ministros da Eucaristia, no Congresso.

No dia 05 de Setembro, Sábado, o Vicariato Episcopal de Canoas realizou o Congresso dos Ministros Extraordinários da Comunhão, no Salão de Eventos do Colégio Maria Auxiliadora, em Canoas, reunindo em torno de 350 Ministros no local, tendo como tema: EUCARISTIA E MISERICÓRDIA, encontro este que acontece à cada dois anos tendo sua última realização em 2013, na Paróquia Imaculada Conceição/Canoas.
O Congresso teve início as 8 horas com Oração e Palestra sobre à Mística da Liturgia, realizado pelo Pe. Gustava Haas, Vigário Geral da Cúria Metropolitana, terminando com a Adoração ao Santíssimo e logo após um grande almoço partilhado.
À tarde Pe. Silmar Antônio Possa, Pároco da Paróquia São Pedro/Sapucaia e padre Referencial dos Ministros do Vicariato, realizou uma Palestra com o tema MISERICÓRDIA  E COMUNHÃO, trazendo a Bula do Papa Francisco: Misericordiae Vultus, ao qual Francisco proclama o 'Ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia', que iniciará no dia 8 de Dezembro de 201, na Solenidade da Imaculada Conceição e terminará em 20 de Novembro de 2016, na Solenidade de Cristo Rei do Universo.
"Misericórdia é dar e ver com o Coração", diz Pe. Gustavo Haas.
As 15 horas foi realizado a Oração do Terço da Misericórdia e as 16 horas a Santa Missa de Encerramento do Congresso, contando com a presença do Vigário Episcopal de Canoas, Pe. Darley José Kummer.

Mais Fotos e Videos, acesse: Vicariato de Canoas (Facebook)

Vicariato de Canoas participa do Retiro da Animação da Vida e da Pastoral

O Vicariato Episcopal de Canoas aproveitou o feriadão para buscar a Palavra de Deus. O Retiro da Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, da Arquidiocese de Porto Alegre, aconteceu na Casa Tiberíades, em Cidreira, iniciando na Sexta-Feira, dia 04 de Setembro, à noite e encerrando na Segunda-Feira, dia 07 de Setembro, ao meio-dia.
Estiveram presentes no retiro cerca de 50 pessoas dos 4 Vicariatos da Arquidiocese (Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Guaíba), tendo a presença de 5 padres, entre eles: Pe. José Bonifácio Schmidt, Pe. Blásio Guido Jacobi, Pe. Mauricio Jardim, Adilson Correa da Fonseca e Pe. Luís Carlos de Almeida, também o Seminarista Darton Calsing Junior e Édilon Rosales de Lima.
O Retiro da Animação Bíblia teve como foco três pontos: VER, JULGAR E AGIR, estudando a Palavra de Deus e os Documentos da Igreja, pela Leitura Orante, Palestra e Testemunhos de experiencias do encontro com a Palavra de Deus.
No domingo foi realizado a Celebração Eucarística, dando início as atividades ao Mês da Bíblia (Setembro).

-------
Fonte:
Clarisse Kopp

Arcebispo celebra aniversário e pede que a sociedade exercite capacidade da escuta e do diálogo

A comunidade arquidiocesana celebrou neste domingo, dia 06, o aniversário natalício do arcebispo Dom Jaime Spengler, 55 anos, e, antecipadamente o aniversário do arcebispo emérito Dom Dadeus Grings, 79 anos, a ser comemorado no dia 07 de setembro. A Santa Missa foi realizada na Catedral Metropolitana.
A celebração também abriu as comemorações da Semana da Pátria e reuniu a presença de policiais do Exército, Marinha e Aeronáutica. Ao som do Hino Nacional, a bandeira do Brasil foi entronizada na Catedral. Também esteve presente o governador do estado, José Ivo Sartori e a primeira-dama Maria Helena Sartori.
Evangelho do dia traz o relato de Jesus que curou o homem surdo. Ao explicar essa passagem bíblica, Dom Jaime exortou os cristãos ao exercício da capacidade de ‘ouvir’ e ‘falar’, colocando-se numa atitude de sempre acolhida, disponibilidade e diálogo com os diferentes:
“Diante dos desafios que o cotidiano nos impõe, corrermos o risco de perder o ânimo, a coragem, a determinação. Não podemos perder a disposição de ouvir o diferente de nós, de ir ao encontro de quem pensa distintamente, de ir ao encontro do outro em sua dor, de reencontrar o sentido da própria existência, ajudando a quem quer que seja a se reencontrar no caminho da vida e no caminho da fé” disse Spengler. 
Nesse caminho, o arcebispo enfatizou a necessidade de despir-se de preconceitos e da ação de fazer acepção de pessoas. Ao invés disso, se deve olhar cada pessoa com os olhos do coração e da alma: “O cristão não pode decidir-se pela margem, pelo isolamento. O cristão está sempre mergulhado no cotidiano da vida e, partir dali, se emprenha por transformar a realidade, seguindo os critérios de Jesus e seu Evangelho”.
O metropolita comentou ainda sobre o cenário de crise em âmbito estadual e nacional. Classificou-as como ‘dias difíceis da vida social’:
“Respeitando e estando atentos às diversas manifestações destes dias, não poderíamos encontrar na liturgia de hoje as indicações para o nosso engajamento social? Uma nova realidade precisa urgentemente ser construída. Não basta somente protestar. Um âmbito sozinho da sociedade não terá forças e coragem suficientes para propor um novo olhar, um novo fazer. Os privilégios de alguns não podem ser mantidos em detrimento do direito de multidões. Um sistema que não leva em consideração o bem comum é um sistema cego que oprime, mata, não cuida e não promove vida para todos” disse.
Dom Jaime Spengler apontou ainda que em tempos de crise, “é preciso recuperar a graça de ouvir, do ver e saber falar, debater, dialogar” e concluiu: “Não tenhamos medo ou medos. Não permitamos que nos roubem a esperança. Não permitamos que nos roubem a nossa fé!”.
Após a Santa Missa, o aniversário dos arcebispos foi comemora com almoço comunitário na cripta da catedral. 

Dom Leomar Brustolin participará do Curso para Novos Bispos, no Vaticano

O Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, viaja para Roma neste sábado, dia 05 de setembro, onde participa do Curso para os novos Bispos, entre os dias 07 a 16 de setembro, no Vaticano.
Promovido pela Congregação para os Bispos, o curso reunirá prelados do mundo inteiro que foram nomeados no último ano pelo Papa Francisco. Do Brasil, 13 novos bispos participarão do curso. Já do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), além de Dom Leomar, também estará no encontro o Bispo Diocesano de Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi.
De acordo com Dom Leomar, o encontro é fundamental por que orienta os novos pastores no exercício do Ministério Episcopal: “Vamos ter muitas palestras e formações para afinarmos a nossa forma de ser e agir com o que a Igreja propõe e como a Igreja, na sua sabedoria, pode nos ensinar” disse.
Entre os temas que serão estudados estão a Teologia do Ministério do Bispos, Direito Canônico, Liturgia, Moral e a comunhão entre os bispos. Todos esses estudos serão embasados no Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos, intitulado de Apostolorum Sucessores.
Ainda durante o curso está previsto a audiência dos novos bispos com o Papa Francisco: “Sem dúvidas, um momento importante será o encontro com o Santo Padre, o Papa Francisco, que nomeou todo nosso grupo. Vamos encontrar com o Pastor que nos escolheu para pastores. Será um momento importante que vai culminar o encontro mas, toda essa formação é determinante e vai nos ajudar a pautar o nosso ministério episcopal” disse Brustolin.
Ordenado bispo há pouco mais de cinco meses, Dom Leomar aponta que a missão do bispo na arquidiocese são as ações de evangelização, renovação paroquial através da Iniciação à Vida Cristã e favorecer o protagonismo dos leigos. O bispo auxiliar enfatizou também que a missão do Bispo é a de levar a esperança através da fé, sobretudo neste tempo onde a sociedade gaúcha e brasileira vivencia a crise de ordem política e econômica:
“Nossa fé precisa ajudar as pessoas a encontrar a esperança apesar das dificuldades (...) neste momento, o que mais nos preocupa como, pastores do povo brasileiro, é a situação do nosso país que recorda muito bem a passagem na qual Jesus propõe que ‘todos tenham vida e vida em abundancia’ . Há muita vida ameaçada no oriente, por causa das migrações que chegam a Europa. Também há vida ameaçada aqui por situações bem complexas, onde a corrupção é um dos grandes males que causou toda essa situação” afirmou.

Em junho de 2015, Dom Leomar encontrou-se com o Papa Francisco no Vaticano

Dom Leomar Antônio Brustolin tem 48 anos. É natural de Caxias do Sul. Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. Em 07 de janeiro de 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo de Tigava com o oficio de auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre. Foi ordenado bispo no dia 25 de março de 2015, Catedral Santa Teresa, cidade de Caxias do Sul. Possui doutorado em Teologia Sistemática.

-------------------------------
Fonte:
Arquidiocese de Porto Alegre