23/10/2017

Mutirão Missionário/ 2017

Cláudio Zeni (Chico) – Comissão Ação Missionária no Vicariato de Canoas.

Ou a Igreja é missionária, ou não é a verdadeira Igreja de Jesus Cristo! Pois Ele É, Foi e Sempre será o missionário por excelência. O Documento de Aparecida nos diz que “Todo discípulo é missionário” e que “Cumprir essa missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã” (DAp 144).
Pensando nisso, e atendendo ao convite do Papa Francisco que nos diz: “Não podemos ficar fechados na paróquia, nas nossas comunidades, enquanto há tanta gente esperando o Evangelho. Não se trata simplesmente de abrir a porta para acolher. Mas de sair pela porta, procurar e encontrar”, é que iremos promover um grande “Mutirão Missionário” em todo nosso Vicariato, no dia 28 de outubro de 2017 (Sábado).
Cada comunidade, movimento, serviço ou pastoral é chamada a preparar um evento, nesse dia, de visitação, como uma autêntica “Igreja em Saída”. Este desafio é nosso, não temos como negá-lo, pois como o Papa Francisco diz: “Fomos chamados por Deus, com nome e sobrenome, cada um de nós, chamados a anunciar o Evangelho e a promover com alegria a cultura do encontro”. Precisamos nos mobilizar e motivar todos “discípulos missionários” para, com “ousadia e criatividade”, evangelizar, indo ao encontro dos outros e retomando a fundamental prática cristã das visitas às casas. Sabendo que hoje a Igreja deseja viver uma profunda renovação missionária, e que nela existe uma forma de pregação que compete a todos nós, como tarefa diária, que é a de “cada um levar o evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos íntimos como aos desconhecidos.
É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também, a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho” (EG 127).
Mas neste momento queremos que este primeiro “Mutirão Missionário” do Vicariato de Canoas desperte em cada um de nós o ardor pela missão, pois “a causa missionária deve ser... a primeira de todas as causas” (R.M.).

MUTIRÃO MISSIONÁRIO
Local: Todas as Paróquias do Vicariato de Canoas
Data: 28/Outubro

Nenhum comentário: