06/03/2017

Formação de Agentes Sociais/ 2017

Diante da constatação de enormes dificuldades de compreensão da nova sistemática e metodologia da prestação de serviços na rede socioassistencial e da dificuldade de identificar fontes de sustentabilidade para os projetos sociais, a instituição desenvolve o serviço de orientação, formação, capacitação e qualificação dos agentes sociais paroquiais e comunitários do Terceiro Setor desde o ano de 2013. Este serviço visa o aprimoramento das ações e programas sociais, para que os mesmos aconteçam de maneira integrada e qualificada em consonância com a Política Nacional de Assistência Social e do Plano Global de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre.

- Objetivo: 
Proporcionar orientação e qualificação para agentes sociais e líderes comunitários integrantes do Terceiro Setor de forma a tender os anseios e necessidades específicas,  visando a construção coletiva de uma rede dinamizadores de conhecimento e informação.

- Metodologia:
1) A sistemática de formação será operacionalizada em consonância com a missão e princípios orientadores da Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre e em consonância com a Legislação Nacional, abordando temas de interesse do público destinatário deste serviço. Serão desenvolvidos 8 (oito) encontros, perfazendo uma carga horária de 32 (trinta e duas )horas/aula.
2) A metodologia empregada será executada a partir de conhecimentos consolidados por técnicos capacitados para apresentação dos temas, através de material audiovisual, apostilas e dinâmicas de grupo, com a finalidade de despertar o interesse pelo tema desenvolvido e fomentar a construção do conhecimento, com a troca de experiências e sistematização dos conteúdos apresentados.
3) No final do curso presencial será fornecido um certificado de participação para aqueles que tiverem comprovado, através de lista de presença, 75% de participação na carga horária definida.
4) A operacionalização do serviço, por hora, realiza-se no Vicariato de Canoas, mais precisamente na Paróquia São Luís Gonzaga, podendo sofrer alterações para atender às necessidades e demandas das paróquias da região.

- Carga Horária:
O serviço de orientação e qualificação terá uma carga horária de 32 (trinta e duas) horas/aula, sempre nas terceiras quartas-feiras no horário compreendido entre 14h e 17h, iniciando no dia 15 de Março de 2017, como também visitas periódicas a cada grupo para acompanhamento das reais necessidades e na difusão de conhecimentos e sua aplicabilidade junto a base de atendimento social nas paróquias.

- Grade Programática para 2017:
15/03: Levantamento das realidades locais;
19/04: A importância do trabalho em rede e redes socioassitencial;
17/05: Estratégias de captação e fidelização de voluntários;
21/06: Metodologia do trabalho social;
16/08: Sustentabilidade - fontes de recursos para projetos sociais e gestão de entidades;
27/09: Estudo de caso social - visitas, abordagens e atendimento social;
18/10: Construção coletiva de uma proposta de trabalho em rede;
22/11: Avaliação e planejamento para 2018.

* Inscrições na Secretaria do Vicariato de Canoas: (51) 3476.6192

FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS
Local: Paróquia São Luís Gonzaga (Rua Cônego José Leão Hartmann, 82. Centro, Canoas)
Horário: 14h às 17h.
Data: terceira quarta-feira do mês (Março à Novembro)

Nenhum comentário: