08/09/2015

Dom Leomar Brustolin participará do Curso para Novos Bispos, no Vaticano

O Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, viaja para Roma neste sábado, dia 05 de setembro, onde participa do Curso para os novos Bispos, entre os dias 07 a 16 de setembro, no Vaticano.
Promovido pela Congregação para os Bispos, o curso reunirá prelados do mundo inteiro que foram nomeados no último ano pelo Papa Francisco. Do Brasil, 13 novos bispos participarão do curso. Já do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), além de Dom Leomar, também estará no encontro o Bispo Diocesano de Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi.
De acordo com Dom Leomar, o encontro é fundamental por que orienta os novos pastores no exercício do Ministério Episcopal: “Vamos ter muitas palestras e formações para afinarmos a nossa forma de ser e agir com o que a Igreja propõe e como a Igreja, na sua sabedoria, pode nos ensinar” disse.
Entre os temas que serão estudados estão a Teologia do Ministério do Bispos, Direito Canônico, Liturgia, Moral e a comunhão entre os bispos. Todos esses estudos serão embasados no Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos, intitulado de Apostolorum Sucessores.
Ainda durante o curso está previsto a audiência dos novos bispos com o Papa Francisco: “Sem dúvidas, um momento importante será o encontro com o Santo Padre, o Papa Francisco, que nomeou todo nosso grupo. Vamos encontrar com o Pastor que nos escolheu para pastores. Será um momento importante que vai culminar o encontro mas, toda essa formação é determinante e vai nos ajudar a pautar o nosso ministério episcopal” disse Brustolin.
Ordenado bispo há pouco mais de cinco meses, Dom Leomar aponta que a missão do bispo na arquidiocese são as ações de evangelização, renovação paroquial através da Iniciação à Vida Cristã e favorecer o protagonismo dos leigos. O bispo auxiliar enfatizou também que a missão do Bispo é a de levar a esperança através da fé, sobretudo neste tempo onde a sociedade gaúcha e brasileira vivencia a crise de ordem política e econômica:
“Nossa fé precisa ajudar as pessoas a encontrar a esperança apesar das dificuldades (...) neste momento, o que mais nos preocupa como, pastores do povo brasileiro, é a situação do nosso país que recorda muito bem a passagem na qual Jesus propõe que ‘todos tenham vida e vida em abundancia’ . Há muita vida ameaçada no oriente, por causa das migrações que chegam a Europa. Também há vida ameaçada aqui por situações bem complexas, onde a corrupção é um dos grandes males que causou toda essa situação” afirmou.

Em junho de 2015, Dom Leomar encontrou-se com o Papa Francisco no Vaticano

Dom Leomar Antônio Brustolin tem 48 anos. É natural de Caxias do Sul. Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. Em 07 de janeiro de 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo de Tigava com o oficio de auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre. Foi ordenado bispo no dia 25 de março de 2015, Catedral Santa Teresa, cidade de Caxias do Sul. Possui doutorado em Teologia Sistemática.

-------------------------------
Fonte:
Arquidiocese de Porto Alegre

Nenhum comentário: