10/05/2017

Inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Ocorre neste sábado, dia 13 de maio, a inauguração do novo Santuário de Fátima em Porto Alegre. "É a casa dos pobres", define o reitor, Pe. José Luiz Schaedler. A organização espera 10 mil pessoas para a abertura do espaço, localizado junto ao Instituto São Francisco, na zona Norte da Capital.
A celebração eucarística que marcará a inauguração será também a Missa das Mães, reunindo alunos e suas mães. No dia, estarão presentes as imagens de Fátima e de Nossa Senhora Aparecida. Neste Ano Mariano, os católicos lembram os 100 anos das aparições de Fátima e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A programação inicia às 10h, com a missa solene presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Depois ocorrerá show nativista com Dante Ramon Ledesma. Durante todo o dia haverá bênçãos e confissões e outras missas.

Participe
10h – Missa solene
12h30min – Show com Dante Ramon Ledesma
14h – Missa
15h – Missa
16h – Missa
17h – Missa de envio da imagem e de encerramento

Santuário de Fátima
Rua Nossa Senhora de Fátima, 50, esquina com a Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4.879
Bairro Rubem Berta – Porto Alegre/RS
Telefone: 51 3366-1487

Saiba mais sobre o novo santuário
- O santuário terá capacidade para 400 pessoas sentadas.
- O custo da construção deverá chegar a R$ 4 milhões e deve ficar completamente concluída em 28 de abril de 2017.
- O espaço é todo revestido em pedra, com vitrais e rosáceas artisticamente projetados, forro, portas e bancos de madeira.
- Na parte inferior da Igreja estão sendo construídas as salas de catequese e um auditório.
- Junto do prédio da administração, haverá uma réplica da Capelinha das Aparições de Fátima, que será um ambiente para reflexão, busca pela paz, religiosidade e oração do terço.
- Outra parte do complexo é um espaço para 26 santos populares, onde as pessoas poderão fazer seus pedidos, orações, acender velas.
- A nova casa paroquial terá cinco suítes e uma capela para acolher os sacerdotes e religiosos que forem trabalhar no santuário, bem como aqueles que vierem fazer celebrações aos finais de semana, romarias e datas festivas.
- Para homenagear a Mãe de Fátima, o Frei Luiz Carlos Susin compôs um hino, lançado em outubro do ano passado.

Histórico
- A paróquia Nossa Senhora de Fátima foi fundada no dia 23 de fevereiro de 1956, pelo então arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer.
- Em 15 de setembro de 1989 a paróquia foi elevada a Santuário Nossa Senhora de Fátima pelo arcebispo Dom Altamiro Rossato, a pedido da comunidade que era, em maioria, de origem lusitana.
- A imagem peregrina de Fátima, de Portugal, visitou o santuário três vezes: maio de 1992, setembro de 2002 e maio de 2003.
- Em 24 de março de 2002 foi instalada junto ao Santuário, pelo arcebispo Dom Dadeus Grings, a primeira paróquia estudantil do Brasil.
- As estruturas prediais do santuário mostraram sinais de comprometimento em 2008 e, por questões de segurança, as missas começaram a ser realizadas no Salão de Eventos.
- Em 2009 optou-se pela construção de um novo espaço, após aquisição e doação, por parte da mantenedora da Rede de Escolas São Francisco, de oito terrenos. Em contrapartida, o espaço do antigo Santuário seria otimizado para a escola.  
- Uma campanha junto aos peregrinos devotos foi lançada em 2010.
- Em 2011 ocorreu o lançamento da pedra fundamental pelo então arcebispo metropolitano, Dom Dadeus Grings.
- A mantenedora adquire mais cinco terrenos dando, assim, possibilidade de construir um complexo maior, a fim de atender às necessidades futuras.
- A inauguração será no dia 13 de maio de 2017, dia do Centenário das Aparições de Fátima, com a presença da imagem peregrina vinda de Portugal

Imagem: Seminarista Charles Kermaunar

Nenhum comentário: