20/07/2018

Ordenação Episcopal de Pe. Silvio Guterres


No próximo domingo, dia 22 de julho, a Igreja do Rio Grande do Sul celebra a Ordenação Episcopal do Padre Silvio Guterres Dutra, nomeado pelo Papa Francisco, no dia 9 de maio, o novo Bispo da Diocese de Vacaria. A Missa festiva será realizada, às 15h, no Ginásio dos Metalúrgicos (anexo à Igreja Cristo Rei, localizada na Av. Cruz de Malta, 1201 - Centro), em Charqueadas, com a presença do Clero, de familiares e amigos e de toda a comunidade da região. Participam da celebração como Bispo Ordenante, Dom Jaime Spengler (Arcebispo de Porto Alegre), e como Bispos Co-ordenantes, Dom Jacinto Bergmann (Arcebispo de Pelotas e padrinho de ordenação presbiteral) e Dom Irineu Gassen (Bispo Emérito de Vacaria).
O início da Missão de Padre Silvio, em Vacaria, será no dia 5 de agosto (domingo), na Catedral Nossa Senhora da Oliveira (Rua Borges de Medeiros, 1335), Centro de Vacaria, às 15h. “Quero transmitir, a todos e a todas, a minha palavra de alegria, em poder integrar essa Diocese. Tenho muitas expectativas, sim, mas também muita esperança. Alguma coisa de muito bom está dentro do meu coração quando eu penso na possibilidade de começar um novo caminho com vocês”, foi a mensagem de Padre Silvio, dirigida ao Povo de Deus da Diocese de Vacaria. Para a cerimônia do próximo domingo, dia 22, é pedido que as pessoas e famílias presentes, que puderem, levem um prato com salgados ou doces que serão partilhados entre todos, durante a confraternização, ao final da celebração. Haverá bebidas à venda no local.

Caminhada
Reitor do Seminário Maior de Viamão (RS) e filho do presbitério da Arquidiocese de Porto Alegre, Padre Silvio será o sétimo Bispo da Diocese de Vacaria, substituindo Dom Irineu Gassen que, ao completar 75 anos, teve seu pedido de renúncia acolhido. Nascido em Encruzilhada do Sul no ano de 1966, o sacerdote completa, em dezembro de 2018, 25 anos de ordenação presbiteral.
Em 1993, o Padre Silvio assumiu, em Camaquã, sua primeira paróquia, como vigário. Como pároco, já passou pelas paróquias Santa Ana, Nossa Senhora do Montserrat, Madre Teresa de Calcutá, em Porto Alegre, e Nossa Senhora de Fátima, em Guaíba. Assumiu como vice-reitor do Seminário Maior de Viamão em 2012, e como reitor em 2013.
“Eu sou apaixonado pela Pastoral, pela ação cotidiana da Igreja. Pelo envolvimento com os grupos e com as pessoas. Encanta-me muito a vida de comunidade, a dinâmica da comunidade, e até um pouco da agitação da comunidade.”, declarou o novo Bispo da Diocese de Vacaria.
Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3 da CNBB, ao agradecer a dedicação de seu presbítero, após a sua nomeação pela Nunciatura Apostólica do Brasil declarou: “O ministério ordenado vale a pena quando o coração não é pequeno. Quando existe generosidade e abertura de coração, e isto tu tens, que Deus te ilumine!”.
(Fotos: Diocese de Vacaria e arquivo pessoal)

Nenhum comentário: