13/03/2018

De Volta...

Pe. Francisco Grasselli, CSJ
Coordenador de Pastoral Vicariato

De Deus e de sua Igreja não se tira férias porque a vida está sempre presente em nossas comunidades. Isso inclui os atípicos janeiro e fevereiro, que o diga sobretudo quem celebrou a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, os santos desses meses e todos nós, que iniciamos o Tempo da Quaresma.
Mas convenhamos que os dois primeiros meses do ano são mesmo diferentes. Viva “as águas de março”, como canta o poeta (que seguramente não é desses pagos, pois nossas escassas chuvas...): elas anunciam a normalidade da vida, na qual se inclui a dinâmica de nosso Vicariato!
Bem-vindos sejamos, agora mais juntos, à efervescência da normalidade.

Para nos situarmos:
1- Em 2018, as atuais Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - as DGAE - permanecem santa inspiração para nossa ação pastoral. As cinco urgências: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da Iniciação à Vida Cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos, inspiram nosso agir pastoral.
2- Para responder às urgências sem dispersar forças, estamos organizando em nove comissões da Pastoral: Ação Missionária; Bíblico-Catequética; Educação, Cultura e Comunicação; Justiça, Caridade e Paz; Juventude; Leigos; Ministros Ordenados e Vida Consagrada; Vida e Família.
3- Jesus Cristo nos quer “Sal da terra” e “Luz do mundo” (Mt 5,13-14). Para atendê-lo, devem atuar os “cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em Saída’, a serviço do Reino”. Eis a proposta deste Anos do Laicato. Possamos vivê-lo intensamente.
4- As DGAE, com suas urgências, indicam aonde precisamos chegar. Mas como chegar? Com quem e quais as responsabilidades? Com quais recursos? E quando?

Atenta aos anseios das comunidades, a Arquidiocese de Porto Alegre em 2018 conclui o Plano Arquidiocesano, longe de serem sobrepostos, são luz que guia nosso caminhar.
O Plano Arquidiocesano de Pastoral, o Ano do Laicato, as DGAE e as Comissões de Pastoral, longe de serem sobrepostos, são luz que guia nosso caminhar.

Nossa amizade e nossa fraternidade dão sabor todo especial ao nosso ser Igreja!
Em 2018, semeemos sem cessar! Avante vamos!

Nenhum comentário: