13/02/2019

30ª Festa Nossa Senhora dos Navegantes

Centenas de católicos se reuniram em Canoas por louvor a Nossa Senhora dos Navegantes

Procissão Nossa Senhora dos Navegantes - Canoas
Rose Elaine Martins, 44 anos, se aproximou da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. Se ajoelhou e deu início à oração agarrada a uma Carteira de Trabalho agora, assinada. Graças às preces, garante ela, conseguiu a volta ao mercado de trabalho como cuidadora de crianças. "Eu só tenho a agradecer muito", resumiu. Pois foram a gratidão e os pedidos que levaram centenas de canoenses as procissões por terra e água na manhã do dia 2 de fevereiro (sábado), na celebração àquela que ficou também conhecida como Nossa Senhora da Boa Viagem.
Católicos e umbandistas se reuniram em um mesmo espaço às margens do Rio dos Sinos para celebrar Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá.
Foram três imagens saindo de diferentes pontos da cidade. A maior delas deixou a paróquia Imaculada Conceição seguindo primeiro a pé e depois de barco junto aos fiéis até a prainha, onde aconteceu a benção. Aguardada por um grande público, ela foi recebida pelo frei Wilson Dallagnol, que deu início às oração, cantos e homenagens de uma das mais tradicionais festas de Canoas, este ano em sua 30ª edição. "Há 30 anos, nossos amigos do Clube Náutico União deram início a essa procissão na cidade, trazendo a santa até a prainha pela primeira vez", apontou.
A programação da festa continuou ao longo de todo o sábado, mesmo com chuva, tendo como destaque o ato inter-religioso que fez com que o "povo católico e o povo do axé" orassem juntos. "Estamos todos aqui orando a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, mas também a um Deus único e bom", disse o presidente da Federação Afro-umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), Everton Alfonsin. "Tem um significado todo especial comemorar a 30ª edição da festa desse jeito". Para a vice-prefeita Gisele Uequed, a homenagem a mãe dos navegantes não poderia ter sido mais bonita. "O respeito e a tolerância mostrados aqui hoje reafirmam a nossa fé como verdadeiros irmãos que somos".

Fonte e imagem: Diário de Canoas

Nenhum comentário: