28/05/2018

Corpus Christi 2018

Alimentados na fonte Eucarística, à luz da Palavra de Deus, em comunidades paroquiais, queremos manifestar a força de nossa Igreja, refletindo sobre a missão do leigo na Igreja e no mundo, como resposta aos desafios, alegrias e esperanças à celebrar.

"Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica, que acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus institui o sacramento da Eucaristia. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da terra prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com o maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo."

No ano de 2018 a coordenação de pastoral do Vicariato de Canoas propôs que as celebrações fossem realizadas em todas as paróquias e comunidades, no dia 31 de maio, mas com um tema único: "Cristãos leigos e leigas, sujeitos na 'Igreja em saída', a serviço do Reino de Deus", retomando a importância do leigo e da leiga na comunidade; e o lema: "Sal da Terra e Luz do Mundo!" (Mt 5,13-14).
Em um gesto concreto convidamos a todas as comunidades para a arrecadação de roupas e cobertores, que serão distribuídos para a Caridade e a Pastoral Carcerária.

Maiores Informações: (51) 3476.6192 - Vicariato de Canoas

Celebrações:
CANOAS
- Imaculada Conceição: 15h.
- Nossa Senhora Aparecida: 9h30.
- Nossa Senhora da Conceição: 15h.
- Nossa Senhora das Graças: 10h.
- Nossa Senhora de Fátima: 9h.
- Nossa Senhora do Caravaggio: 8h30.
- Nossa Senhora do Rosário: 10h.
- Sagrado Coração de Jesus: 9h.
- Santa Luzia: 9h.
- Santa Maria Goretti: 15h.
- Santo Antônio: 15h.
- São Cristóvão (Santuário): 9h.
- São Luís Gonzaga (Matriz): 15h.
- São Paulo Apóstolo: 9h30.
- São Pio X: 10h.

ESTEIO
- Imaculado Coração de Maria: 15h.
- Nossa Senhora Aparecida: 15h
- Nossa Senhora das Graças: 9h30.
- Santo Inácio de Loyola: 15h.

NOVA SANTA RITA
- Santa Rita: 19h.

SAPUCAIA DO SUL
- Nossa Senhora Aparecida: 15h.
- Nossa Senhora da Conceição: 9h e 18h.
- Nossa Senhora de Fátima: 10h.
- São José: 9h e 19h.
- São Pedro: 15h.

Nenhum comentário: