19/04/2018

CADA COMUNIDADE UMA NOVA VOCAÇÃO


A Ação Evangelizadora cada comunidade uma nova vocação é uma inspiração de Deus. Ela abrange 51 Dioceses da Igreja Católica, milhares de comunidades para rezar pelas vocações e partilhar pelas redes sociais testemunhos de quem vive com alegria a sua vocação.

1. O Evangelho oferece a solução: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38). Assim como Igreja unida iremos pedir ao Senhor da Messe uma nova vocação para cada comunidade. Propomos que em todos os encontros, reuniões de pastorais, movimentos, grupos de reflexão e em todas as celebrações comecem ou terminem com uma dezena do rosário.

2. Comunicar o bem: Propomos usar todos os meios de comunicação à nossa disposição, em especial as redes sociais, para divulgar vídeos que mostram a beleza do chamado de Deus, testemunhos de quem vive sua vocação com alegria. O bem quando é comunicado gera vida e alegria em outras pessoas e lugares. Como poderia um jovem querer tornar-se sacerdote se, repetidas vezes, escuta as pessoas falarem mal dos padres? Na Ação Evangelizadora cada comunidade uma nova vocação nós divulgaremos aquilo que é positivo, os fatos bonitos, que são tantos! Queremos que a alegria do Evangelho contagie muitos corações.

3. Motivação e Justificativa: A Ação Evangelizadora está alinhada com o Sínodo que acontecerá em outubro de 2018 com o seguinte tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Está em sintonia também com a Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em janeiro de 2019 no Panamá e tem como tema “Maria e a vocação”. E por fim, a Ação Evangelizadora terá um tempo forte durante o Ano Nacional Vocacional em 2019, culminando com o Congresso Nacional Vocacional. A Ação Evangelizadora não tem uma data de encerramento, pois os bispos quiseram que não fosse estabelecida uma data de fechamento.

4. Objetivos: Suscitar uma cultura vocacional em toda a Igreja para despertar as mais variadas vocações: esse é o objetivo geral da Ação Evangelizadora cada comunidade uma nova vocação. Os objetivos específicos são: rezar pelas vocações em todos os espaços e momentos da vida eclesial; desafiar as comunidades a despertar um de seus membros para uma vocação de consagração; dar sustentação espiritual aos que responderam ao chamado de Deus; publicar nos meios de comunicação testemunhos, músicas, filmes vocacionais; viver a experiência da unidade eclesial na promoção vocacional.

5. Protagonistas: Estão à frente desta Ação Evangelizadora, de modo especial, três grupos de leigos estão sendo chamados a estar na linha de frente desta Ação Evangelizadora: 
a) Ministros Extraordinários da Eucaristia como “guardiões”: os ministros tem a missão de zelar para que o povo reze pelas vocações, lembrando sempre a intenção da oração: por todas as vocações.
b) Catequistas e catequizandos como “protagonistas”:  na medida do possível no início de cada encontro de catequese reze-se, de forma bem dinâmica, a dezena do Rosário com os catequizandos, pelas vocações.
c) Adolescentes e Jovens como “divulgadores”: os adolescentes e jovens estão sendo encarregados de serem os divulgadores dos vídeos-testemunhos nas redes sociais.

Fonte: vocacoes.org

Nenhum comentário: