15/10/2018

Semana Missionária 2018


Comissão Ação Missionária do Vicariato de Canoas

Em outubro, entre os dias 20 e 27, teremos em todo o Vicariato de Canoas, a Semana Missionária. Será uma oportunidade única para atendermos ao chamado do Papa Francisco para obtermos uma “Igreja de Portas Abertas” e “em saída”. 
Neste ano o desafio da missionariedade é dirigido especialmente à juventude. Na sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões, que será no dia 21 de outubro, o Papa Francisco nos convoca para “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”. Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja enfatiza que “a causa missionária deve ser a primeira de todas as causas” e que a “missão faz parte da identidade da Igreja”. Os Bispos do Brasil, através do Documento 100, Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia, afirmam de maneira categórica que “Não há comunidade cristã que não seja missionária. Se ela esquece a missão, deixa de ser cristã” (CNBB, doc. 100, 157). Então só nos resta vencer o comodismo e aderirmos a este “compromisso missionário”. O nosso querido Papa não só prega a importância da missão, como também vive este desafio e nos instiga a fazer o mesmo. Na mensagem que ele nos enviou para o Dia Mundial das Missões existem inúmeras outras afirmações que querem nos impulsionar nesta “saída missionária”, vejamos algumas delas: “Todo homem e toda mulher é uma missão e essa é a razão pela qual se vive na Terra”; “A transmissão da fé, coração da missão da Igreja, realiza-se pelo ‘contágio’ do amor”; “Toda pobreza material e espiritual, toda discriminação contra nossos irmãos e irmãs, é sempre uma consequência da rejeição a Deus e ao seu Amor”; “Ouso dizer que, para um jovem, homem ou mulher, que quer seguir a Cristo, o essencial é procurar, descobrir e perseverar em sua vocação”; “Muitos jovens encontram, no voluntariado missionário, uma forma para servir aos ‘mais pequenos’ (cf. Mt 25,40), promovendo a dignidade humana e testemunhando a alegria de amar e ser cristão”; “Queridos jovens, no mês missionário de outubro, em que terá lugar o Sínodo a vós dedicado, será uma nova oportunidade de vos tornardes discípulos missionários cada vez mais apaixonados por Jesus e pela sua missão, até os últimos confins da Terra”.
Não podemos esquecer também que para se fazer missão, principalmente “Ad Gentes” necessita-se de recursos. E neste sentido todos nós podemos colaborar, participando da Coleta Nacional que ocorre em todas as Igrejas no final de semana dos dias 20 e 21 de outubro. Este ano as Pontifícias Obras Missionárias nos propõe a reflexão sobre o tema: “Enviados para Testemunhar o Evangelho da Paz”, com o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).
Gostaria de terminar esta reflexão, conclamando todos os católicos, especialmente os que participam de movimentos, serviços, comunidades e pastorais, a participarem, de forma ativa e efetiva, da Semana Missionária. Sugiro que todas as lideranças leigas proponham atividades, que despertem o “espírito missionário” e, se possível, que levem todos os membros dos seus grupos a praticar, concretamente, a missionariedade. Deixo aqui, para nos motivar, os ensinamentos sábios do nosso Papa, quando diz que “A fé cristã permanece sempre jovem quando se abre à missão que Cristo nos confia” e quando enfatiza que “Nunca penses que não tens nada para dar, ou que ninguém precisa de ti. Muitas pessoas precisam de ti. Pense nisso!”
Nós precisamos de ti! Seja missionário! E leve a boa nova de Deus a todos! Vamos ser autênticos discípulos missionários de Jesus Cristo!

Nenhum comentário: