19/10/2015

Paróquias ajudam desabrigados pelas chuvas

Era por volta das 22h30 de quarta-feira, dia 14 de Outubro, quando a chuva começou a se intensificar na região metropolitana de Porto Alegre. Logo surgiu um barulho como nunca se havia ouvido. Pedras caíam dos céus e atravessavam telhas de centenas de casas, principalmente em Canoas, Eldorado do Sul, Rio Pardo e Sapucaia do Sul. Muitos moradores, que já haviam se deitado para dormir, foram surpreendidos pela força do granizo e pelo tamanho das pedras que invadiam as casas.
O Padre Leonardo Reichert, da Paróquia Imaculada Conceição, decidiu tocar o sino para acolher quem precisasse e, por volta das 23h, famílias inteiras chegavam à igreja procurando abrigo. Com suas casa destruídas pelo granizo que fez diversos buracos nas telhas, a chuva inundou dormitórios, obrigando as pessoas a saíres de suas casas. 
Três grandes salas que serviam para as aulas de catequese, cinco salas menores, e outras cinco pequenas salas ao lado da capela estão abrigando cerca de 70 pessoas que não tinham para onde ir. O espírito de caridade e de solidariedade pode ser visto em cada canto da paróquia. A subprefeitura tem dado alimento para as refeições, e a Igreja tem recebido doações de roupas e colchões.
Como não há agua, eles contam com a ajuda das irmãs franciscanas, que tem um poço artesiano e repassa para que seja possível cozinhar. Água potável para a ingestão tem chegado por meio da subprefeitura, mas os banhos foram interrompidos e os banheiros também estão sem água.
Dom Leomar Brustolin esteve na Paróquia Imaculada Conceição e ficou surpreso com a dimensão dos estragos na cidade, mas destacou o bonito gesto de acolhida da Igreja em um momnteo tão delicado como este.


Nenhum comentário: