19/09/2019

Setembro: Mês da Bíblia

Em setembro, recebemos um belo convite da Igreja no Brasil: olhar com mais carinho para a Bíblia, fonte de nossa fé. 
O mês de setembro foi escolhido fazendo memória a São Jerônimo (celebrado no dia 30 de setembro), que traduziu os textos sagrados do hebraico e grego para o latim. O que acontece é que, para muitos, algumas partes da Bíblia são tão difíceis de interpretar, que parecem que ainda estão em grego.
Foi no fim do quarto século que São Jerônimo recebeu a incumbência do Papa Dâmaso de presentear o cristianismo com uma versão da Bíblia em latim, que seria chamada, mais tarde, de Vulgata. São Jerônimo teve de analisar muitos papiros e pergaminhos, para ver qual tinha o texto mais antigo, já que os originais, provavelmente, estavam perdidos. A tradução era demorada. Nós, que pesquisamos a Sagrada Escritura e temos de traduzir as passagens que estudamos, às vezes, levamos horas ou dias de pesquisa para traduzir um só versículo!
A dedicação fiel de São jerônimo mostra que ele foi um homem apaixonado pela Sagrada Escritura. São Jerônimo é a prova de que o estudo, feiro junto com a vida de oração, nunca tiram a fé; do contrário, aumentam nosso amor por Deus. Tanto, que o Concílio Vaticano II, quando ensina sobre as Sagrada Escritura, retoma uma frase do santo do santo, tirada de um comentário de Isaías: “Desconhecer as escrituras é desconhecer Cristo”. Por isso, vale a pena debruçar-se sobre a Palavra: amá-la significa amar o próprio Jesus, verdadeira Palavra de Deus.
O sopro do Espírito, no Vaticano II, abraçou um movimento bíblico, que trazia novos ares na leitura da Palavra de Deus na Igreja. Até, então, a Bíblia não era nem traduzida para outras línguas, a versão oficial era somente a Vulgata, em latim.
O mês da Bíblia foi inspirado na Igreja do Brasil, em 1971, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), amparado pelo Serviço de Animação Bíblica (das irmãs Paulinas). Logo, espalhou-se pelo Brasil e tornou-se oficial pela CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil). A cada ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta um livro bíblico para ser meditado e aprofundado, mas a escolha do texto não é aleatória. Este ano a proposta dá continuidade ao ciclo do tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” trazendo o estudo da Primeira Carta de João, com destaque para o lema “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (1Jo 4,19).
Como em uma boa amizade, é preciso aproximar-se da Sagrada Escritura, perguntar, conhecer, interessar-se com os textos e dialogar com eles. Leia o texto em comunidade e reze com seus irmãos de caminho. Quando estamos juntos, Deus está no meio de nós e fala conosco.

Nenhum comentário: