24/12/2018

Natal Missionário!


Que beleza este tempo do Advento/Natal!

Quantas maravilhas, acontecimentos, momentos de encontro e reflexão diante da realidade brasileira e do nosso estado do Rio Grande do Sul. Creio que diante de tudo isso, estamos celebrando a graça de vivermos o Natal do Deus-Menino que está conosco e veio morar entre nós.

Ele traz consigo uma bagagem de possibilidades e ao mesmo tempo, acompanhando sua história de vida, somos convidados com toda educação e gentileza a pensarmos sobre a nossa Missão neste mundo que habitamos.

Com certeza a missão filial nos exorta a passar do “eu” ao “nós” e a considerar as nossas diferenças, multiplicidade de rostos, sensibilidades, origens e culturas diferentes. Neste horizonte são valorizados os carismas que ´o Espírito dá a todos, evitando o clericalismo, que exclui muitos dos processos de decisões e o excesso de alguns em assumir as tarefas em atitude de posse, que intimida a criatividade e o ímpeto missionário.

Amados de Deus, não é nada fácil fazer parte do “mistério”, mas vencer os obstáculos humanos e afetivos, nos  torna mais pertencentes a Revelação de Deus (mistério) que se faz gente(carne) e habita entre nós; o reduzimos às “nossas vontades” e “necessidades mesquinhas”, produzidas pela nossa mente, intuição e necessidades, que nos tornam cada vez mais carentes e necessitados da índole missionária, que nos desafia a não confiarmos em nossos próprios méritos, mas nos realizarmos segundo os méritos de Cristo que vem salvar seu povo, com possibilidades novas que nós não imaginamos ou pensamos.

O Natal nos faz inclinar, saudar e louvar num jeito novo e iluminado de “Ser” e nos comportarmos frente a missão que nos foi confiada.

Desejo a todos um Feliz e Abençoado Natal de 2018.
Louvado seja o nosso Deus que veio morar conosco!

Pe. Darley José Kummer

Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas

Nenhum comentário: